
Até o dia 19 de dezembro a Associação Leopoldina Juvenil recebe a exposição “Vitrines: Metamorfoses em Luz”, da artista visual Milena Julianno, com curadoria de André Venzon. A mostra integra a programação da Semana de Cultura e Arte ALJ e convida o público a vivenciar uma experiência sensorial marcada por luz, cor e movimento. As obras estão dispostas no Solar do Marquês (Rua Marquês do Herval, 280 – Moinhos de Vento) e tem entrada gratuita e aberta ao público diariamente, das 7h às 23h.
“Vitrines: Metamorfoses em Luz”, apresenta obras que exploram a simbologia da borboleta como metáfora de transformação, ciclo e renovação. Em diálogo com a passagem da Primavera para o Verão, Milena Julianno cria uma atmosfera de cores vibrantes e energia poética, transformando o Solar do Marquês em uma superfície luminosa, onde caixas, paredes e transparências atuam como vitrines que revelam vida, memórias e delicadeza.
A artista, natural de Porto Alegre, com trajetória destacada em exposições no Brasil e no exterior, premiada internacionalmente, desenvolve uma pesquisa que une arte, natureza e bioarte, com especial interesse pela lepidopterologia. Suas obras propõem não apenas contemplação, mas também reflexão sobre preservação ambiental. André Venzon, artista visual, gestor cultural e mestre em Poéticas Visuais, assina a curadoria da mostra. Com ampla atuação no cenário artístico gaúcho, Venzon desenvolve pesquisas sobre processos criativos e relações entre arte e sociedade, sendo responsável por importantes projetos curatoriais no estado.