A Modoo galeria de arte nômade abre ao público, na quinta-feira (13), a sua mais recente exposição, intitulada “Terra, Água, Ar”, apresentando um conjunto de 11 obras de autoria de artistas gaúchas. A mostra faz parte do projeto Portas Abertas, da Bienal do Mercosul, e segue até o dia 11 de novembro, com entrada gratuita, no Espaço Sopra, localizado em um edifício histórico na divisa entre os bairros Menino Deus e Santa Tereza, que durante décadas foi sede da agência MPM Propaganda e, posteriormente, da NET.

 

 

Com obras das artistas Márcia Braga, Roseli Jahn, Claudia Hamerski e Magna Sperb, a exposição apresenta esculturas em cerâmica e metal, e desenhos e serigrafias em acrílico, que conversam sobre arte, arquitetura e natureza. A proposta é convidar o visitante a uma reflexão a respeito da passagem do tempo e da relação entre a qualidade do espaço que é ocupado pelo indivíduo e a sua permanência, utilizando o próprio prédio onde as obras estão alocadas como costura. “Buscamos ocupar lugares únicos que estabelecem uma conversa muito próxima entre a arte, os artistas e o público participante. No caso da “Terra, Água, Ar”, o desenho da exposição considera as especificidades desse prédio histórico que possui uma vista única de Porto Alegre e que em breve será ressignificado, gerando um diálogo que parte da proposição da galeria de romper os limites do cubo branco de uma galeria convencional e da narrativa e poética das artistas”, explica Paula Bohrer, curadora da mostra e diretora da Modoo.

 

Sobre o Espaço Sopra

 

Inciativa da Sopra Incorporadora, o Espaço Sopra ocupa um dos andares do prédio localizado na Rua Silveiro, 1111. O edifício comercial, erguido na década de 1970 com características modernistas, será transformado pela incorporadora em um espaço residencial através da técnica do retrofit, que preserva as estruturas originais da edificação, gerando menos resíduo e consumo de matérias-primas.

 

Serviço:

 

O que: Exposição ”Terra, Água, Ar”

 

Quando: De 13/10 a 11/11; de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 9h às 17h, ou por agendamento pelo telefone (51) 99808-9070

 

Onde: Espaço Sopra (Rua Silveiro, 1111 – Porto Alegre)

 

Entrada gratuita

 

Sobre as artistas:

 

Márcia Braga é artista visual, arquiteta e professora. Possui graduação em Arquitetura e Artes Visuais. É pós-graduada em Arquitectura arte y espacio efímero pela Universidade Politécnica da Cataluña, na Espanha; mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e doutoranda pela mesma universidade. Recebeu o prêmio Açorianos de destaque em cerâmica nos anos de 2013 e 2015. Trabalha com processos participativos em artes visuais em diálogo com a palavra e a cerâmica.

 

 

Roseli Jahn é desenhista e designer. Bacharel em Artes Plásticas e diplomada em Estudos Aprofundados em História, Teoria e Prática das Artes na Universidade de Ciências Humanas de Estrasburgo, na França. Trabalhou como assessora de Ado Malagoli na conservação e restauração de obras de arte no Acervo do MARGS e recebeu bolsa de estudos de pós-graduação em restauração e conservação de obras de arte na Universidade de Harward, nos EUA. Entre 1977 e 2004 foi docente do Departamento de Artes Visuais da UFRGS. Participou de exposições coletivas como “II Porto Alegre em Buenos Aires”, no Centro Cultural Recoleta, na Argentina, em 1997. Em 2001, realizou “Glass and Ceramics”, na Galeria Blanchagrt (com participação de ARTCODIF – Museu de Artes Decorativas – Paris) em Milão, na Itália.

 

 

Claudia Hamerski é artista visual e doutora em Artes Visuais. Em 2020 foi selecionada pela 10ª Convocatoria EAC, Residência Artística no Espacio de Arte Contemporáneo, no Uruguai. Em 2017 participou do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo. Em 2016 recebeu o 10º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, Destaque em Desenho e Prêmio de Incentivo à Produção Plástica. Entre suas principais exposições, destacam-se; “Às margens do desenho”, de 2022, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes da UFRGS, Poa, RS; “O lugar costuma ser o centro”, de 2020, Adelina Instituto, SP; “Entre Fissuras”, de 2018, Galeria de Arte Mamute, Poa, RS, e “TOPOFILIAS”, de 2016, Salas Negras, Museu de Arte do RS (MARGS), Poa, RS.

 

 

Magna Sperb é formada em Licenciatura em Desenho e Artes Plásticas, pós-graduada em Artes Visuais com especialização em cor e pós-graduação em Poéticas Visuais e Processos Híbridos. Professora de Artes durante 15 anos, trabalhou com pinturas, texturas e estudos de cor. Desde 2007, dedica-se totalmente às artes visuais, nas técnicas de pintura, recorte, fotografia e instalação, explorando suas relações sociais, a sociedade de consumo e o ciclo de vida. Realizou dez mostras individuais e participou de mais de 50 exposições coletivas e salões de arte em todo o Brasil. Tem obras no acervo do MARGS, do MAC, entre outras instituições. Seu trabalho está presente no catálogo da Associação Chico Lisboa e no livro de AaZ, de Ana Zavadil, sobre artistas contemporâneos gaúchos.

 

Sobre a Modoo

 

A Modoo é uma galeria de arte nômade e suas exposições acontecem sempre em locais diferentes escolhidos a partir da proposição da mostra. Tem escritório em Porto Alegre, onde conta com um acervo de obras. A curadoria e consultoria de arte é realizada pela diretora/curadora Paula Bohrer, e pode acontecer em escalas maiores, como projetos de empreendimento imobiliários ou diretamente para o cliente final, ambientes residenciais ou comerciais.

 

Paula Bohrer é curadora de arte independente e diretora da Modoo galeria de arte nômade. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Ritter dos Reis e pós-graduada em Práticas Curatoriais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como diretora de arte desenvolvendo projetos cenográficos para shows, peças teatrais e filmes publicitários (Prêmio Leão de Bronze em Cannes 2006). Entre 2019 e 2020, atuou como diretora cultural da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporanêa do Rio grande do Sul (AAMACRS). Há cinco anos desenvolve projetos de curadoria de arte para a galeria Modoo e demais clientes, em Porto Alegre e São Paulo.

Pratica Comunicação