Com restrições regulatórias e crescentes críticas sociais, o Airbnb vive uma crise de identidade e confiança em vários mercados globais o que pode abrir espaço para uma retomada estratégica do setor hoteleiro

 

São Paulo, agosto de 2025 – O avanço das restrições ao aluguel de curto prazo em diversas cidades pode favorecer o setor hoteleiro tradicional, e marcas de hospitalidade tradicionais já se preparam para atender a essa demanda, ao menos é o que apostam gigantes do mercado, como a rede Hyatt.

 

Nos últimos anos, plataformas como o Airbnb transformaram o mercado de viagens, impactando preços, turismo, hospitalidade e infraestrutura nos destinos mais desejados. Essa nova forma de hospedagem transformou a maneira como nós viajamos, mas também trouxe desafios a vida nos grandes centros urbanos. O impacto das locações de curto prazo vai além do turismo, agravando a escassez de moradias e os preços em cidades como Barcelona, Berlim e Nova York.

 

Para conter esses efeitos, cidades passaram a adotar restrições e novas regras de aluguel, gerando controvérsias entre moradores, proprietários e investidores. Diante desse cenário, o setor de hospitalidade tradicional começa a investir em diferenciais para atender a essa demanda.

 

Para isso, setor deve focar seus diferenciais frente às hospedagens alternativas, marcadas por riscos e falta de padrão. Apesar de atrativo, investir em locações por temporada traz desafios como alta carga de trabalho, barreiras legais e renda instável. Já os hotéis oferecem vantagens consolidadas, como segurança, limpeza, atendimento 24h e lazer, que podem atrair consumidores exigentes. Evidenciar esses pontos diante da frustração com hospedagens alternativas.

 

O cenário atual também é uma chance para hotéis atraírem nômades digitais e turistas corporativos, que buscam estabilidade e infraestrutura profissional. Muitos já evitam aluguéis por temporada devido à imprevisibilidade e preferem hotéis para estadias longas, segundo pesquisa da Morning Consult, que mostra que 61% dos viajantes corporativos preferem hotéis a aluguéis por temporada quando a estadia ultrapassa sete dias.

 

Se antes o Airbnb se destacava por oferecer uma certa “autenticidade”, agora os hotéis também passaram a investir em experiências mais locais e personalizadas para atrair os hóspedes, um exemplo disso é a Hyatt Inclusive Collection a linha de resorts all-inclusive da Hyatt. “Nos resorts da nossa linha, passamos a investir em experiências locais, firmando parcerias com pequenos negócios e valorizando a gastronomia regional, sem abdicar da tecnologia, com soluções como check-in digital e serviços personalizados” explica Antonio Fungairino, Head de Desenvolvimento das Américas da Hyatt Inclusive Collection.

 

Hotéis podem investir mais em estadias prolongadas, com gestão terceirizada por operadores especializados, tornando o modelo mais prático e rentável. Hospedagens de longa duração têm ocupação mais estável e fluxo de caixa previsível. Operar várias unidades permite economias de escala e maior lucratividade.

 

Investir em múltiplas unidades em hotéis de estadia prolongada ajuda a diluir riscos e enfrentar instabilidades. De olho nesse mercado, algumas redes lançaram novas marcas focadas nesse modelo, apostando em maior resiliência e rentabilidade. Com a pressão sobre o Airbnb pelo impacto em bairros, hotéis podem se reposicionar como líderes do turismo sustentável, gerando empregos e contribuindo para a economia local.

 

Sobre a Inclusive Collection, do World of Hyatt

 

A maior inclusive collection do mundo de resorts de luxo com tudo incluído, Inclusive Collection, parte de Mundo do Hyatt, inclui dez marcas distintas de resorts e hotéis projetadas para celebrar cada momento, atendendo a todos os estilos e fases da vida. Essas marcas incluem Impression by Secrets Resorts & Spas, Hyatt Ziva®, Hyatt Zilara®, Zoëtry® Wellness & Spa Resorts, Secrets® Resorts & Spas, Breathless Resorts & Spas®, Dreams® Resorts & Spas, Hyatt Vivid Hotels & Resorts, Alua Hotels & Resorts® e Sunscape® Resorts & Spas. Coleção Inclusiva Hyatt eleva continuamente o conceito de luxo com tudo incluído a novos patamares, com propriedades premiadas que oferecem acomodações de alta qualidade, localizações desejáveis e inclusões cuidadosamente selecionadas. Para mais informações, visite Inclusive Collection, parte de Mundo do Hyatt, neste link.

