Evento cultural celebra tradição comunitária e movimenta economia regional

 

São Jerônimo recebe neste sábado, dia 13 de setembro, às 20h, no Ginásio Municipal, mais uma edição do Festival de Artes Cênicas, considerado o maior espetáculo cultural da Região Carbonífera e um dos maiores do gênero no Rio Grande do Sul. Parte da tradicional Gincana Cultural da cidade, que ocorre desde os anos 80, o evento reúne teatro, dança, música, figurinos e efeitos especiais em uma produção inteiramente comunitária, feita por artistas amadores.

 

Esta edição é financiada pela lei de incentivo à cultura (Pró-Cultura) e marca o retorno após uma pausa no ano passado, em decorrência da enchente que afetou o Rio Grande do Sul e atingiu em cheio a cidade. “Especialmente este ano, a realização do evento tem um significado ainda mais profundo, por acontecer após a enchente, assim como já havia acontecido no período pós-pandemia. Cada interrupção torna o retorno mais desafiador, mas, desta vez, com ainda mais força, impulsionados pela aprovação da lei de incentivo à cultura”, comemora a presidente da Liga das Equipes, Marcela Dias.

 

A estrutura das apresentações contará com palco de 12 x 10 metros, telão de LED e sonorização especial, reunindo mais de 200 pessoas, 300 figurinos e 2 toneladas de materiais cenográficos, com expectativa de atrair 3,5 mil espectadores em uma única noite. As apresentações são assinadas pelas quatro equipes filiadas à Liga Independente das Equipes da Gincana Cultural – Equi Medonhos, Águia de Fogo, Equi Poupança e Força SK, que mobilizam mais de 3 mil pessoas entre artistas, costureiras, cenógrafos, músicos e voluntários.

 

Além da arte, o festival movimenta a economia local, com impacto estimado em mais de R$ 500 mil por ano em setores como comércio e serviços, e reforça o caráter comunitário ao oferecer ingresso solidário mediante a doação de um quilo de alimento, com a meta de arrecadar 1 tonelada para famílias em situação de vulnerabilidade. Patrocinado por empresas da região, como as Lojas Lebes e o Supermercado Bonatto, o festival também aposta na sustentabilidade, reaproveitando cenários e dando nova forma a materiais recicláveis. Mais do que competição, o evento é símbolo de pertencimento e cidadania, reunindo diferentes gerações em torno de um trabalho coletivo.

 

Os temas abordados por cada uma das equipes nesta edição:

 

Equi Medonhos terá como assunto “Anita Garibaldi: como nasce o coração de uma revolucionária?”. A Equi Poupança vai ocupar o palco para tratar da vida indígena no Brasil e a diversidade de mais de 300 povos, guardiões da floresta, das águas e dos saberes ancestrais. Já a Força SK vai propor uma reflexão sobre as fronteiras entre a inteligência artificial e a sensibilidade humana, em um mundo onde até os corações parecem automatizados. E a Águia de Fogo levará ao público as mil faces de Rita Lee e tudo o que a artista representa como ícone da música brasileira.

 

O que: Festival de Artes Cênicas de São Jerônimo

 

Quando: 13 de setembro (Sábado)

 

Local: Ginásio Municipal de São Jerônimo – Av. Rio Branco, 366 – Centro

 

Abertura dos portões: 19h

 

Apresentação do CRAS: 20h

 

Início das apresentações das equipes: 21h

 

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do ginásio, no dia do evento.

 

Arquibancada:

 

Solidário – R$ 40,00

 

Ingresso solidário mediante doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.