Como parte de seu processo de readaptação cultural, o Grupo Bertolini agora é um dos associados do Instituto Hélice, localizado em Caxias do Sul (RS). O objetivo é fomentar a transformação digital da empresa e investir em inovação por meio de parcerias que promovam o desenvolvimento das marcas que compõem a Bertolini.

Acreditando no trabalho colaborativo, o Hélice representa um conjunto de organizações com o objetivo de acelerar a maturidade do ecossistema de inovação na Serra Gaúcha, permitindo que as empresas avancem mais rapidamente em suas jornadas de transformação cultural e digital. Atualmente, conta com cinco empresas mantenedoras, 11 associados e mais oito apoiadores.

De acordo com a Gerente de Tecnologia da Informação, Angelica Dal Bello, este foi o momento oportuno encontrado pelo grupo para colocar em prática esta união ao Hélice. “A Bertolini vem se transformando, aperfeiçoando a sua cultura. Ecossistemas como o Hélice são essenciais, pois permitem a troca de experiências e, por consequência, renovação e agilidade das mudanças”, afirma. Segundo Angelica, é possível que outras empresas tenham passado pelas mesmas particularidades, o que permite uma troca enriquecedora. “Compartilhar também é parte essencial da cultura.” Desta forma, este é o maior benefício em fazer parte do Hélice, além da conexão com diversas tecnologias e soluções.

O trabalho do Hélice consiste em trazer soluções em inovação aberta para os desafios apresentados pelas empresas que fazem parte do instituto. Para Angelica, isto envolve muito mais do que tecnologia, mas sim pessoas. “O principal é a mudança cultural que a inovação proporciona, e não somente a ferramenta em si. Inovação permite o aprendizado experiencial, e isto traz agilidade aos processos e aos negócios”, explica.

A Bertolini ainda enxerga na cultura de inovação uma maneira de contribuir para a atração e a retenção de talentos para a região, tornando-a um destino interessante para outras empresas. “É um ganho importante para a comunidade como um todo”, resume Angelica.

Para o CTO do Grupo Bertolini Jeferson Bertolini, o trabalho que está sendo realizado junto ao Instituto servirá para estimular o entendimento da organização sobre o que é inovação. “Este é um projeto que complementa nosso atual processo de readaptação cultural, que trará maturidade e processos estruturados em um ambiente de inovação para o grupo. A jornada de transformação é um desafio, mas não é à toa que o propósito da Bertolini é prosperar através da paixão transformadora”, explica o CTO.

Outra iniciativa do grupo é a participação na edição de 2022 do Programa Inovalab, ação que promove inovação aberta e empreendedorismo industrial. Realizado na cidade de Colatina (ES), onde o Grupo Bertolini possui uma unidade, o Inovalab consiste em projetos selecionados de instituições locais propondo desafios, proporcionando inovação e desenvolvimento tecnológico para o município e para as empresas da região. “Tratar a inovação e trabalhar mais neste pilar é nosso foco. A ação é ampla, envolvendo todos os colaboradores, para que o conceito e o olhar para a inovação sejam coletivos, dentro do dia a dia, estimulando novos negócios e ideias”, aponta Angelica.

Sobre o Instituto Hélice

O Instituto Hélice, fundado em setembro de 2018, conecta os empreendimentos associados a soluções de que necessitem. Propõe uma metodologia de inovação aberta, ou seja, de colaboração, e para isso, a adoção de processos, começando por um diagnóstico do nível de maturidade da empresa em inovação, passando por métricas compartilhadas, treinamentos, conexões com startups e engajamento.

Sobre o Grupo Bertolini

Posicionada como uma das grandes organizações brasileiras com raízes 100% gaúchas atuando por meio de gestão familiar colaborativa, o grupo teve início em agosto de 1969, com a fundação de uma serralheria em Bento Gonçalves (RS). Com uma história marcada pela abertura de unidades logísticas e industriais, entrada em mercados de diferentes segmentos e expansão dos negócios através da distribuição internacional, um passo significativo em direção ao aperfeiçoamento do negócio foi consolidado com a aplicação de uma nova estrutura organizacional no final de 2013. Atualmente, está presente no Brasil com fábricas e escritórios em Bento Gonçalves (RS), Colatina (ES) e Cabo de Santo Agostinho (PE) e também no exterior, com unidades de negócio nos Estados Unidos, México e Colômbia. O Grupo Bertolini, controlado pela Bertolini S/A e Bertolini Participações, é formado pela Bertolini Sistemas de Armazenagem, Bertolini Móveis, Usber Tubos de Aço, Save Space, Evviva e Logber Logística.

O Grupo Bertolini conta com mais de 408 mil m² de área, frota própria que supera 100 caminhões, mais de 1.100 colaboradores diretos e exportação para mais de 25 países.

 

Comprometida com o crescimento, investe na capacitação pessoal e na tecnologia baseada em uma política de valorização das pessoas, de respeito ao meio ambiente e de crença em sua capacidade de inovação. Tudo isso com foco no respeito e na satisfação de seus clientes, visando um futuro de ainda mais oportunidades e expansão.

Dinâmica Conteúdo Inteligente