
Projeto fotográfico transforma a solidariedade em memória nas imagens de quem viveu a enchente de 2024
O projeto Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução abre sua terceira exposição, intitulada “Conscientização”, convidando à reflexão sobre os impactos e aprendizados da maior catástrofe climática do RS, no dia 13 de setembro (sábado), às 15h, na Praça da Alfândega (imediações do MARGS). Esta é a última etapa em Porto Alegre da iniciativa, coordenada por Marcos Monteiro e produzida por Edison Nunes, após o sucesso das mostras que emocionaram milhares de visitantes: “Voluntariado”, que ficou no local de 12 de julho a 7 de agosto e “Resiliência”, em cartaz de 9 de agosto a 11 de setembro. A visitação ocorre diariamente, ao longo de 24h, até o dia 9 de outubro.
“Conscientização” propõe um olhar aprofundado sobre os impactos da enchente de 2024 e a urgência de uma nova relação com o meio ambiente. Através das lentes de 28 talentosos fotógrafos, a coletiva busca não apenas registrar a devastação, mas também inspirar a reflexão sobre a resiliência humana e a necessidade de ações preventivas e sustentáveis. Participam: Alê Bruny, Ana Shtlr, Andréia Kris, André Lisboa, Carmen Salazar, Cerise Gomes, Cláudia Bento Alves, Cynthia Recuero, Diego Costa, Gustavo Ludecke, Gustavo Mansur, Gustavo Toigo, Gustavo Vara, Janderson da Silva, Juliano Verardi, Jorge Lansarin, Lari Pieta, Leandro Lopes, Leandro Selister, Lucian Brum, Marco Faria, Marco Resende, Nadia Weber Santos, Nely Alves, Rogério Soares, Selmar Medeiros, Valder Valeirão e Wanderlei Oliveira.
Da capital gaúcha, o projeto migrará para Pelotas, onde ocupará o Largo do Mercado, de 25 de outubro a 20 de novembro com a mostra “Gratidão” e de 22 de novembro a 20 de dezembro, com “Retomada”. O Memorial das Águas nasceu da urgência de transformar o luto em legado, documentando a maior catástrofe climática em solo gaúcho e a extraordinária onda de solidariedade que a acompanhou. Composto por cinco exposições – três em Porto Alegre e duas em Pelotas – o projeto registra os impactos da enchente, os resgates, a força do voluntariado e os movimentos de reconstrução afetiva e social nas comunidades atingidas. “Mais do que um registro documental, o Memorial das Águas é um tributo coletivo e um convite à reflexão. A exposição ‘Conscientização’ reforça a importância de aprendermos com o passado para construirmos um futuro mais resiliente e sustentável”, destaca o designer e fotógrafo Marcos Monteiro, idealizador e curador do projeto.
Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet, Galeria Escadaria e Clube Arte Para Todos
Apoio: Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Pelotas, Valorize Projetos, Gestão de Recursos e Patrocínios Ltda, CDF Locações de Materiais Cenográficos e Culturais Ltda.
Patrocínio: Grupo RBS, Paraflu do Brasil Indústria e Produtos Químicos Ltda, Nutrire Indústria de Alimentos Ltda, Soma Sul Equipamentos Ltda.
Serviço:
Memorial das Águas – 3ª Exposição “Conscientização”
Abertura: 13 de setembro (sábado) de 2025, a partir das 15h.
Local: Praça da Alfândega – imediações do MARGS – Centro Histórico de Porto Alegre
Encerramento: 9 de outubro de 2025.
Visitação: Diária, ao longo de 24h. Entrada franca.
Contato: Com a assessora de imprensa Vera Pinto (51) 99104-1372 ou coordenador do projeto e curador, Marcos Monteiro (51) 9935-0608.
Foto de Selmar Ferreira de Medeiros