Após levar o prêmio de Juri Popular no Festival de Cinema de Gramado, o filme “InfiniMundo”,dirigido por Diego Muller e Bruno Martins, venceu a categoria de Melhor Trilha Sonora, assinada pelo renomado produtor musical Julio Cesar, ao lado de Duca Duarte e Martins, na 17º LABRIFF – Los Angeles Brazilian Film Festival. O evento que ocorreu entre os dias 04 e 07 de novembro, exibiu mais de 50 filmes independentes do Brasil e do mundo, combinando o melhor dos longas, documentários, curtas, filmes infantis e ambientais, bem como exibições de tributos, tapete vermelho repleto de celebridades e muito mais.
“É mais um grande passo para essa obra cinematográfica incrível, gravada em Santa Cruz do Sul e que agora conquista o público internacional!”, comemora Julio. “Estamos extremamente orgulhosos de ver o sucesso dessa produção que combina uma história poderosa e uma trilha sonora envolvente. Estamos sempre na torcida para que o talento brasileiro continue a ser reconhecido pelo mundo!”, revela Julio Cesar, produtor de trilhas sonoras.
Com trabalhos para o grupo Globo, TV Record, SBT, Canal Off, assim como para filmes e séries, Julio Cesar contribui com a magia da música na missão de transportar o público para a fictícia cidade de Bons Costumes, no interior do Rio Grande do Sul. O filme, ambientado em locais como Santa Cruz do Sul e Sinimbu, antes de serem transformados pelas cheias das chuvas desse ano, mergulha em uma narrativa carregada de emoções, onde a trilha sonora desempenha um papel crucial.
“Geralmente, no início do processo, temos algumas conversas com a direção e produção do projeto. Nessa fase, tentamos extrair dos papos algumas direções musicais, já que há sempre diversos caminhos para seguir. Depois, procurei buscar uma sonoridade que não carregasse demais às cenas, que são maravilhosas, e pensar como somar na emoção e na narrativa”, explica Julio Cesar sobre a construção da trilha.
“Depois defini algumas melodias, os temas para personagens e acordes para representar os ambientes. Diferente de outros projetos que já trabalhei esse foi bem suave musicalmente. Podemos descrevê-la como singela e emocional, com instrumentos principais como o acordeon e o violão, que criam uma atmosfera acústica e regional”, define o produtor musical com mais de 20 anos de carreira e uma coleção de prêmios.
O resultado é uma trilha sonora que ele descreve como uma “poesia em pontos complexos,” apoiando as cenas sem se tornar protagonista.
A história gira em torno de um jovem contador de histórias que se apaixona pela compositora da banda local, enfrentando desafios quando a cidade é invadida por forasteiros. O elenco conta com talentos como Vitor Novello, Laura Dutra, Nicolas Vargas, Nelson Freitas, entre outros.
Julio Cesar destaca a importância da trilha sonora em cenas específicas, como a do consultório do “Astuto Conselheiro”, onde a música complementa as emoções dos personagens. “No momento da morte da Coroa de Flores, a música conduz a carga emocional da cena,” comenta o compositor.
A obra também conta com temas principais, como o do casal protagonista Astuto e Beleza, e do vilão Coronel Perigoso, que foram cuidadosamente desenvolvidos para marcar bem as cenas e trazer dramaticidade.
Com este prêmio, Julio Cesar reforça sua posição como um dos grandes nomes da música no cinema brasileiro, mostrando que sua arte continua a tocar profundamente o coração do público e da crítica.
InfiniMundo esteve entre os selecionados na categoria “2024 Feature Films in Competition” que refere-se à seleção de longas-metragens que estão concorrendo oficialmente no festival. Esses filmes são avaliados por um júri e competem por prêmios em diversas categorias, como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, entre outros. O LABRIFF é um dos festivais de cinema brasileiros mais importantes fora do Brasil, promovendo a exibição de filmes brasileiros e internacionais em Los Angeles.
Sinopse de InfiniMundo
Em uma cidade fabular, um jovem contador de histórias apaixona-se pela compositora da banda de música local. Na hora de declarar seu amor pela moça, a cidade é invadida por forasteiros e ele precisará utilizar de sua destreza e sabedoria para contornar a situação e vivenciar essa grande paixão.
Elenco: Vitor Novello, Laura Dutra, Nicolas Vargas, Nelson Freitas, Juliane Araújo, Edu Mendas, Denizelli Cardoso, Catharina Conte, Thiago Machado L. “Vermelho”, Pilly Calvin, Cina Guterres, Rogério Beretta, Pingo Alabarce, Rafael Tombini, Marcus Vinícius Moraes, Dig Verardi, Cássio do Nascimento, Davi Rosário Jardim Alves, Anderson Vieira e Shana Müller
Sobre Julio Cesar
Julio Cesar, co-fundador da Music Solution, ao lado de Daniel Figueiredo e Luiz Helenio, é um gigante no campo da produção musical, com uma carreira que acumula mais de 20 anos de experiência. Seu currículo impressiona com prêmios como, o Festival de Cinema em 2011, Prêmio Esso em 2011 e 2015, Prêmio Embratel em 2011, Prêmio Petrobras 2016, Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo 2015, Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo em 2012, 2014 e 2017, Prêmio Internacional Rei de Espanha 2016 e Prêmio Amis D’Afrique (Amigo da África) 2013, entre muitos outros. Além de suas colaborações em telejornais e programas da TV Record, ele também deixou sua marca em produções de grande sucesso como ‘O Dono do Lar’, ‘Os Roni’, ‘Dra Darci’ e ‘Cinderela Pop – Filme da Maisa’.