Promovida pela PUCPR, mostra “Rir pra não chorar” destaca aspectos da cultura brasileira presentes em charges, cartuns e ilustrações

 

Uma exposição que celebra o humor gráfico como expressão da cultura nacional, reunindo ilustrações, charges e cartuns de sete artistas brasileiros. Em cartaz no Centro Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) de 21 de agosto a 27 de setembro, a mostra “Rir pra não chorar: humor gráfico à brasileira” – uma realização do PUCPR Cultura -, tem entrada gratuita e é aberta para todos os públicos.

 

Integram a exposição a paulista Marília Marz, a paraense Helô Rodrigues e o paraibano William Medeiros, junto com os paranaenses Lark, Ademir Paixão, Alberto Benett e Rafael Camargo. As criações desses artistas apresentam uma diversidade de traços, linguagens e narrativas visuais que, com inteligência e sutileza irônica, atravessam diferentes relações do cotidiano, passando por questões ambientais, identitárias e culturais. Arte, sátira e pensamento social se entrelaçam em narrativas visuais que instigam a leitura atenta, a reflexão e o riso crítico.

 

Com curadoria de Janaik Baum e Rafael Camargo, a mostra apresenta o humor gráfico não apenas como forma de entretenimento, mas como ferramenta de comunicação, de reflexão crítica e de manifestação popular. “O humor faz parte do nosso dia a dia e refletir sobre o que nos faz rir revela traços da nossa identidade cultural e histórica”, explica a museóloga e historiadora Janaik.

 

Além da abertura oficial no dia 21 de agosto, a partir das 18h30, com a presença dos sete artistas, o público poderá participar de uma série de ações, como um bate-papo com os artistas na PUCPR Arena Digital no dia 22 de agosto, às 19h, e de encontros, oficinas e um curso de curta duração sobre ilustração e cultura brasileira. A programação completa está disponível no @pucpr_cultura.

 

Conheça os artistas que integram a exposição:

 

Ademir Paixão – um dos principais chargistas do Paraná, traduz em seus trabalhos um olhar atento e crítico sobre pautas sociais, esportes, política e meio ambiente. É autor do mural “Olhares Curitibanos” e do projeto “Vamos Pintar Curitiba”, que reúne mais de 1.400 ilustrações sobre a cidade.

 

Alberto Benett – jornalista e chargista paranaense, destaca-se pelo humor e criticidade ao retratar o Brasil contemporâneo. Sua produção passa ainda pelo humor melancólico, como na série “Anedônia”. Tem carreira consolidada em veículos como Folha de S. Paulo e Revista Piauí, além de ser um dos fundadores do jornal Plural Curitiba.

 

Helô Rodrigues – ilustradora e quadrinista de Belém do Pará, é cofundadora do Estúdio Tipiti, estúdio criativo feito por mulheres na Amazônia. Suas obras apresentam narrativas visuais que valorizam a cultura nortista e entrelaçam elementos como vocabulário, gestos e gostos que revelam cotidianos, afetos e memórias da região.

 

Marilia Marz – ilustradora, quadrinista, designer gráfica e chargista na Folha de S. Paulo. Com traços expressivos e compromisso com temas sociais, promove reflexões sobre educação, relações com o ambiente urbano e identidades no cenário do humor contemporâneo.

 

Lark – artista curitibana, ilustradora e quadrinista, lançou três publicações de HQs inspiradas pela vivência em escritórios e por observações sobre as relações humanas. Entre as suas narrativas, está a sátira ao ambiente corporativo, revelando em seus personagens medos e dilemas internos.

 

Rafael Camargo – designer, cartunista e professor da Escola de Belas Artes da PUCPR. Atua com facilitação gráfica, foi premiado em salões de humor e teve trabalhos publicados em diversos veículos, como Superinteressante e Folha de S. Paulo. Suas obras transitam entre o humor gráfico e a comunicação visual aplicada.

 

William Medeiros – cartunista, chargista e designer gráfico paraibano, já ilustrou mais de 800 capas de revistas e foi premiado em diversos salões de humor. Parte da sua produção é dedicada a questões ambientais, denunciando de forma crítica a exploração e degradação do meio ambiente, em diversas esferas.

 

Serviço:

 

Exposição “Rir pra não chorar: humor gráfico à brasileira”

 

Data: de 21 de agosto a 27 de setembro

 

Horários: Terça a sexta-feira, das 9h às 22h, e sábado, das 9h às 13h

 

Local: Centro Cultural PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho – Curitiba)

 

Entrada gratuita e aberta ao público

 

Informações: @pucpr.cultura