
Carrefour e Quitanda começam a vender produtos do Desafio O Grande Redesenho de Alimentos, promovido pela Fundação Ellen MacArthur
Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, os consumidores têm a chance de começar a fazer escolhas que realmente contribuem para a regeneração da natureza: os produtos desenvolvidos durante o Desafio ‘O Grande Redesenho de Alimentos’, promovido pela Fundação Ellen MacArthur em parceria com o Sustainable Food Trust, estarão disponíveis para compra a partir de agora em lojas do Grupo Carrefour Brasil e Quitanda.
Com o selo “Aliado da Natureza”, todos os produtos desenvolvidos no Desafio ganham maior destaque e poderão ser facilmente identificados pelos consumidores. Alguns dos itens que estarão disponíveis para compra nas lojas dos varejistas apoiadores são: o café Apuí Agroflorestal, da Amazônia Agroflorestal; o cacau em pó da Viva Regenera; o leite de castanha da Amazônia da Cuíca; o cereal proteico à base de biomassa de aveia da Nude; o chocolate de mel de cacau da Nutricandies; e o blend proteico em pó com ingredientes da floresta amazônica, como o bacuri, taperebá e a castanha-do-Brasil, da Mahta.
Além disso, alguns dos produtos brasileiros desenvolvidos durante a campanha também poderão chegar a prateleiras internacionais, como dos mercados da rede Casa Rica, no Paraguai. Este varejista, além de disponibilizar os produtos para venda, também participou do Desafio com as suas próprias criações.
“Temos estabelecido um eixo estratégico no qual desenvolvemos produtos de economia circular aplicada, no âmbito da nossa Estratégia de Sustentabilidade 2030. Esse sub-eixo de trabalho, com indicadores e objetivos anuais, nos permite medir o impacto real em nossas operações, nos aliar à comunidade e oferecer produtos inovadores, como nossa Cerveja Circular Bread Ale e o licor artesanal Licoreto, nas versões limoncello e narancello, com um impacto social e ambiental mensurável e tangível. Estamos certos de que esse é o caminho correto, em direção a um Paraguai mais sustentável”, comenta Marcelo Sabanes, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Casa Rica.
Todos os produtos foram criados com base no modelo de design circular de alimentos, que propõe a priorização de ingredientes mais diversos em espécies e culturas; o reaproveitamento de ingredientes que seriam desperdiçados; a escolha de ingredientes que geram menor impacto ambiental; e que a maioria desses sejam produzidos com práticas que regeneram a natureza. Além disso, as embalagens desses produtos devem seguir os princípios da economia circular, isto é, evitar a geração de resíduos e poluição e ser feita de materiais que possam circular na prática e em escala.
Segundo Luisa Santiago, diretora executiva para a Fundação Ellen MacArthur na América Latina, “As empresas de alimentos mostraram que é possível criar produtos que ajudam a natureza a prosperar. Agora, os varejistas vão disponibilizá-los nas prateleiras dos supermercados, tornando-os parte da rotina alimentar das pessoas. Ao comercializar esses produtos nas suas lojas, o varejo começa a mostrar que é possível colocar a economia circular no dia a dia das pessoas, que é possível tocar, cheirar, saborear os benefícios da transformação sistêmica que uma economia circular oferece. E, com isso, as escolhas dos consumidores e o dinheiro gasto no ato de consumir alimentos pode, de fato, ter um impacto positivo na natureza. Esperamos que mais varejistas coloquem os produtos Aliados da Natureza nas suas lojas e que mais empresas apliquem o design circular de alimentos para desenvolver produtos que são bons para as pessoas e para a natureza”.
“Ao disponibilizarmos os produtos com o selo ‘Aliado da Natureza’ com curadoria da Fundação Ellen MacArthur, oferecemos aos nossos clientes a oportunidade de identificar e diferenciar produtos visualmente semelhantes, mas provenientes de modelos produtivos distintos e partir daí fazer escolhas conscientes, que não apenas alimentam, mas também contribuem ativamente para um futuro mais sustentável. Esta é uma das ações que o Grupo Carrefour Brasil vêm promovendo para reduzir os impactos ambientais e impulsionar as suas cadeias produtivas que compartilham valor com as comunidades locais, além de guiar o consumidor nesta importante jornada”, ressalta Julia Carlini, Gerente Sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
“Hoje, mais de 60% das nossas compras são feitas de fornecedores locais, e cerca de 20% do nosso portfólio inclui produtos com algum tipo de certificação sustentável. Participar dessa iniciativa foi uma escolha natural para nós, porque acreditamos que o futuro da alimentação depende de modelos que respeitam os ciclos da natureza e promovem impactos positivos em toda a cadeia. Ao levar os produtos do Desafio O Grande Redesenho de Alimentos para as nossas gôndolas, reforçamos nosso compromisso com a economia circular e oferecemos aos clientes a oportunidade de consumir unindo sabor e consciência”, afirma Paula Contim, Gerente Sênior de Sustentabilidade da Quitanda.
