
25% dos brasileiros se consideram precavidos e viajam preparados para qualquer imprevisto
Para muitos brasileiros, a viagem começa bem antes do portão de embarque: começa na arrumação da mala. Para 36%, esse momento é mais do que uma tarefa prática, é quase um ritual, um evento à parte dentro do planejamento. É o que mostra uma nova pesquisa* da Booking.com — uma das maiores plataformas de reserva de hospedagens, voos, aluguel de temporada e outros serviços de viagem. Tem quem monte checklist, pense nos looks, teste combinações, revise cada item e ainda reserve espaço para as lembranças da volta.
Entre os perfis mais preparados estão os precavidos de carteirinha. Um em cada quatro (25%) brasileiros se identifica com esse perfil: pessoas que levam de tudo um pouco, de capa de chuva a kit de costura, prontos para qualquer imprevisto. Esse comportamento é ainda mais expressivo entre mulheres (27%) e entre os mais velhos, nas faixas de 65 anos ou mais (29%). Na direção oposta, 9% dos brasileiros arrumam a mala sem qualquer planejamento. Esse estilo mais espontâneo é ainda mais comum entre os jovens de 18 a 24 anos (12%), para quem o inesperado também faz parte da aventura.
Esse zelo com a bagagem reflete uma mentalidade mais ampla: 32% dos brasileiros só escolhem para onde vão depois de uma pesquisa criteriosa — comportamento mais comum entre mulheres (36%) e pessoas de 35 a 54 anos (38%). Há ainda quem leve a organização a outro nível: 23% dizem planejar uma viagem com o mesmo cuidado que se dedica a grandes eventos, como um casamento. Tudo é pensado nos mínimos detalhes — roteiro, hospedagem, orçamento e, claro, a mala. Por outro lado, 27% seguem a intuição e escolhem destinos com base no que querem viver: uma trilha, uma praia específica ou aquela cidade dos sonhos.
Mas nem tudo precisa estar no script para ser incrível, pois é o inesperado que torna muitas viagens memoráveis. Não à toa, para 14% dos brasileiros, o melhor momento de viagens passadas foi algo não planejado, um encontro inusitado, uma paisagem descoberta por acaso, uma experiência que simplesmente aconteceu. Esse encanto do imprevisto também conquista quem tem 65 anos ou mais (12%), mostrando que a abertura ao novo não tem idade.
E quando a viagem termina, a vontade de recomeçar já está à espreita. Para 18% dos brasileiros, o retorno não marca o fim, mas o início da próxima aventura. O planejamento continua — e, com ele, a emoção de viver novas histórias. Porque para o brasileiro, mais do que chegar a um destino, viajar é estar sempre em movimento.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 4.000 entrevistados da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em maio e junho de 2025.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.