Produção gaúcha premiada no Festival de Cinema de Sorocaba e Prêmio Especial do Júri no The Gladiator Film Festival na Turquia, estreia com exclusividade na Cinemateca Paulo Amorim

 

O longa-metragem Contrabando, uma produção gaúcha, independente e premiada, estreia dia 24 em Porto Alegre, na Cinemateca Paulo Amorim. Com direção de João Pedro Gottardo, o filme é uma obra de ficção ambientada no final da década de 70 nas margens do rio Uruguai e foi realizado por um coletivo cultural. Contrabando foi definido pelos mais de mil participantes que se envolveram na produção como um “filme costeiro”, por retratar a região missioneira às margens do rio que divide a fronteira gaúcha com Argentina.

 

Com financiamento do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei nº 14.017/20, o longa foi filmado na cidade de Porto Xavier. O co-roteirista Guilherme Suman, que também interpreta o General Gutiérrez, não escondeu sua alegria de participar deste “cinema de bombacha”, como classificou a produção missioneira. Já o diretor João Pedro Gottardo destaca o desafio de produzir o longa-metragem tão afastado dos grandes centros, onde as dificuldades somente foram superadas porque a comunidade local abraçou a ideia e deu força total ao projeto.

 

E por essa força-tarefa dos envolvidos, Contrabando recebeu os prêmios de Melhor Filme Nacional, Melhor Direção Nacional, Melhor Desenho de Som, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem no Festival de Cinema de Sorocaba (2023); Melhor Trilha Sonora em Filme Internacional no COLIFFE 3. Coliseum International Film Festival, Roma (2023); Melhor Diretor para João Gottardo, Melhor Ator para Emerson Gottardo e Melhor Ator Coadjuvante para Guilherme Suman no Golden Wheat Awards na Turquia (2024); e Prêmio Especial do Júri no The Gladiator Film Festival na Turquia (2024).

 

O filme retrata a mitologia costeira do povo gaúcho fronteiriço que vive de pequenos contrabandos entre Brasil e Argentina, os “chibeiros”, como são conhecidos, por meio de Daniel, um contrabandista de farinha de trigo que perambula entre as nações, ávido por fazer negócios e também por tentar encontrar o seu lugar no mundo. Durante suas andanças, ele se apaixona por Helena, a filha de um bolicheiro. Em função do êxito da atividade clandestina, a Gendarmeria (polícia de fronteira da Argentina) escala o General Gutierrez para interromper os negócios ilícitos, colocando em risco a vida dessas pessoas. Inspirado em fatos reais, o roteiro agrega também diversos causos e canções que compõem a mitologia costeira do Rio Uruguai.

 

Em 2021, Gottardo foi indicado na categoria ‘’cineasta gaúcho’’ no prêmio Vítor Mateus Teixeira, proposto pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul por consequência de sua conexão com temáticas costeiras e a busca por retratar o imaginário popular das comunidades ribeirinhas, encontra no cinema regionalista a sua maneira de contribuir para o cenário cinematográfico do Rio Grande do Sul. Em 2022 criou a Coletivo Fronteira, estabelecida em Santa Rosa, atualmente sob administração de Caroline Schreiner e Luis Carlos Rossato.

 

Ficha técnica

Brasil | 2023 | 70 min. |Ficção |12 anos | Idioma: português

Título original: CONTRABANDO

Direção: João Pedro Gottardo

Roteiro: João Pedro Gottardo, Carlos Omar Villela Gomes, Guilherme Suman, Gabriel Ramos

Prosa poética: Carlos Omar Villela Gomes

Produção executiva: Emerson Gottardo

Fotografia: Klaus Benevenuto, João Pedro Gottardo

Montagem: João Pedro Gottardo, Luan Mancini

Som direto: Higor Malescha, Gustavo Silva, Tobias München, Tomé München

Desenho de som: Duca Duarte

Trilha sonora: Duca Duarte, Halber Lopes, Tiago Rossato

Direção de arte: André Marques

Figurino: Gilmara Fioravante, André Marques

 

Elenco

Emerson Gottardo como Daniel

Tomé München como Santiago

Guilherme Suman como Gal. Gutierrez

Adilson Irineu como Tio Telmo

Cinara Marquete como Benzedeira

Nadine Lazzaretti como Helena

 

Redes sociais:

@filme.contrabando

 

CONTRABANDO de João Pedro Gottardo

Estreia dia 24 de outubro, 19h

Dias 26 e 28 de outubro, às 19h

Cinemateca Paulo Amorim – Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736