Contar histórias da cidade de Gravataí sob o ponto de vista da diversidade de seus cidadãos, que vivenciam o município de forma peculiar e intensa. Esse é o objetivo do documentário “Memórias de uma Aldeia dos Anjos”, que terá sua estreia no próximo dia 30 de abril. A exibição será na Casa de Cultura de Gravataí (Av. José Loureiro da Silva, 1350 – Centro), com duas sessões gratuitas, às 19h e às 20h. O público pode reservar lugar pelo Instagram oficial do projeto: @doc.memoriasdaaldeia, até o limite de lotação.

 

Selecionada pelo Edital nº 26/2023 Audiovisual – LPG Gravataí, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), a obra reúne depoimentos de moradores com diferentes trajetórias. A proposta é valorizar essas vozes e eternizar suas histórias, ampliando a visibilidade do município e de quem o constrói dia após dia. Para construir a narrativa a partir da voz dos moradores, foram ouvidos nove cidadãos que compartilharam seus pontos de vista e vivências na cidade.

 

“A ideia é homenagear os cidadãos e permitir que as futuras gerações conheçam quem são essas pessoas. Queremos resgatar a memória local, combater a invisibilidade social de quem ajudou a formar a cidade. Além disso, mostrar que é possível fazer audiovisual com identidade e impacto social em Gravataí”, afirma a jornalista e diretora do filme, Jessica Cardoso da Fonseca Silva.

 

Ao longo do curta, o documentário retrata as transformações marcantes no cotidiano local – desde as mudanças nos hábitos religiosos até o crescimento urbano e populacional. “Dois relatos me chamaram a atenção: o costume antigo de separar homens e mulheres durante as missas, e a evolução no trânsito, de ruas quase vazias a congestionamentos diários”, comenta Jessica.

 

Após a estreia, a obra será levada a escolas municipais e instituições interessadas, acompanhada de bate-papos com a autora. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: documentarioaldeiadosanjos@gmail.com.

 

Serviço:

 

Estreia do documentário “Memórias de uma Aldeia dos Anjos”

 

Quando: 30 de abril de 2025 (terça-feira), às 19h e às 20h

 

Onde: Casa de Cultura de Gravataí (Av. José Loureiro da Silva, 1350 – Centro)

 

Quanto: Gratuito

 

Reserva de lugares: Via Instagram @doc.memoriasdaaldeia

 

Mais informações: documentarioaldeiadosanjos@gmail.com