Baú recheado com livros auxilia no desenvolvimento emocional de alunos de escolas públicas

 

Alunos da rede pública das cidades de Palmeira das Missões, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Passo Fundo e Horizontina estão participando, até o dia 31 de março, de atividades de contação de histórias do projeto Histórias e Sentimentos. O projeto, que beneficiou 19 escolas com baús personalizados, com 50 livros cada, com a proposta de mergulhar nas emoções e incentivar o prazer da leitura numa prática lúdica e acolhedora, agora irá realizar atividades em uma escola de cada município (confira o cronograma abaixo).

 

As atividades têm como objetivo promover o desenvolvimento emocional, estimulando as emoções e incentivando a expressão de sentimentos e empatia dos alunos, do ensino infantil ao fundamental. O projeto também busca fomentar a alfabetização afetiva de crianças por meio da literatura, já que os livros que fazem parte do projeto abordam temas relacionados a sentimentos e emoções.

 

Entre os títulos incluídos no baú estão: A árvore das lembranças, Emocionário, Casa dos Sentimentos, O monstro das cores, O novelo das emoções, O gigante egoísta e Seja você mesmo. Além do acervo literário, o projeto também entrega materiais pedagógicos e jogos lúdicos — como carimbos, fantoches e cartinhas (todos retratando sentimentos, como alegria, tristeza, amor e raiva) —, que facilitam a realização de atividades escolares que envolvem habilidades socioemocionais.

 

Além de atividades com os alunos, o projeto também propõe ações com os professores. Em Horizontina, os educadores irão participar, no dia 31 de março, às 18h30, de uma oficina online, que terá como tema a literatura e o desenvolvimento das competências socioemocionais. O projeto Histórias e Sentimentos conta com a realização da CentraLink e patrocínio da SLC Máquinas e Instituto SLC, além de apoio da secretaria de educação dos municípios.

 

Sobre SLC Máquinas

 

Com 27 unidades atendendo 409 municípios no Rio Grande do Sul, a SLC Máquinas oferece soluções de alta performance em produtos, peças e serviços para o setor de máquinas agrícolas. Além disso, atua com ampla presença em todo o estado do Rio Grande do Sul na comercialização de equipamentos de Construção e Pavimentação John Deere, garantindo excelência e cobertura completa no suporte aos clientes de ambos os segmentos.

 

Sobre o Instituto SLC

 

Fundado em 2019, o Instituto SLC (ISLC) é, desde então, o braço social do Grupo SLC, sendo o responsável pela gestão do Investimento Social Privado (ISP) realizado pela companhia. Desde sua fundação, o ISLC tem por objetivo atuar no desenvolvimento de pessoas, entidades assistenciais e comunidades, utilizando, preferencialmente, a educação como meio para gerar oportunidades e possibilidades de transformação na vida das pessoas.

 

Sobre a CentraLink

 

A CentraLink é uma empresa que orienta as empresas na utilização das leis de incentivo para que sejam investidos esses recursos nos projetos voltados à transformação sociocultural e ao melhoramento do IDEB. Ao longo dos últimos 10 anos já impactou mais de 5 milhões de crianças em todo território brasileiro. Esse projeto e muitos outros podem ser replicados e realizados em qualquer localidade do Brasil, através do direcionamento do imposto de renda via plataforma IRdoBEM. Mais informações no site www.irdobem.com.br.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

CIDADE

 

DATA

 

LOCAL

 

HORA

 

Palmeira das Missões

 

17/03

 

Instituto Estadual Borges do Canto

 

14h

 

Cruz Alta

 

20/03

 

EMEF Intendente Vasconcellos Pinto

 

10h

 

Erechim

 

20/03

 

EEEM Érico Veríssimo

 

14h

 

Ijuí

 

21/03

 

EEEF Osvaldo Aranha

 

14h

 

Passo Fundo

 

28/03

 

EMEF Daniel Dipp

 

14h

 

Horizontina

 

31/03

 

EMEF Bela União

 

14h