
Atividades culturais e de entretenimento impulsionam o setor de hotelaria e já movimentam R$ 314 bilhões por ano no Brasil
Uma nova tendência está redefinindo a forma como as pessoas escolhem seus destinos de viagem: o Gig Tripping. Cada vez mais presente no cenário global, o termo se refere ao hábito de planejar uma viagem com o objetivo principal de assistir a shows, festivais ou eventos musicais. Impulsionado pelos Millennials e pela Geração Z, esse movimento já se tornou um dos principais motores da indústria hoteleira.
A pesquisa global “Go Get It: Como as Gerações Z/Y viajarão em 2025”, conduzida pela marca ibis, em parceria com a agência de tendências Globetrender, reforça essa mudança de comportamento: 48% dos jovens priorizam experiências únicas ao escolher um destino, com festivais e eventos culturais figurando entre os principais motivadores de viagem.
Segundo levantamento da consultoria 3mais, 77% dos “Gig Trippers” chegam até dois dias antes dos eventos e 80% permanecem até três dias depois, movimentando os setores de hotelaria, transporte e comércio local, gerando efeitos econômicos que vão muito além do valor do ingresso. Esse impacto já é tangível: dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), apontam que o setor de atividades culturais e de entretenimento movimenta R$ 314,2 bilhões por ano, com crescimento sustentado nos últimos anos. Ainda segundo a Collinson International, o turismo musical deve dobrar globalmente até 2032, alcançando US$ 13,8 bilhões.
Agenda de shows recheada no segundo semestre
O segundo semestre de 2025 será marcado por grandes eventos musicais em diversas regiões do país. Um dos destaques é a aguardada segunda edição do festival The Town, que acontece em setembro, em São Paulo, e deve repetir o sucesso da estreia, quando cerca de 65% do público veio de outras cidades, segundo o site oficial do evento.
Entre os shows já confirmados, estão:
São Paulo – The Town (6, 7, 12, 13 e 14/07), com Katy Perry, Mariah Carey, Backstreet Boys, Lionel Richie, Jessie J, Green Day e Camila Cabello, no Autódromo de Interlagos; Guns N’ Roses (25/10), no Allianz Parque; Imagine Dragons (31/10), no Estádio MorumBIS; Oasis (22 e 23/11), no Allianz Parque; e Dua Lipa (15/11), no Estádio MorumBIS.
Florianópolis – Guns N’ Roses, na Arena Opus (21/10).
Belo Horizonte – Imagine Dragons, no Estádio Mineirão (26/10).
Curitiba – Guns N’ Roses, na Pedreira Paulo Leminski (28/10).
Cuiabá – Guns N’ Roses, na Arena Pantanal (31/10) .
Brasília – Imagine Dragons (29/10) e Guns N’ Roses (02/11), ambos no Estádio Mané Garrincha.
Rio de Janeiro – Dua Lipa, no Estádio Nilton Santos (22/11).
Oportunidade para a hotelaria
Segundo um levantamento interno da Accor, hotéis localizados próximos a arenas e casas de shows registram picos de ocupação nos períodos que antecedem e sucedem os eventos, reflexo direto do comportamento típico do turista de Gig Tripping. A tendência representa uma oportunidade estratégica para o turismo e a hotelaria no Brasil. Marcas que souberem se conectar de forma autêntica com essa nova geração de viajantes têm a chance de se destacar num mercado em transformação.
Sobre a família da marca ibis
Desde 1974, o ibis é uma marca pioneira, aberta e acolhedora para todos. Os hotéis ibis são amados por viajantes e moradores locais por seu estilo contemporâneo, centros sociais vibrantes, quartos que parecem um lar, bares animados, opções gastronômicas e experiência fácil de check-in mobile. Não importa em que parte do mundo o hóspede viaje, o ibis sempre parece ser o lugar certo para estar. Em 2012, a ibis ampliou o seu portfólio com duas ramificações de marca: Etap Hotel, que se tornou ibis budget, e All Seasons, que se tornou ibis Styles. Com essas opções dedicadas, a oferta da Accor nos segmentos econômico e supereconômico foi reforçada. Hoje, a família de marcas ibis pode oferecer aos hóspedes um hotel e uma localização para todos os gostos e orçamentos, com um total de quase 2.600 hotéis em todo o mundo. A família de marcas ibis faz parte da Accor, um grupo de hospitalidade líder mundial com mais de 5.700 empreendimentos em mais de 110 países, e uma marca participante do ALL – Accor Live Limitless – um programa de fidelidade que oferece acesso a uma ampla variedade de prêmios, serviços e experiências.