Em sua 53ª edição, o maior festival de cinema do Brasil ultrapassou 686 milhões de reais em retorno de mídia

O Festival de Cinema de Gramado bateu, em sua 53ª edição, o recorde de retorno de mídia desde sua primeira edição e alcançou neste ano R$ 686.719.508,53*. O valor (44,82% maior do que o de 2024, que havia sido o mais alto da história do festival, com R$ 474.184.016,89*) engloba matérias de TV, rádio, jornais impressos e jornais online. Só nas mídias tradicionais foram 4.900 inserções em veículos de mais de 200 cidades brasileiras. Nas redes sociais, o ROI (Retorno sobre o Investimento) chegou a R$ 2.971.819,75, outro número histórico para o festival.

O maior festival de cinema do Brasil foi realizado entre os dias 13 e 23 de agosto de 2025, na Serra Gaúcha. Nesta edição, foram credenciados mais de 350 jornalistas e criadores de conteúdo de diferentes estados do país, como Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraná, além do Rio Grande do Sul, o que resultou em amplas coberturas, com olhares diversos.

O evento reuniu cineastas, artistas, jornalistas, estudantes e um público estimado em 40 mil pessoas. O maior festival de cinema do Brasil exibiu 74 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para as cinco mostras competitivas — longas brasileiros de ficção, documentários, curtas brasileiros, longas gaúchos e curtas gaúchos — além de produções universitárias, títulos fora de competição, pré-estreia de série e sessões especiais. Ao todo foram entregues 52 prêmios, sendo 40 Kikitos.

Durante o evento, que gerou 225 empregos diretos e indiretos, a cidade recebeu cerca de 400 mil visitantes, de acordo com a Secretaria de Turismo de Gramado. A Gramadotur é a autarquia municipal de turismo e cultura de Gramado, responsável pela realização dos notórios eventos do calendário oficial da cidade, entre eles, o Natal Luz de Gramado e o Festival de Cinema de Gramado. Criado em 1973, o festival consagrou-se como o maior festival de cinema do Brasil. Hoje, faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. As edições mantém o compromisso com difundir o cinema brasileiro e gaúcho, tornando-se ponto de encontro entre realizadores e apaixonados pelo cinema.

O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold e Banrisul Seguros. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, RBT Internet, Brutal Fruit, Vinícola Miolo, Campari, Autogeradora, KIA Brasil, Cinema Paradiso e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Midia Partner: SBT. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Apoio Institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Embratur e Embaixada da França no Brasil. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.