Ecoesculturas elaboradas com materiais recicláveis despertam reflexões sobre o consumo adequado e o descarte correto do lixo

A Escola Municipal Padre Leonardo Murialdo, no bairro São Caetano, recebe na próxima segunda-feira (07) a primeira etapa da exposição itinerante “Um lixo ou um bicho”. Criada pelos artistas Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso (Gio e Doug), a mostra vai passar por cinco escolas públicas das zonas rural e periférica do município e busca sensibilizar os estudantes sobre a importância da consciência ambiental. Inspirada na arte mambembe, a produção exibe dez ecoesculturas únicas, de diferentes formas e tamanhos, criadas com a técnica da bricolagem a partir de sucatas, arame, papel, lâmpadas, engrenagens, carburadores, tintas acrílicas (neon e tradicional) e outros materiais.

A ideia da utilização de materiais recicláveis, de acordo com Doug, surgiu da vontade de explorar as possibilidades dos resíduos reutilizáveis, que possuem diversidade de cores e formas, estimulando a criatividade. A técnica, compartilha o artista, o interessa desde os tempos da escola: “As aulas de arte em que usávamos ‘sucata’ eram as que mais me atraíam. Mesmo hoje em dia é uma forma de criar artisticamente que me dá muito prazer em executar”.

Os artistas explicam que o nome da mostra, “Um lixo ou um bicho”, é uma homenagem ao mundo marinho, que sofre as consequências do consumo desenfreado e da ganância humana, acarretando em prejuízos permanentes ao bioma, como a extinção de espécies. Com personagens vibrantes que constroem narrativas místicas, a exposição propõe uma reflexão lúdica sobre o excesso de plástico nos oceanos e na sociedade. A partir disso, Giovana espera gerar conversas com os estudantes sobre resíduos plásticos, seu consumo e descarte adequados. “Também buscamos inspirar as crianças e os jovens a fazerem esculturas e personagens com as sucatas disponíveis no seu dia a dia”, pontua.

As obras serão exibidas em uma tenda/galeria por quatro horas em um dia letivo e a visitação contará com mediação dos artistas criadores e de Gabriel Zeni. Cada escola também receberá um exemplar dos livros “Voos da Alma” e “Lova”, de Gio e Doug, para a biblioteca. Além disso, como forma de aprofundar a experiência dos estudantes, será entregue um material educativo detalhado, abordando as técnicas utilizadas, referências artísticas e atividades para que professores integrem a exposição em seus projetos pedagógicos.

Depois da estreia na Escola Municipal Padre Leonardo Murialdo, o projeto passará por mais quatro escolas públicas. No dia 10 de abril, é a vez da Escola Estadual João Pilati, em Criúva, receber o circuito. Na semana seguinte, os artistas passarão pelas escolas municipais Vinte e Um de Abril, em Vila Cristina (14/04), e Caetano Costamilan, na localidade de Loreto (17/07). A circulação encerra no dia 24 de abril, na Escola Municipal Profª Arlinda Lauer Manfro, em São João da 4ª Légua.

O projeto “Um lixo ou um bicho – Exposição de ecoesculturas” conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Realização: Ministério da Cultura e Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. Promoção: Gio e Doug Artes. Apoio cultural: Instituto Cultural Taru.

Programação
:: 07/04: Escola Municipal Padre Leonardo Murialdo
:: 10/04: Escola Estadual João Pilati
:: 14/04: Escola Municipal Vinte e Um de Abril
:: 17/04: Escola Municipal Caetano Costamilan
:: 24/04: Escola Municipal Profª Arlinda Lauer Manfro

Ficha técnica
:: Projeto: Um lixo ou um bicho – Exposição de ecoesculturas
:: Artistas e mediadores da exposição: Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso
:: Produção cultural: Gabriel Zeni de Oliveira
:: Fotos e vídeos: Cassiane Boff
:: Contabilidade: Soraia Giordani de Almeida
:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação
:: Realização: Política Nacional Aldir Blanc; Ministério da Cultura e Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul
:: Promoção: Gio e Doug Artes
:: Apoio Cultural: Taru – Instituto Cultural

Sobre Gio e Doug

Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso lideram, desde 2009, a Gio e Doug Artes, um estúdio de criatividade voltado para o desenvolvimento de arte e cultura. A dupla conta histórias por meio da música e da ilustração. Gio e Doug utilizam como suporte eco escultura, pintura mural, ilustração, fotografia e videoarte. Também ministram oficinas, vivências lúdicas e cursos de arte, criatividade e natureza para professores, crianças, jovens e adultos. São autores dos livros “Da Pureza: uma viagem pelo mundo do simples” (Paulus Social, 2012), “Voos da Alma” (Elos do Conto, 2015) e “Lova” (Liddo Editora, 2016), além de assinarem a ilustração de outras 16 obras.