Com a crescente demanda por opções saudáveis, milhares de empreendedores estão aproveitando para abrir marcas próprias e lançar produtos inovadores para este mercado

 

O sorvete, uma das sobremesas preferidas dos brasileiros e historicamente associado a um elevado índice calórico, está passando por uma verdadeira revolução em sua composição. Com a crescente busca por opções mais saudáveis, ele surge agora em versões mais leves e nutritivas, gerando também empoderamento econômico, com a criação de pequenos e médios negócios locais.

 

Antes visto como uma simples guloseima, o sorvete tem se adaptado aos novos hábitos de consumo e aos avanços da ciência alimentar, já que os consumidores têm buscado alternativas mais equilibradas para consumo. Atualmente, o segmento de sorvetes saudáveis, embora em expansão, ainda é um nicho com pouca concorrência, especialmente no Brasil. Contudo, empreender nesse mercado exige inovação e capacitação técnica, com profundo conhecimento sobre ingredientes, métodos de produção e formulações, pois desenvolver um sorvete com sabor e textura agradáveis, além de alto valor nutricional, não é uma tarefa fácil. Essa complexidade explica a dificuldade em encontrar versões sem açúcares e gorduras com boa palatabilidade. A alta demanda por produtos inovadores reflete o enorme potencial do mercado.

 

Com mais de 1 bilhão de litros consumidos ao ano, o mercado de sorvetes no Brasil movimenta mais de R$ 14 bilhões ao ano, gerando cerca de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes (ABIS). No entanto, as novidades do setor não se resumem aos números robustos e à própria evolução do sorvete como produto. O país também está vivendo uma revolução no empreendedorismo no setor de sorvetes.

 

Empreendedorismo no mercado de sorvetes saudáveis

 

Pessoas de todo o país estão encontrando nesse mercado uma oportunidade para transformar suas vidas por meio da abertura do próprio negócio. À frente desse movimento no mercado está Giselle Sell, farmacêutica pioneira no setor, responsável pelo desenvolvimento do primeiro sorvete à base de Whey no Brasil em 2012, e fundadora da Terapia&Sabor, o maior programa de formação profissional em sorvetes saudáveis do Brasil.

 

Até o momento mais de dois mil alunos de todas as regiões do Brasil já passaram por essa capacitação, sendo em sua grande maioria mulheres entre 35 e 55 anos. De acordo com Giselle, “muitas delas decidiram deixar o mercado formal de trabalho para empreender, enquanto outras adaptaram negócios existentes para atender à crescente demanda por sorvetes saudáveis. As empreendedoras formadas pela Terapia&Sabor alcançam faturamentos superiores a R$ 5 mil mensais logo no início de suas jornadas”.

 

Exemplos notáveis de empresas de sorvetes saudáveis, que foram criadas por alunos da formação: Terapia&Sabor são o “Gelatos do Bem”, que atua em Recife (PE), com uma ampla produção de sorvetes funcionais, incluindo a inovadora linha FIBER, rica em fibras, vendidos via delivery e em lojas de produtos naturais. Outro exemplo é o “Fruto Cacau”, de São José do Rio Preto (SP), marca que adicionou gelatos e picolés saudáveis no seu portfólio de chocolates funcionais, expandindo o público e explorando novos mercados na região.

 

Atualmente, o cenário empreendedor no Brasil segue aquecido, com as micro e pequenas empresas desempenhando um papel crucial, representando cerca de 30% do PIB nacional. Dentro desse panorama, o nicho de alimentos saudáveis tem se destacado pela sua crescente demanda. De acordo com a Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis deve crescer 27% até 2025, consolidando-se como uma oportunidade atraente para novos empreendedores que buscam se inserir em um mercado em expansão e cada vez mais consciente sobre saúde e bem-estar.

 

A combinação entre inovação alimentar e empreendedorismo, especialmente sob a liderança feminina, tem acelerado de forma significativa a transformação e evolução do mercado de sorvetes no Brasil. “As empresas que se adaptarem a essas tendências terão a chance de se tornarem pioneiras e liderar um mercado cada vez mais competitivo. O que antes era visto apenas como um simples doce, agora, evoluiu para um alimento funcional, rico em nutrientes. Além de oferecer prazer ao paladar, os sorvetes passaram a contribuir para a saúde, atuando como um complemento alimentar repleto de benefícios para o organismo”, finaliza Giselle.

 

Para mais informações sobre os cursos de capacitação oferecidos pela “Terapia&Sabor”, acesse: www.instagram.com/sellgiselle e www.gisellesell.com