A Artista Graça Craidy se integra às comemorações dos 250 anos de Porto Alegre abrindo no Paço Municipal uma mostra com 30 desenhos a nanquim de esculturas e ornamentos de fachadas da cidade, na mostra Beleza Escondida. A abertura será neste sábado, 3 de dezembro das 11h às 13h. A visitação é gratuita e vai até 20 janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 12 e das 13h30 às 17h, no Porão do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico).

 

A ideia é convidar os transeuntes a redescobrir a cidade e seus encantos criados por grandes nomes da arte escultórica, como Carlos Fayet e sua “Themis”, no Palácio da Justiça; Decio Villares e seu “Monumento a Júlio de Castilhos”, na Praça da Matriz; Federico Escalada e seu “Gaúcho Oriental”, na Redenção; Gilberto Silveira e sua “Mãe Oxum”, na orla de Ipanema; Carlos Tenius e seu “Monumento aos Açorianos”, na Borges; Miriam Obino e “A Fuga”, na Praça da Alfândega; “Atlas jovem” na antiga Confeitaria Rocco, entre outros.

 

Para Graça Craidy, esta é uma oportunidade não para quem tem saudade das ruas que não andou, como declarou Mario Quintana, mas para quem tem saudades das ruas que andou e andou e andou e não viu.

 

“Você por acaso percebeu a malacara caborteira do Gaúcho Oriental que domina atrevido as fronteiras da Redenção? Olhou para cima, mais para cima, bem para cima e lá no píncaro saudou a República, no monumento da Praça da Matriz? Deu respeitosa passagem ao périplo contundente dos ancestrais fundadores da cidade no ‘Monumento aos Açorianos’?”, pergunta a artista. A resposta, segundo ela, está nos desenhos.

 

A exposição Beleza Escondida terá ainda evento especial, aberto ao público, também no Paço Municipal, no dia 15 de dezembro, às 17h: uma conversa com o pesquisador José Francisco Alves sobre o seu recente lançamento em livro A escultura pública de Porto Alegre: obra comemorativa.

 

Serviço: Exposição Beleza Escondida, de Graça Craidy Visitação: de 03/12 até 20 janeiro 2023, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h

Local :Porão do Paço Municipal

Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico

A visitação é gratuita

 

Texto:Cleber Saydelles

Edição: Andrea Brasil