SOBRE O DESAFIO
Lançado em 2023, o Desafio ‘O Grande Redesenho de Alimentos’ nasceu a partir de um relatório que destaca o papel de empresas de bens de consumo e varejistas na construção de um sistema alimentar regenerativo. A publicação propõe o design circular de alimentos como ferramenta para impulsionar benefícios como aumento da biodiversidade, captura de carbono e melhoria da qualidade do solo, ar e água.
O Desafio, portanto, convidou empresas de todo o mundo a criar ou redesenhar produtos alimentícios usando os princípios da economia circular, com o intuito de regenerar a natureza. Em três etapas, as participantes tiveram acesso a webinars com especialistas, desenvolveram propostas alinhadas ao design circular e receberam orientações de grandes varejistas. Neste processo, 19 empresas foram selecionadas para receber um subsídio total de £570.000 (cerca de R$4,3 milhões) – £30.000 (aproximadamente R$230 mil) destinados a cada uma. Do Brasil, foram contempladas as empresas Bebajapi Bebidas Fermentadas, Horta da Terra, Mahta e Nutricandies.
Ao todo, foram desenvolvidos 141 produtos por 57 empresas, em 12 países. No Brasil, 11 empresas chegaram à fase final da jornada, com 23 produtos criados. São elas: Amazônia Agroflorestal, Amazonika Mundi, Bebajapí Bebidas Fermentadas, Cuíca, Horta da Terra, Mahta, Nude, Nutricandies, Puravida, Santa Food e Viva Regenera.
Além disso, empresas que desejam incorporar o design circular em seus processos podem se orientar pelo Guia criado pela Fundação, a partir das lições aprendidas com as participantes do Desafio.
SOBRE A FUNDAÇÃO ELLEN MACARTHUR
A Fundação Ellen MacArthur é uma organização internacional sem fins lucrativos que desenvolve e promove a ideia de uma economia circular para enfrentar alguns dos principais desafios da atualidade, como as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, desperdício e poluição. Trabalhamos com líderes dos setores público e privado, assim como acadêmicos, para construir conhecimento, explorar oportunidades colaborativas e projetar e desenvolver iniciativas e soluções para uma economia circular. Progressivamente mais baseada em energia renovável, uma economia circular é impulsionada pelo design para eliminar resíduos, fazer circular produtos e materiais em seu valor mais alto e regenerar a natureza, para criar resiliência e prosperidade para as empresas, o ambiente e as pessoas.
SOBRE O GRUPO CARREFOUR BRASIL
Há 48 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), diversidade e inclusão (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), TodoDia (supermercado de descontos e e-commerce), BomPreço e Nacional (supermercado e e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. A empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
SOBRE A QUITANDA
Fundada em 2007, a Quitanda é um mercado especializado em produtos frescos de altíssima qualidade, localizado no coração do bairro de Pinheiros, em São Paulo. Integrante do Grupo Raízes — um grupo familiar de empresas voltadas à alimentação e hospitalidade —, o espaço se consolidou como referência em gastronomia sustentável. Com uma base sólida de clientes fiéis, a Quitanda recebe cerca de 50 mil pessoas por mês em sua loja.
SOBRE A CASA RICA
A Casa Rica foi fundada em 1988 e, atualmente com 3 filiais, é um dos principais referenciais da cultura gastronômica paraguaia, sendo o primeiro supermercado gourmet do Paraguai. Destaca-se por sua atuação no mercado nacional por meio da constante inovação, fortalecendo suas capacidades e investindo fortemente em tecnologia e mão de obra qualificada e comprometida, potencializando exponencialmente a experiência do cliente. A incorporação de melhorias inovadoras em seus processos, ofertas de valor e infraestrutura, bem como a implementação da sua Estratégia de Sustentabilidade até 2030, se refletem na experiência oferecida ao público — seja nos salões de venda ou por meio da plataforma amigável de E-Commerce. A Casa Rica disponibiliza tanto artigos tradicionais quanto uma variedade incomparável (e em constante expansão) de novos sabores e aromas em panificados, pâtisserie e produtos alimentícios de altíssimo padrão. Ao mesmo tempo, vem alcançando resultados extremamente promissores ao avançar na otimização e medição constante do consumo de energia, no uso racional da água e na separação de resíduos desde a origem.