Grupo Fábrica dos Sonhos, do Pertence Cultural, foi nomeado pela qualidade artística da produção CORPOMUNDO, que une no palco pessoas com e sem deficiência em uma obra sensível e emocionante.

 

O espetáculo CORPOMUNDO, uma realização do Pertence por meio da Cia. de Teatro e Dança Fábrica de Sonhos, receberá o Prêmio Destaque do Ano – Açorianos de Dança 2025. Celebrada pela excelência artística de sua criação e por ser protagonizada por pessoas com e sem deficiência, a obra receberá o reconhecimento dos organizadores do tradicional prêmio concedido pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Dirigido por Paula Carvalho, com coreografia de Bianca Bueno, CORPORMUNDO reúne no palco pessoas com e sem deficiência em uma relevante ação de inclusão e diversidade. A produção estreou em 2024 e se soma ao repertório da companhia, que já levou mais de 100 pessoas com deficiência ao palco do Theatro São Pedro com seu espetáculo de estreia “Todo Mundo Tem um Sonho”.

 

A cerimônia de premiação do Açorianos de Dança 2025 será no dia 16 de dezembro, às 19h, no Teatro Renascença, com entrada franca, e contará com uma apresentação do grupo com uma das cenas do espetáculo.

 

A Cia de Teatro e Dança Fábrica dos Sonhos nasceu em 2018, unindo arte, inclusão, diversidade e pertencimento. Fundada pelo Pertence Cultural em parceria com as artistas Paula Carvalho e Bianca Bueno o projeto se destaca com uma trajetória inovadora no âmbito da Cultura Acessível. O espetáculo CORPOMUNDO é o resultado de meses de dedicação e ensaios intensivos por parte dos participantes e da equipe artística e técnica do projeto.

 

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas da cultura e psicologia, além de monitores, bolsistas e estagiários.

 

Do total de 21 integrantes, 15 são pessoas com deficiência intelectual e/ou física (síndrome de down, autismo, asperger, dentre outros). O enredo parte da pergunta “O que pode um corpo? O tema inspirou um roteiro, construído a partir de uma dramaturgia corpórea, que monta um painel de diferentes alegorias sobre a relação entre o corpo humano e o mundo, comenta Paula Carvalho, gestora cultural do Pertence e diretora do espetáculo.

 

A performance lúdica e poética tem como fio condutor poemas sinalizados em LIBRAS, projeções, adereços e trilha sonora transformados em cenas que privilegiam a diversidade e as habilidades mistas dos participantes. A produção praticamente não utiliza a palavra, e possibilita dar ao corpo novas leituras, novas histórias, partilhando a dimensão poética da nossa existência, diversa e humana.

 

“O sucesso do Grupo Fábrica de Sonhos em produções como CORPOMUNDO é um exemplo inspirador de como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para promover inclusão, autoestima e transformação social. Enquanto o grupo comemora seu sétimo aniversário, é impossível não reconhecer o impacto positivo que ele tem tido na vida dos jovens participantes e na sociedade em geral, reforçando a importância de dar voz e espaço a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades e diferenças”, destaca Victor Freiberg, presidente do Pertence.

 

SERVIÇO:

 

Cerimônia de Entrega do Prêmio Açorianos de Dança 2025

 

Data: 16 de dezembro

 

Hora: 19h

 

Local: Teatro Renascença

 

Entrada Franca

 

FICHA TÉCNICA CORPOMUNDO

 

Direção: Paula Carvalho.

 

Coreografia: Bianca Bueno.

 

Elenco: Bianca Bueno, Clara Jesus, Eduardo Silva Bordignon, Fernanda da Silva Vieira, Gabriel Nequete Machado, Gisele Cardoso Martins, Guilherme Linck dos Santos, João Henrique Menezes Domingues, Jorge Gil, Júlia Oliveira, Júlia Schleder de Borba, Marcos Fernando Lengler Vargas, Maximilian Augusto Dick Bodmann, Paola Pavezi Nascimento, Paula Carvalho, Rafael Burguer Ruiz, Rodrigo Carús Greco, Rodrigo Duarte Zabaleta, Thiago Montenegro Barbosa de Souza e Vanessa Monteiro dos Santos Garcia.

 

Figurinos: Titi Lopes.

 

Iluminação: André Winovski.

 

Criação audiovisual: Têmis Nicolaidis.

 

Trilha Sonora: Gabriel Selvage, Augusto Baschera e pesquisa do grupo.

 

Elementos cênicos e cenotécnica: Jorge Gil.

 

Operação de som: Pati de la Rocha.

 

Operação de vídeo: Eduarda Schneider.

 

Assistente de elenco: Marcelo Jayme Paula e Keter Velho.

 

Assessoria de Imprensa: Sheila Meyer e Tatiana Csordas.

 

Comunicação: Carolina Pedroso e Victória Citton.

 

Coordenação de produção: Pedro De Camillis.

 

Gestão Pertence Cultural: Paula Carvalho.

 

CEO Pertence: Sara Zinger e Victor Freiberg.

 

Sobre o Instituto Pertence

 

Há 14 anos criamos soluções inovadoras que transformam o presente e o futuro das pessoas com deficiência, das suas famílias e da sociedade. Através da nossa metodologia e do nosso compromisso de seguir expandindo com acessibilidade e inovação, criamos experiências memoráveis e proporcionamos o sentimento de pertencer às pessoas com deficiência, desenvolvendo sua autonomia e independência.

 

O Pertence nasceu de um olhar atento ao outro e da crença de que todas as pessoas têm desejos, sonhos e o direito de serem felizes. Assim, acreditamos que cada um de nós pode e deve pertencer com a sua singularidade, que inspira e motiva aos demais.

 

Nós somos uma base sólida para potencializar o impacto dessa diversidade de pessoas que constroem a história do Pertence e de tantas outras vidas. Fazemos isso com inovação e criatividade, que nos possibilitam contagiar e construir um futuro de novas oportunidades e conexões. Estamos prontos para voar e construir um mundo em que a inclusão seja uma realidade para todos! E esse futuro é feito a cada novo dia, a mudança começa hoje!

 

Pertence, inclusão que move o mundo!

 

Saiba mais em @pertencecultural e @clubesocialpertence