 

Sobre Hyatt Hotels Corporation

 

A Hyatt Hotels Corporation, com sede em Chicago, é uma empresa líder global em hotelaria guiada por um propósito: cuidar das pessoas para que possam ser a melhor versão de si mesmas. Em 31 de março de 2024, o portfólio da empresa incluía mais de 1.300 hotéis e propriedades com tudo incluído em 78 países em seis continentes. As ofertas da empresa abrangem marcas da Timeless Collection, como Park Hyatt®, Grand Hyatt®, Hyatt Regency®, Hyatt®, Hyatt Vacation Club®, Hyatt Place®, Hyatt House®, Hyatt Studios e UrCove; a Boundless Collection, incluindo Miraval®, Alila®, Andaz®, Thompson Hotels®, Dream® Hotels, Hyatt Centric® e Caption by Hyatt®; a Coleção Independente, que inclui The Unbound Collection by Hyatt®, Destination by Hyatt® e JdV by Hyatt®; e a Coleção Inclusiva, com Impression by Secrets, Hyatt Ziva®, Hyatt Zilara®, Zoëtry® Wellness & Spa Resorts, Secrets® Resorts & Spas, Breathless Resorts & Spas®, Dreams® Resorts & Spas, Hyatt Vivid Hotels & Resorts, Alua Hotels & Resorts® e Sunscape® Resorts & Spas. As subsidiárias da empresa operam os programas de fidelidade World of Hyatt®, ALG Vacations®, Mr & Mrs Smith™, Unlimited Vacation Club®, serviços de gerenciamento de destinos Amstar DMC e serviços de tecnologia Trisept Solutions®.

 

Sobre World of Hyatt

 

World of Hyatt é o premiado programa de fidelidade para hóspedes do Hyatt que reúne propriedades participantes da Timeless Collection by Hyatt, que inclui marcas como Park Hyatt®, Grand Hyatt®, Hyatt Regency®, Hyatt®, Hyatt Vacation Club®, Hyatt Place®, Hyatt House®, e UrCove; a Boundless Collection, que inclui marcas como Miraval®, Alila®, Andaz®, Thompson Hotels®, Dream® Hotels, Hyatt Centric®, e legenda do Hyatt®; a Coleção Independente, incluindo marcas como A coleção Unbound by Hyatt®, Destination by Hyatt®e JdV da Hyatt®; e a Inclusive Collection by Hyatt, que inclui marcas como Impression by Secrets, Hyatt Ziva®, Hyatt Zilara®, Zoëtry® Wellness & Spa Resorts, Secrets® Resorts & Spas, Breathless Resorts & Spas®, Dreams® Resorts & Spas, Hyatt Vivid Hotels & Resorts, Alua Hotels & Resorts® e Sunscape® Resorts & Spas.

Os associados que reservam diretamente pelos canais do Hyatt desfrutam de atendimento personalizado e acesso a benefícios exclusivos, como Convidado de Honra, upgrades de suíte confirmados no momento da reserva, diversas ofertas de bem-estar, chaves digitais e tarifas exclusivas para associados. Com mais de 46 milhões de membros, o World of Hyatt oferece diversas maneiras de ganhar e resgatar pontos para estadias em hotéis, experiências gastronômicas, serviços de spa e atividades focadas no bem-estar por meio da plataforma FIND. Além disso, os membros podem aproveitar a colaboração de fidelidade entre Hyatt e American Airlines AAdvantage®. Os viajantes podem se registrar gratuitamente neste site, baixe o Mundo do Hyatt aplicativo para dispositivos Android e iOS e conecte-se ao World of Hyatt em Facebook, Instagram, TikTok e X.