Obras retratadas no livro estarão em exposição durante os meses de dezembro e janeiro

 

Ao finalizar a agenda de 2025, a Galeria Habitart recebe a exposição da série “Caminhos Viscerais”, da artista Lu Gaudenzi, no dia 9 de dezembro, em Porto Alegre/RS. Será uma oportunidade, também, em que será lançado o livro da exposição com sessão de autógrafos. O projeto editorial e gráfico conta com 148 páginas e é produzido em português e inglês.

 

A poética de Lu Gaudenzi é esmiuçada pela curadora da exposição Ana Zavadil também presente neste livro, que tem como proposta documentar a primeira exposição individual da artista, realizada em março deste ano, e reconhecida como uma das jovens expressões da arte contemporânea no sul do país. Também integram o material impresso textos de Paulo Amaral e André Venzon e fotos de Lisa Roos e Fernando Zago.

 

A exposição “Caminhos Viscerais” exibe criações realçadas pelo abstracionismo em fluxos, onde leveza e traços fortes ora se tocam, ora se entrelaçam, por meio de suportes em grandes telas e assadeiras de alumínio. Lu Gaudenzi usa técnicas como nanquim, acrílica e pigmentos naturais diluídos em água e óleo.

 

“Lu Gaudenzi usa o corpo como um meio de criação, ou seja, ela caminha sobre a tela com os pés entintados e os transforma em uma ferramenta criativa, desafiando as fronteiras entre o artista e a obra. Os gestos e o caminhar dela sobre a tela são uma maneira de externar o subconsciente, como o conceito de fluxo e ação, em que a expressão não é controlada, mas simplesmente fluída…Ao caminhar sobre a tela com tinta nos pés descalços, ela não está apenas criando uma forma de expressão que se afasta da rigidez técnica, e sim uma carga emotiva e sensorial, gerada pela liberdade de movimento e pela imprevisibilidade do gesto, originando uma obra que é a extensão da emoção do movimento, em vez de uma construção controlada”, por Ana Zavadil.

 

A artista

 

Lu Gaudenzi, Porto Alegre/RS, 1976. Sua vivência nas artes se iniciou por meio do ballet clássico, praticando-o por onze anos, expressão esta que despertou sua pesquisa poética relacionando a dança com as artes visuais, desenvolvendo conexões entre território do corpo e da pintura. Frequentou cursos livres nos contextos teórico e prático com Ana Zavadil, André Venzon, Bea Balen Susin, Carlos Wladimirsky, Lou Borghetti, Oscar D’Ambrosio, Paulo Amaral, Sérgio Fingerman, Theo Felizzola.

 

SERVIÇO:

 

Evento: Exposição e lançamento do livro “Caminhos Viscerais”, da artista Lu Gaudenzi

 

Quando: abertura dia 9 de dezembro, terça-feira, às 18h30min.

 

Vigência: de 10 de dezembro até 24 de janeiro (recesso de 23/12 a 6/1)

 

Onde: Galeria Habitart

 

Endereço: Rua Coronel Armando Assis, 286, Três Figueiras, Porto Alegre/RS

 

Horários e dias de visitação: De quartas a sábados, das 14h às 18h.

 

Entrada: Gratuita

 

Classificação etária: Livre

 

Telefone: (51) 981899181