
O concurso Soberana do Turismo do RS 2025 teve sua final no sábado, 12, no Shopping Bellas Guaporé, reunindo representantes de 16 das 27 regiões turísticas do Rio Grande do Sul. Durante três dias, as candidatas visitaram locais turísticos, empresas e vinícolas da cidade e também o Cristo Protetor em Encantado.
A Soberana do Turismo do RS eleita é Vitória Eduarda Grando, da Região Uva e Vinho, a 1ª Princesa é Jennifer Lopes, da Região Litoral Norte, e a 2ª Princesa é Eduarda Dahm, da Região Vale do Taquari.
Para Lucca Rossi, o desafio de fazer um concurso desta magnitude é um trabalho prazeroso.” Quem trabalha se divertindo faz a coisa acontecer. Trabalhar com um setor tão pujantete dá um brilho de pertencimento, tu te apaixona pelas pessoas, pelos locais e, sobretudo, o poder que tu tens de poder disseminar o que tu tens de melhor pelo lugar que tu mora. O concurso promove isto,é uma coisa tão legal quando tu pode pegar meninas,90% de quem esta aqui pensa que é um concurso de beleza,não é só um concurso de beleza,é mais que isto, tu poder usar o poder de fala de uma jovem que tem a internet a seu alcance para mostrar quanto o turismo da tua região é importante e penso que é um dos meios mais fortes para o desenvolvimento econômico de uma cidade, região,de um Estado e de um País.Tudo o que acontece envolve o turismo,tu não vai para a Europa porque acha a Torre Eiffel bonita,vai porquê o turismo é fomentado”.
Para Marcia Pez, Secretaria de Turismo de Guaporé, fazer o evento em Guaporé, que é uma cidade com muita história, faz parte dos 150 anos da imigração italiana e é uma cidade mãe, dando origem a muitas cidades da região, foi uma maneira de mostrar a parte histórica e cultural da cidade.” Um evento como este vai atrair os olhos do Estado e beneficiar tanto as 3 vinícolas como o ramo das joias e lingeries que são muito fortes.
Para a Diretora de Turismo do RS, Claudia Mara, a importância de ter uma Soberana do Turismo é representar o turismo em diversos eventos e também o setor feminino.” O turismo é administrado em 50% por mulheres e irá demonstrar a força da mulher gaúcha. Nós estamos percebendo que as Soberanas em suas regiões, mais do que a beleza, mostrarão que são mulheres determinadas, prontas para defender, divulgar e promover suas regiões.
A Corte do Soberana do Turismo do RS estará presente no Festuris em Gramado, que este ano ocorrerá de 06 a 09 de novembro.
Realização e Promoção: E+NEWS / Correalização: SETUR e Realização Local: Prefeitura Municipal de Guaporé através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Guaporé.
Pauta: Gil Pimentel