‘Ervas e Especiarias’ é tema proposto aos 25 bares participantes

 

O maior concurso de butecos do país começa nesta sexta-feira, 07, e segue até 30 de abril, em Porto Alegre e Canoas. O ‘Comida di Buteco’ acontece de forma simultânea em 50 cidades do Brasil, com 1 mil butecos participantes. Na capital e em Canoas, as duas cidades gaúchas na disputa, são 25 bares participantes concorrendo pelo título de melhor buteco do RS.

 

Bienalmente a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. Essa edição trouxe o tema: Ervas e Especiarias. A escolha faz parte da história da humanidade e dos caminhos da culinária ao redor do mundo. As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade.

 

Os proprietários dos bares se superam a cada ano. Desta vez, tem petisco de carne de panela com canela como tempero, páprica em carne de jacaré, xis no espeto, cordeiro, bacalhau, pastel artesanal, entre outros tantos a serem comercializados pelo valor de R$ 30,00 durante os 21 dias do concurso.

 

A mecânica do concurso

 

Público e jurados técnicos (chefs, empresários e outros indicados pela organização do concurso), visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

 

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Após eleitos os campeões de cada circuito, outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para ser eleito, então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o CAMPEÃO NACIONAL, O MELHOR BUTECO DO BRASIL.

 

Após um 2022 de sucesso com retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco reforça a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois afinal, a vida é feita de buteco.

 

Novidades dessa edição

 

Além do tema para o petisco, a edição 2023 do Comida di Buteco traz mais novidades:4 novos circuitos irão compor o roteiro nacional do concurso: Maringá, Londrina, Blumenau e Joinville.

 

Nota especial também para o número recorde de butecos participantes: serão 1.000 butecos.

 

Serão 24 circuitos abarcando todas as regiões de Norte a Sul do país e 50 cidades.

 

Lista dos bares participantes no RS:

https://comidadibuteco.com.br/porto-alegre/ (aparecerá no primeiro dia do concurso a lista)