A segunda edição do Festival Gaúchos encerrou no domingo, 28 de setembro, após 25 dias de programação que valorizou a história, cultura e tradição gaúcha. A última atividade foi a cerimônia que revelou os vencedores do 1º Prêmio Cozinha Gaúcha, edição Serra Gaúcha.

 

Estabelecimentos gastronômicos de oito cidades – Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Cambará do Sul – concorreram em dez categorias. Os vencedores foram escolhidos em votação popular, realizada pela rede social do Cozinha Gaúcha no Instagram.

 

Conheça os vencedores do 1º Prêmio Cozinha Gaúcha – edição Serra:

 

Melhor galeto: Nonno Mio (Gramado)

Melhor churras: Fogo, Brasa e Sabor (Cambará do Sul)

Melhor restaurante de cozinha contemporânea: Colheita (Pinto Bandeira)

Melhor fondue: Belle du Valais (Gramado)

Melhor restaurante de hotel: Giostra (Gramado)

Melhor xis: Jaime Rocha (Caxias do Sul)

Melhor pizza: Cândidos Pizza (Gramado)

Melhor restaurante para família: Zelão (Gramado)

Melhor à la minuta: Afuzel Gramado (Gramado)

Melhor restaurante da Serra Gaúcha: Catherine (Gramado)

 

O último final de semana contou com show de Luiza Barbosa, João de Almeida Neto em tributo à Califórnia da Canção Nativa e Pepeu Gonçalves. No Piquete, os chefs Felipe Leonardo, do restaurante Soleil Casa Perini, Carlos Siedekum, do restaurante MLBK, e Fabiano Padilha, do restaurante DiPietro, encerraram os assados do Cordeiraço.

 

O Festival Gaúchos é apresentado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Patrocínio: Sicredi, Icatu Coopera, Banrisul, KTO, Rio Grande Seguros e Previdência. Apoio: Laghetto Largo da Borges, Materia Capitão Rodrigo e Sociedade Recreio Gramadense. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Gramado, Secretaria de Cultura de Gramado e Câmara Municipal de Gramado Realização: Instituto RSNASCE, Grupo Austral, Capacitá Eventos, Darte Entretenimento e Somos RS.