
No CREAM Café, espaço da Casa Osten em Pinheiros, grãos de Cafés especiais são moídos na hora e servidos em receitas exclusivas, unindo gastronomia, arte e experiências premium
O café sempre fez parte da rotina do brasileiro, mas a forma de consumir a bebida está mudando. Se antes bastava ser forte e quente, hoje cresce o interesse por cafés especiais, métodos de preparo e experiências gastronômicas que exploram aromas, acidez e notas sensoriais. Em meio a essa tendência, a Casa Osten, hub de arte, gastronomia e experiências exclusivas localizado em Pinheiros, apresenta ao público uma jornada para entender as diferenças entre os tipos de café e descobrir como degustar a bebida como um especialista.
No Brasil, o consumo chegou a 21,9 milhões de sacas em 2024, mantendo o país como segundo maior consumidor de café do mundo. São aproximadamente 1.430 xícaras por pessoa ao ano. Mesmo assim, a maior parte dos consumidores desconhece que o café é classificado por categorias de qualidade. Para orientar o mercado, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) criou o Programa de Qualidade do Café (PQC), que classifica os grãos em tradicional, extraforte, superior e gourmet. Acima dessas categorias estão os cafés especiais, avaliados pela Brazil Specialty Coffee Association (BSCA), seguindo os padrões internacionais da Specialty Coffee Association (SCA), que leva em consideração critérios como aroma, uniformidade, doçura, acidez e ausência de defeitos.
Segundo Guilherme Deodato, responsável pela Casa Osten, essa mudança de olhar já chegou ao cotidiano de quem aprecia gastronomia. “O café é uma bebida viva: muda conforme a origem, o solo, a altitude e até a forma como é torrado. Há uma ciência por trás de cada xícara, mas também um aspecto cultural que o Brasil nem sempre valoriza. Estamos acostumados a tomar café todos os dias, mas pouco se fala sobre a diversidade e a qualidade que existem dentro dessa rotina”, afirma.
No CREAM Café, espaço dedicado à panificação artesanal e cafés especiais dentro da Casa Osten, o preparo acontece exclusivamente com grãos especiais . Ali, o café é moído na hora, preservando óleos e compostos aromáticos responsáveis pelo perfume e pelo sabor característico – um processo considerado essencial por especialistas. “Assim que o grão é moído, começa a perder intensidade e frescor devido à oxidação; por isso, a data de moagem é um indicativo de qualidade e influencia diretamente na experiência sensorial da bebida”, explica Igor Murdock, barista chefe da Casa Osten.
Além de explicar a diferença entre as categorias, a Casa Osten também revela como funciona o processo de degustação profissional, chamado cupping, criado pela SCA. “Na prática, pequenas porções de café são preparadas de forma padronizada, permitindo avaliar fragrância, aroma, acidez, corpo e finalização. Na etapa final, o degustador aspira o café com força da colher, espalhando a bebida em névoa sobre a língua para ativar simultaneamente paladar e olfato, revelando características únicas do grão. Para o público, esse processo ganha um viés sensorial e de descoberta, aproximando o consumidor do universo dos cafés especiais”, comenta Murdock.
O menu do CREAM Café inclui bebidas como Orange Coffee, Ice Cappuccino, Café Vienense e Irish Coffee, que exploram diferentes combinações de temperatura, acidez e cremosidade. Entre as opções geladas, destacam-se Canela Roxa e Passion Manga, além de sucos e bebidas energéticas. Para quem prefere bebidas quentes além do café, o espaço oferece Chai Marsala, chás de diversos sabores e o Chocomecq, versão exclusiva de chocolate quente. O cardápio também inclui drinks com café e leite vegetal, como Cinnamon Latte, Caramel Latte e Choco Latte, todos preparados com leite da marca NUDE, reforçando a proposta de unir sabor, qualidade e preocupação com ingredientes.
A Casa Osten oferece ainda panificação artesanal e um ambiente onde gastronomia, design e arte contemporânea convivem. Monitores convidam os visitantes a circular pelos dois andares da casa, que também abriga um bar secreto, o QAP, focado em mixologia autoral.
Receita exclusiva
Para quem deseja experimentar o universo dos cafés especiais em casa, a Casa Osten compartilha uma receita autoral de um refrescante mocha chocolate gelado servido no CREAM Café:
Ingredientes:
30g ganache de chocolate callebaut 54%
60ml espresso (duplo)
150 leite gelado (integral ou vegetal
150g de gelo em cubos
Modo de preparo:
Em um recipiente, porcione a ganache e, em seguida, misture com o expresso duplo para ficar homogêneo.
Em um copo de 300ml, coloque o gelo e, em seguida, o leite.
Finalize colocando a mistura de café com chocolate em cima do copo com gelo e leite.
Casa Osten
Rua Henrique Schaumann, 170 – Pinheiros, São Paulo
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 18h
Entrada: gratuita
Mais informações: www.casaosten.com.br
Sobre a Casa Osten
Inaugurada em 2024, a Casa Osten é um espaço multifuncional com mais de 600 m² e dois andares, localizado em Pinheiros, São Paulo, e dedicado à arte, cultura, gastronomia, mixologia e experiências exclusivas. Idealizada pelo Osten Group, a casa reúne ambientes cuidadosamente projetados, como o CREAM Café, referência em cafés especiais e panificação artesanal; QAP, bar secreto voltado à mixologia autoral para um público exclusivo; e um espaço de arte com exposições de artistas nacionais e internacionais. Com uma curadoria de eventos voltada ao universo do luxo, da cultura e dos negócios criativos, a Casa Osten se consolida como um hub de lifestyle contemporâneo, conectando pessoas, marcas e experiências de alto padrão em um mesmo endereço. Mais informações: https://casaosten.com.br/