Com um público crescente que começa a entender a arte como investimento, a feira atrai olhares e terá presença de galerias de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e até da Holanda

 

Entre os anos 1980 e 1990, o circuito de artes visuais em Goiás viveu sua Era de Ouro, quando nomes como Siron Franco, DJ Oliveira e Antônio Poteiro colocaram o estado no mapa das artes plásticas brasileiras. Mais de quatro décadas depois, esse vigor criativo ressurge com força. De 14 a 18 de maio, o Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe a 7ª edição da FARGO – Feira de Arte Goiás, maior feira de negócios em arte do Centro-Oeste, que este ano celebra o centenário de Antonio Poteiro e reúne obras de mais de 40 expositores de várias regiões do Brasil, com peças cujos valores partem de R$ 500 e podem ultrapassar R$ 500 mil. A feira espera um crescimento de 20% em movimentações em relação a 2024.

 

Desde sua primeira edição, a FARGO aposta no fomento ao mercado de artes visuais na região, aproximando colecionadores, curadores, artistas e novos públicos. Além de consolidar um cenário altamente promissor para negócios, o evento também se tornou um espaço importante para o setor editorial independente, para a difusão de ideias e para o incentivo à formação de novos colecionadores.

 

“A primeira edição aconteceu na coragem. Fomos fazendo e aprendendo no processo. E agora, nesta edição, a feira se consolida, quebra muros e atrai pessoas que a gente ainda nem conhece, mas que estão vindo prestigiar os artistas e galerias. Afirmo isso porque, participando de feiras e exposições nacionais e internacionais e em todos os lugares, sempre nos perguntam: ‘Como está a feira?’ E é com muito orgulho que falamos sobre o crescimento da FARGO e de todo esse movimento, de toda essa cadeia produtiva das artes em Goiás”, afirma Wanessa Cruz, organizadora, curadora da feira e sócia Diretora da Arte Plena Produção em Cultura, empresa especializada em implantação e execução de projetos eminentemente culturais, principalmente em artes visuais, atuando no mercado desde 2007, com escritório de projetos, escritório de arquitetura, galeria de arte.

 

Destaques e homenagens

 

Com o compromisso de valorizar artistas e a produção cultural local, a FARGO visa democratizar o acesso à arte e escolheu duas importantes personas para homenagear neste ano. O primeiro é o centenário de Antonio Poteiro, português radicado em Goiás, conhecido por sua paleta vibrante, esculturas em cerâmica e cenas do cotidiano, refletindo o imaginário com originalidade e força poética. Além dele, a feira também fará homenagem a uma das artistas mais destacadas do Estado, cuja trajetória se confunde com a própria história da arte local: Sáida Cunha.

 

A programação desta 7ª edição também trará lançamentos de livros, rodas de conversa, imersões artísticas e palestras, conectando públicos diversos em torno de temas como arte contemporânea, patrimônio cultural, mercado criativo e pensamento crítico. Entre os nomes confirmados para as palestras e debates estão Adriano Alves Pinto, Celso Fioravante, Clarissa Diniz, Diogo Viana, Fabio Zimbres, Jaca, Lucas Dilacerda, Marco Antônio Vieira, Marília Panitz, Roberto Loeb, Tato DiLascio, Viviane Gama e Yannick Bourguignon Carvalho.

 

Expositores de todo o Brasil

 

A FARGO também destaca a diversidade geográfica dos expositores, com galerias e coletivos de diferentes estados, que dialogam com a produção local e nacional:

 

Goiás (GO): Casa Arte Plena, Casa Arte Plena – Centenário Poteiro, Cerâmica Contemporânea, Cerrado Galeria, Clã Destinos, Eliane Miclos, Espaço Ebner, FAV | UFG, Jacobina, Ju e João, KRAV, Legado Arte e Mobiliário, MMarte Produções, Müquifü Cultural, Oca Goyaz, RENKA – Ateliê Coletivo, Ricardo Braudes, Rumos, Sanagê Esculturas, Sebrae Goiás.

Distrito Federal (DF): A Pilastra, Galeria Oto Reifschneider.

São Paulo (SP): Bel Galeria de Arte, Galeria Marilia Razuk, Galeria Tato, Nata Art & Design, VANDL ART.

Rio de Janeiro (RJ): Galeria OCUPÁ.

Internacional: Hidrolands Grafisch Atelier (Holanda).

Fomento de mercado

 

Desde sua primeira edição, a FARGO – Feira de Arte Goiás aposta no fomento ao mercado das artes visuais no Centro-Oeste. Além da exposição, o evento se firma também como uma importante plataforma para o setor editorial independente por ser elo entre autores, leitores e pesquisadores, incentivando a circulação de ideias e a difusão de obras que, muitas vezes, não encontram espaço nos circuitos tradicionais.

 

“O impacto da FARGO é enorme na valorização da produção editorial independente e no incentivo à circulação do conhecimento em Goiás. O espaço, que funciona como um ponto de encontro entre escritores, pesquisadores e leitores, reafirma seu compromisso com a diversidade literária e artística”, reforça Sandro Tôrres, coordenador geral de projetos da Arte Plena e curador da FARGO.

