Vinícola instalada no Vale dos Vinhedos, com filial em Napa Valley e collab no Uruguai, amplia linha Segredo do Enólogo com lançamento do vinho branco e do espumante

 

A busca por experiências mais imersivas e significativas com o vinho está em alta no mercado global, e a Vinícola Foppa & Ambrosi lança uma proposta que vai ao encontro dessa tendência. A linha Segredo do Enólogo, conhecida por provocar curiosidade e transformar cada garrafa em descoberta, chega ao evento com novidades: dois novos rótulos e uma camada inédita de interação com o público. A novidade foi apresentada na ProWine 2025.

 

“Desde o nosso início, buscamos propor algo mais ao consumidor. Na busca por novos terroirs, por experiências marcantes e profundas de degustação no enoturismo apostamos, agora, em uma linha que dá vivência e experiência para o nosso apreciador, a partir de algo que todo mundo ama: segredos”, explica Lucas Foppa. “O sucesso com o Segredo do Enólogo Tinto nos levou a completar a linha com um branco e um espumante, atendendo aos mais diferentes estilos”, completa.

 

É nesse contexto que a linha Segredo do Enólogo se destaca, ao retirar o rótulo técnico da equação e transformar o ato de abrir uma garrafa em uma experiência lúdica e relacional. Sem fichas técnicas detalhadas, sem uvas ou cortes revelados, o Segredo do Enólogo resgata o vinho como elemento de conversa, encontro e imaginação.

 

Outra novidade é um QR Code no contrarrótulo que permite registrar palpites e compartilhar impressões diretamente com a vinícola. O consumidor se torna parte ativa da experiência, refletindo a tendência do mercado por produtos que envolvem participação e personalização.

 

Os dois rótulos se juntam ao Segredo do Enólogo Tinto – blend de duas uvas -, lançado ainda em maio deste ano.

 

Lançamentos que ampliam o mistério

 

Segredo do Enólogo Branco

 

O Branco reforça a proposta de instigar sentidos e estimular a curiosidade. Cada taça convida a desacelerar e imaginar, enquanto o QR Code transforma o momento em interação com a vinícola.

 

Segredo do Enólogo Espumante

 

O Espumante inaugura o mistério em forma de borbulhas. Frescor, alegria e efervescência marcam esse rótulo de edição limitada (6.500 garrafas), criado para celebrar sem regras. Com o QR Code, o brinde vai além: cada consumidor participa ativamente do enigma que move a linha.

 

A VINÍCOLA

 

Em apenas seis anos, a Vinícola Foppa & Ambrosi saiu do porão de casa e saltou de 300 para mais de 100 mil garrafas, com matriz em Garibaldi (RS), filial na Califórnia (EUA) e collab no Uruguai. Com um conceito de descentralização de terroir, a vinícola compra toda uva usada nos seus vinhos de viticultores gaúchos instalados em cidades da Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha, com destaque para Bento Gonçalves, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Pinheiro Machado, Pinto Bandeira e Quaraí. Hoje, a empresa mantém parcerias colaborativas para o maquinário que viabilizam todo processo.

 

Quem visita a Foppa & Ambrosi encontra um ambiente propício à cultura do vinho, com visitação e espaço para degustações e experiências enogastronômicas. Tudo pode ser reservado através da plataforma Wine Locals. A proposta é valorizar a brasilidade nos seus aromas e sabores.

 

OS ENÓLOGOS

 

Lucas Foppa Alves – Enólogo, 29 anos, iniciou sua carreira em Enologia aos 13 anos. Formação como Técnico em Viticultura e Enologia, Tecnólogo em Viticultura e Enologia pela primeira Escola Brasileira de Enologia – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves. A nível de especialização, cursou Pós-Graduação em Controladoria na Universidade de Caxias do Sul – UCS CARVI e estagiou em Pesquisa na Universidad de Cádiz (Espanha).

 

Ricardo Ferrari Ambrosi – Enólogo, 29 anos, iniciou sua carreira em Enologia aos 15 anos. Graduado como Técnico em Viticultura e Enologia e Tecnólogo em Viticultura e Enologia pela primeira Escola Brasileira de Enologia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves. Trabalha como enólogo e consultor na Vinícola dos Plátanos / Enovitis Consultoria.