Entre os destaques do evento que ocorre entre 16 e 18 de setembro está a homenagem a Jorge Boca de Sino e o show Causos e Gaitas
Um dos mais importantes eventos festivos da região de Caxias do Sul está de volta. O Entrevero Farroupilha, realizado pela Fundação Marcopolo, retorna ao seu formato presencial entre os dias 16 e 18 de setembro repleto de novidades. Para celebrar esse reencontro com os colaboradores e familiares da Marcopolo e empresas coligadas, a 26ª edição do Entrevero qualificou sua programação artística com atrações que resgatam a cultura gaúcha, consolidando-se assim como uma legítima festa Farroupilha.
O principal diferencial deste Entrevero é a homenagem que presta a Jorge de Oliveira Rodrigues, o Boca de Sino, repentista, trovador, cantor e compositor do distrito de Criúva e uma referência para a cultura regional. Outro destaque da festa é o show Causos e Gaitas, baseado na série documental homônima apresentada pelo acordeonista Rafael de Boni e que busca desvendar as origens da música serrana. A apresentação terá como convidados especiais o homenageado, Boca de Sino, e o acordeonista Gilney Bertussi. A programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Fundação Marcopolo.
A programação contempla ainda outros números regionais de música, teatro e dança, contação de histórias e lendas gaúchas, oficina de chimarrão, brincadeiras e, claro, o tradicional churrasco.
“Além de proporcionar uma festa de integração entre os colaboradores e seus familiares, nosso papel como Fundação é também reconhecer e dar visibilidade a artistas que foram e são a base e a fundação de nossos pilares artísticos e culturais. Nossa região é um dos berços da cultura gaúcha do sul do Brasil. E o Boca de Sino é mestre, é um cidadão simples de muita sabedoria”, argumenta Luciano Balen, coordenador da Fundação Marcopolo.
A Fundação Marcopolo: apoio contínuo à cultura
Ao longo de seus 34 anos, a Fundação Marcopolo tem desenvolvido atividades para os colaboradores (cerca de 10 mil) e seus dependentes. Também desenvolve e apoia projetos e ações estruturantes na comunidade de Caxias do Sul e nos municípios do entorno, atuando nas áreas sociais, educacionais e esportivas. Na área da Cultura, apoia e gere projetos de Memória ligados à cultura de Raiz do RS. A Fundação também apoia programas de resgate histórico como o Causos e Gaitas, de Rafael de Boni e Daniel Vargas, que em sua quarta temporada já produziu importantes documentários audiovisuais com as histórias de músicos da Serra Gaúcha, como os da família Bertussi, Paulo Siqueira e Eleonardo Caffi.
“A Fundação Marcopolo tem gravado em sua história a valorização da arte e da cultura. Nossa trajetória de mais de 34 anos começa com a união entre o nosso CTG, o Piquete de Laçadores e a Associação de Funcionários. Na trajetória que nos trouxe até aqui, a celebração de nossas raízes e memórias culturais sempre teve destaque e seguramente terá ainda mais no caminho que se apresenta para os próximos anos”, garante Mauricio Barcelos Castilhos, diretor da Fundação.
O homenageado
O repentista, trovador, cantor e compositor Jorge de Oliveira Rodrigues, o Boca de Sino, é um guardião vivo da memória da tradicional Festa do Divino, do distrito de Criúva, em Caxias do Sul. Desde a infância, faz versos de improviso nas formas de trova gaúcha, sendo campeão de incontáveis rodeios e festivais. Em 2010, recebeu o título de Mestre da Cultura Popular de Caxias do Sul.
Serviço
O quê: 26º Entrevero Farroupilha – evento para associados da Fundação Marcopolo e seus familiaresQ
Quando: dias 16, 17 e 18 de setembro
Onde: Sede Recreativa da Fundação Marcopolo (RST 453, KM 73 – Linha São Giácomo – Caxias do Sul)
Mais informações: (54) 99911.9307 – www.fundacaomarcopolo.com.br
Créditos: Cleimar Samson
Dinâmica Conteúdo Inteligente