 

Evento importante para os colecionadores e para quem já está no circuito, a Feira de Arte Goiás é uma oportunidade para quem quer conhecer mais, para quem só quer passear — e também para quem quer começar a comprar arte com segurança. “A FARGO tem quebrado paradigmas como ‘Ah, deve ser tudo muito caro’ ou ‘Eu não entendo de arte, não é pra mim’, justamente por permitir uma real imersão ao mundo das artes e por levar muito conteúdo sobre esse universo. Temos muitos colecionadores que começaram comprando na feira e isso nos traz uma certeza que, sim, esse é o lugar certo. É o momento ideal. Investir em arte sempre foi um bom negócio; o desafio era divulgar essa informação para o máximo de pessoas possível”, comenta Tôrres.

 

A FARGO, desde 2017, passou a ter um papel de importante relevância na consolidação desse ambiente favorável para a produção e escoamento dos produtos artísticos,, atuando diretamente no incremento dessas relações e sempre se preocupando em representar para o segmento mais que um espaço expositivo, mas, para além disso, servir como local e um momento de reflexão e debate.

 

A FARGO 25 tem o apoio cultural do Programa Goyazes, da Secretaria de Cultura de Goiás. Co-realização SESC Goiás. Patrocínio Master Danglar.

 

Serviço

 

FARGO – Feira de Arte Goiás 2025

 

Data: 14 a 18 de maio

 

Horário: das 14h às 21h

 

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer, Goiânia (GO)

 

Entrada gratuita

 

Informações: fargorelacionamento@gmail.com

 

Programação

 

Dia 14 de maio

 

14h – Abertura da feira

 

16h – Palestra com Adriano Alves (SESC)

 

Circuito da Arte Itinerante – Espaço SESC

 

17h – Homenagem à Sáida Cunha

 

19h – Performance Jacobina

 

Coleção Camélias (Gustav Ritter Urban Dance)

 

21h – Encerramento da feira

 

Dia 15 de maio

 

14h – Abertura da feira

 

15h – Palestra com Lucas Dilacerda

 

Tendências na Arte Contemporânea Brasileira – Espaço SESC

 

16h – Palestra com Yannick Bourguignon

 

Academia e Mercado – Espaço SESC

 

17h – Palestra com Diogo Viana

 

Feiras Fora do Eixo – ART.PE – Espaço SESC

 

18h – Lançamento de Livro

 

Flávio de Lacerda

 

Tormenta – Espaço MMarte

 

19h – Lançamento de Livro

 

Abigail Costa, Aline Machado e Vanessa Maichin

 

Rasgando o Véu da Ilusão – Espaço SESC

 

21h – Encerramento da feira

 

Dia 16 de maio

 

14h – Abertura da feira

 

15h – Palestra com Celso Fioravante

 

Como Sobreviver na Complexa e Voraz Cadeia Alimentar do Circuito de Arte

 

Espaço SESC

 

16h – Palestra com Roberto Loeb

 

Arquitetura e Afeto Urbano – Espaço SESC

 

17h – Palestra com Marilia Panitz

 

Caminhos da Arte no Centro-Oeste – Espaço SESC

 

18h – Lançamento de Livro

 

Daniel Emídio

 

Fragmentos da Clínica – Espaço MMarte

 

19h – Lançamento de Livro

 

José Reinaldo Felipe

 

Antônio Poteiro – Um Místico Luso-Brasileiro – Espaço MMarte

 

21h – Encerramento da feira

 

Dia 17 de maio

 

14h – Abertura da feira

 

15h – Palestra com Viviane Gama

 

Exibição do Curta-Metragem: Múltiplas: A Experiência das Mulheres no Mercado de Arte do Distrito Federal e Bate-Papo com Mulheres do Mercado da Arte de Goiás

 

Espaço SESC

 

16h – Oficina com Jotape

 

Introdução à Serigrafia com Stencil – Esplanada

 

17h – Palestra com Marco Antônio Vieira

 

Por uma (Re)Invenção Poética: A Cena da Arte Contemporânea em Goiás

 

Espaço SESC

 

18h – Palestra com Tato DiLascio

 

Carreiras de Artistas – Espaço SESC

 

19h – Lançamento de Livro

 

Patrícia Ferreira

 

Arte Matta – Espaço MMarte

 

20h – Lançamento de Livro

 

João Pinheiro

 

MMarte Magazine Vol.1 – Espaço MMarte

 

21h – Encerramento da feira

 

Dia 18 de maio

 

14h – Abertura da feira

 

15h – Palestra com Clarissa Diniz

 

Hackeando o Sistema: A Arte Negra como Código de Sobrevivência

 

Espaço SESC

 

16h – Palestra com Fabio Zimbres, Jaca e João Pinheiro

 

Rasura e Retalho – Espaço SESC

 

16h – Oficina com Jotape

 

Introdução à Serigrafia com Stencil – Esplanada

 

17h – Lançamento de Livro

 

Jaca e Zimbres

 

Corte e Costura – Espaço MMarte

 

18h – Bate-papo com Paulo Henrique (Mediador), João Angelini (Participante) e os Coletivos: A Pilastra, Casa Verde Perto, Clã Destinos, RENKA e Rumos

 

Coletivo de Artistas

 

Espaço SESC

 

19h – Premiação FARGO 2025

 

21h – Encerramento da feira