Com imagens de Nathan Carvalho feitas em Paris, a mostra “A Vida Como Poesia” será inaugurada neste sábado

 

A Jean Pierre – Pâtisserie et Boulangerie recebe, a partir deste sábado (15/4), uma exposição fotográfica em homenagem ao país que caracteriza e inspira o espaço localizado no bairro Bela Vista, em Porto Alegre. A mostra “A Vida Como Poesia”, de Nathan Carvalho, reúne imagens do cotidiano de Paris e do estilo de vida das pessoas que vivem na capital francesa. O projeto marca o início das comemorações dos dez anos da pâtisserie.

 

A exposição apresenta registros inéditos, clicados por Nathan em 2011. Agora, em homenagem ao aniversário da Jean Pierre, o fotógrafo e a curadora Cristina Geyer selecionaram as 14 imagens mais representativas e as reuniram em uma mostra na qual o foco é a atemporalidade das cenas em preto e branco.

 

Segundo Cristina, o fotógrafo “buscou o que seria o âmago da observação: retratar momentos triviais nas ruas da capital francesa, aferindo os costumes locais e os seus hábitos inerentes”. Os retratos buscam traduzir o comportamento dos franceses, seu apreço pelos cafés, além da convivência usual nos espaços urbanos.

 

A abertura da exposição ocorre neste sábado (15/4), das 17h às 20h, no deck da Jean Pierre (Rua Eng. Antônio Rebouças, 74). As fotografias ficarão expostas até o dia 15 de maio de 2023. O horário de funcionamento da Jean Pierre é das 7h30min às 20h.

 

Em celebração aos dez anos da pâtisserie, que serão completados em 13 de julho, o proprietário João Pedro Pereira também prevê outras ações em seu estabelecimento no decorrer de 2023.

 

Sobre Nathan Carvalho

 

Nathan Carvalho iniciou na fotografia com apenas 17 anos. Nas últimas duas décadas, destaca-se como um artista visual apaixonado por retratar a alma humana. Da crua realidade das ruas aos românticos casamentos ou retratos de celebridades, ele defende que o importante é a tradução do sentimento. Nathan desenvolveu essa assinatura autoral a partir da convivência com o conceituado fotógrafo nova-iorquino Patrick Andersson, em 2016. Também estudou fotografia em Londres (2017) e cinema nos Estados Unidos (2019) e se especializou em Direção e Roteiro com a argentina Paula Markovitch e com o mestre Alziro Barbosa.

 

Recentemente, dedica-se a um projeto autoral, onde retrata cenas contemporâneas de Porto Alegre e as personagens que constroem a cidade. O POARTRAITS – que iniciou em 2022 com uma exposição de 22 retratos de personalidades – se desenvolve, agora, com a edição de um livro a ser lançado no segundo semestre deste ano.

 

No que tange a exposições, produziu “Emoções no Preto e no Branco” (2016), “Coisas de Paris” (2011), “Olhar para o Quadrado” (2014) e participou de inúmeras mostras coletivas — entre elas “Fragmentos de uma Cidade Invisível” (2018) e “Múltiplos Olhares” (2020).

 

SERVIÇO:

 

Abertura da exposição “A Vida Como Poesia”, do fotógrafo Nathan Carvalho, com curadoria de Cristina Geyer

 

Dia 15 de abril, sábado, das 17h às 20h

 

Na Jean Pierre (Rua Eng. Antônio Rebouças, 74 – Bela Vista)