Uma das maiores plataformas industriais do setor no Brasil, empresa projeta encerrar 2025 com mais de 500 produtos no portfólio

 

Com uma trajetória marcada por inovação, aquisições estratégicas e forte presença no varejo nacional, a Flora, do Grupo J&F, chega aos 45 anos celebrando sua consolidação como uma das principais empresas de bens de consumo do país. A data marca não apenas o crescimento expressivo em território e portfólio, mas também a consolidação de uma cultura que combina tradição e inovação. A trajetória da empresa reforça a identidade da marca como empregadora, inovadora e parceira estratégica do varejo nacional.

 

A companhia projeta encerrar 2025 com mais de 500 SKUs em seu portfólio, reforçando sua expertise e relevância nas categorias de cuidados pessoais, cuidados com a casa e com as roupas. “Ao completar 45 anos, reafirmamos nosso propósito de oferecer produtos que façam parte da vida das pessoas e que contribuam para uma rotina mais prática, segura e agradável. Seguimos atentos às transformações do mercado e às expectativas dos consumidores”, afirma Sergio Caldas, presidente da Flora.

 

Fundada em 1980 por José Batista Sobrinho, em Luziânia (GO), como uma homenagem à sua esposa, dona Flora, a empresa surgiu como a divisão de Higiene e Limpeza da JBS. O marco inicial de sua atuação comercial veio em 1986, com o lançamento da marca Minuano e seu tradicional sabão em barra, produto que segue entre os mais lembrados da categoria até hoje.

 

Em 2007, passou a atuar de forma independente dentro do Grupo J&F. Desde então, a empresa iniciou uma jornada de expansão e diversificação de portfólio, que ganhou força em 2011 com a aquisição de marcas emblemáticas como Francis, Neutrox e Kolene, além da fábrica de Itajaí (SC), especializada na produção de sabão em pó.

 

A Flora tem demonstrado uma forte aposta na inovação para reinventar sua proposta de valor e ampliar a relevância de suas marcas. Investe anualmente R$30 milhões em pesquisa e desenvolvimento. No caso da Neutrox, por exemplo, a empresa, relançou em 2024 a marca com seis novas linhas com fórmulas repaginadas com tecnologia avançada, design moderno, proteção térmica e filtro solar em todas as linhas, embalagens que reduz o uso de plástico e selo “Eu Reciclo”, mostrando uma preocupação estética, funcional e sustentável.

 

Já os sabonetes da Francis ganharam novo protagonismo em 2022 com reformulação de sua linha clássica que passou a contar com 10 SKUs, todos vegano, contemplando fragrâncias sofisticadas. Ano passado Francis investiu na abertura da “Casa Francis”, loja conceito com experiências multissensoriais e portfólio de perfumaria fina incluindo Eau de Parfum, fragrâncias exclusivas, cremes para mãos, velas e sprays ambientes.

 

Constantemente inovando em suas soluções, hoje, a Flora conta com mais de 300 produtos e 13 marcas consolidadas, entre elas Minuano, Francis, Neutrox, Albany, OX Cosméticos, Brisa, Assim, Phytoderm, Kolene, Karina, Vyvedas, Mat Inset e Hydratta. Seus produtos estão presentes em mais de 4 milhões de lares brasileiros e distribuídos em mais de 30 mil pontos de venda em 4.400 cidades, com presença comercial em 100% do território nacional.

 

O crescimento sustentado da empresa se reflete nos números: em 2024, a Flora superou a marca de 3.000 colaboradores e alcançou um faturamento de R$ 2,9 bilhões. A companhia mantém investimentos contínuos em pesquisa, desenvolvimento e inovação para entregar produtos cada vez mais eficazes, sustentáveis e conectados às necessidades do consumidor brasileiro.

 

Linha do tempo

 

1980 – José Batista Sobrinho funda a empresa em Luziânia (GO), batizando-a de Flora em homenagem à sua esposa.

1986 – Flora lança Minuano, sua primeira marca comercial, com o sabão em barra que faz sucesso até hoje.

2000 – Flora estreia no mercado de sabonetes com a marca Albany.

2007 – Flora torna-se uma empresa independente dentro do Grupo J&F.

2011 – Expande sua atuação em personal care com a aquisição das marcas Francis, Neutrox e Kolene. No mesmo ano, compra a fábrica de Itajaí (SC), especializada na produção de sabão em pó e inseticidas.

2015 – É criada uma nova logomarca para ilustrar sua atuação nos segmentos de limpeza, higiene pessoal e beleza.

2019 – Início de um ciclo de fortalecimento das marcas comerciais e ampliação das categorias de atuação.

2021 – A Unidade de Negócio Personal Care é dividida entre Cabelos e Pele, visando acelerar a expansão dos portfólios. Além disso, começa a ampliação da fábrica de Itajaí (SC), com foco no envase de bags de sabão em pó e aumento de capacidade produtiva.

2022 – Com o propósito de ajudar cada pessoa a se cuidar melhor, Flora lança seu novo posicionamento empresarial. Também inova no varejo com o lançamento da linha de sabonetes veganos Francis.

Atualidade: Mais de 300 produtos no portfólio e foco constante em inovação. Entre os movimentos recentes, destacam-se a aquisição da marca Vyvedas, além da criação da marca Casa Francis.

 

Projeções para o futuro

 

Com foco em manter sua liderança em categorias-chave e ampliar sua presença nas gôndolas do varejo e atacado, a Flora projeta novos lançamentos, incremento em portfólio e avanço em canais estratégicos. A empresa também reforça seu compromisso com a cultura organizacional sólida e com a busca por soluções que aliem desempenho e modernidade.

 

Para os próximos anos, a Flora aposta em inovação como pilar central. A companhia estuda novas frentes de crescimento em segmentos complementares e investe na modernização industrial e digitalização de seus processos, sempre com foco no consumidor e em soluções que tragam valor tanto para o shopper quanto para os parceiros comerciais.

 

Sobre a Flora

 

Indústria nacional de bens de consumo, a Flora atua há mais de quatro décadas nos segmentos de cosméticos, higiene pessoal e limpeza com marcas relevantes e muito queridas pelos consumidores, como Minuano, Francis, Neutrox, Albany, OX Cosméticos e Phytoderm. Possui unidades industriais em Goiás, Santa Catarina e Alagoas e Centros de Distribuição em Goiás, Minas Gerais, Alagoas, Santa Catarina e São Paulo. Seus mais de 300 produtos estão presentes em pontos de venda de todo o país e têm em comum o propósito de ajudar cada pessoa a se cuidar melhor.