
“Com inflação sob controle, mas poder de compra ainda pressionado, o mercado de fast-food tem apostado em uma guerra de promoções cada vez mais intensa como ferramenta para disputar território e, principalmente, se inserir com mais intensidade na rotina dos consumidores”
As principais redes vêm revisando suas estratégias de precificação e oferecendo cada vez mais combos acessíveis, muitas vezes atrelados ao uso de cupons, programas de fidelidade ou apps próprios. A lógica é simples: manter frequência, ampliar penetração e conquistar novos hábitos de consumo.
Segundo dados da Kantar, mais de 60% dos consumidores brasileiros declaram ter alterado seus hábitos alimentares fora do lar nos últimos 12 meses, principalmente por questões econômicas. Em paralelo, um levantamento da Galunion mostra que 43% dos consumidores de fast-food priorizam redes que ofertem recompensas e benefícios exclusivos. Nesse cenário, as marcas que conseguem unir conveniência e oferta relevante ganham vantagem competitiva imediata.
Na última quinzena, o Burger King intensificou esse movimento ao lançar combos com preços mais baixos vinculados a cupons em seu aplicativo, estratégia que já vem sendo recorrente na operação da rede. Em resposta, o Bob’s acionou uma tática distinta: lançou uma dupla promocional flexível (sanduíche + bebida ou sanduíche + batata) sem necessidade de cupons, cadastro ou qualquer interação com o app.
A promoção, além de disputar o bolso, busca também provocar novas ocasiões de consumo. “Temos um app que funciona com uma estratégia sólida e tem mais de 2,7 milhões de clientes fidelizados pelo Brasil e que usam esse meio de forma recorrente. Nosso objetivo com essa ação foi ampliar as formas de contato com os clientes, criando um gatilho para o consumo imediato, espontâneo, principalmente em lojas de rua onde o fator preço e agilidade no atendimento são fatores primordiais para a conversão”, explica Felipe Diniz, Gerente de Marketing do Bob’s.
Essa movimentação mostra como o setor vem evoluindo suas estratégias promocionais. “Mais do que oferecer descontos, buscamos entender o comportamento do consumidor: quando ele consome, como decide e por que escolhe uma marca. A promoção passa a ser um ponto de conexão com diferentes perfis de público, respeitando cada jornada. Somos uma marca democrática, que fala com todos os brasileiros e está presente em diversas realidades, por isso, nossas ações precisam refletir essa diversidade e acessibilidade”, completa Diniz.
Na prática, a batalha promocional reflete uma reconfiguração mais ampla do setor. Marcas como McDonald’s, Subway e Giraffas também têm ampliado o portfólio promocional com foco em canais específicos, sejam digitais, delivery ou balcão. A diferenciação está menos na oferta e mais na capacidade de entender o comportamento por canal e customizar a comunicação.
Em tempos de racionalização de gastos e consumo seletivo, o fast-food segue competitivo, mas precisa ser cada vez mais inteligente. Porque a briga, agora, não é só por preço. É por contexto.
Sobre o Bob’s
O Bob’s, primeira rede de fast food e de franquias de alimentação do Brasil, fundada em 1952 no burburinho de Copacabana, rapidamente lançou moda e virou mania entre os cariocas. Sua expansão pelo Brasil começou em 1984 por meio de um bem-sucedido sistema de franquias, que segue até hoje oferecendo suporte para todos os interessados em abrir uma unidade da rede. Atualmente, são mais de 1.000 pontos de venda em todas as regiões do Brasil.