
A Cuor di Crema trabalha com receitas sazonais inspiradas em festas populares, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Festa Junina e Halloween e Natal
Nomeado País Criativo do Ano em 2025 pelo Festival Internacional de Criatividade Cannes Lion, o Brasil usa da identidade gerada pela diversidade étnica e cultural para se expressar de maneira única, seja nas artes plásticas, na música, literatura, teatro, cinema e até inovar na ‘arte informal’ da gastronomia e confeitaria, com propostas sensoriais ricas em cores, sabores, aromas e texturas.
Em meio a isso, a Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, investe em sabores temáticos ao longo de todo o ano para celebrar datas especiais, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Festa Junina e Halloween e Natal. CEO da Cuor di Crema, Antônio Augusto Ribeiro de Souza oferece dicas sobre como é possível trazer o mix de culturas para homenagear festas populares no setor de alimentos. Confira as dicas do empresário para atuar de forma criativa nas datas:
Explore ingredientes típicos com uma releitura internacional
A base de cada sabor pode ser um ingrediente local, combinado com técnicas e texturas da gelateria italiana. “São João é uma excelente data para provocar essa brincadeira, porque as comidas geralmente são quentes devido ao inverno. Então a proposta dos sabores enquanto gelatos é inédita”, pontua o executivo.
Traga inspirações de festas do mundo para dialogar com as brasileiras
Seja no Halloween, popular no Hemisfério Norte, ou mesmo no Dia das Crianças, feriado nacional, apostar no lúdico é uma boa opção. Assim, Augusto comenta que “nesses casos, a sugestão é investir em muitas cores, texturas de jellys e marshmallows, além de aromas adocicados”.
Utilize o ambiente como extensão da experiência
A ambientação da loja também pode entrar na homenagem, com decoração temática e até playlists inspiradas na festa celebrada. “Por ser um produto fácil de consumir em locomoção, o gelato tende ao comportamento to go. Mas quando a marca propõe essa imersão no ambiente, torna mais convidativo para que o público se permita curtir um momento maior no local e até mesmo aumentar o tíquete médio da compra”.
Na Cuor di Crema, cada ocasião ganha vida por meio de ingredientes selecionados e combinações exclusivas, que capturam a essência dos feriados e despertam memórias afetivas. “Temos um compromisso com a experiência do consumidor. Nossa missão é proporcionar momentos especiais através do gelato artesanal de alta qualidade. As datas comemorativas são perfeitas para provocar sensações e aproximar ainda mais nossos clientes da marca”, afirma Antônio Augusto.
Festa Junina
Para muitos, a melhor época do ano para apreciar quitutes brasileiros. No período junino, a Cuor di Crema aposta em sabores como milho-verde e paçoca. O primeiro combina a cremosidade da receita italiana ao sabor reconfortante do milho, trazendo à memória o curau e a pamonha. Já o segundo é uma explosão de sabor, que une a textura aveludada do gelato ao amendoim torrado e moído, resultando em uma experiência irresistível para os amantes deste doce tradicional.
Dia das Crianças
Destacando o colorido lúdico das criaturas mágicas, o gelato de unicórnio, sabor criado pela marca para o Dia das Crianças, tem sabor de algodão-doce e marshmallows, com toppings de granulado colorido, encantando público de todas as idades.
Halloween
Com base de chocolate amargo ou chocolate branco, os gelatos de Halloween divertem e surpreendem o paladar. A decoração “assustadora” fica por conta da cobertura de sangue (morango) e coberturas como olhos, gengivas, abóboras, aranhas e teias (balas de gelatina).
Natal
Com base de creme branco, o gelato de panetone conta com pedacinhos de panetone e frutas cristalizadas para o delírio de todos aqueles apaixonados por esta delícia natalina.
Sobre a Cuor di Crema
Rede fundada em 2012 que respeita as tradições e os processos de produção das legítimas gelaterias italianas que garantem produtos 100% naturais, sem adição de gordura, aromatizantes e conservantes. O gelato Cuor di Crema tem uma lista extensa de sabores autênticos, são mais de 90 receitas que proporcionam uma experiência única por seu preparo com matérias-primas nacionais e importadas, além do uso exclusivo de frutas in natura. No cardápio, estão também variadas opções de cafés, sobremesas e salgados. Para os interessados em empreender na marca, são dois modelos de negócios: quiosque e loja.