Primeiro Centro de Treinamento e Estimulação do Brincar na Primeira Infância (CTEB) sediado na Serra projeta expansão da metodologia para outras cidades
A trajetória, que leva ao primeiro passo, envolve a vivência do mundo ao redor e os estímulos e interações são essenciais para os marcos de conquista na infância. Atenta à importância dos primeiros anos para a aprendizagem, a Brincare une a brincadeira ao care, é o brincar com cuidado, uma nova forma de enxergar as crianças na infância focada no desenvolvimento motor e cognitivo com um olhar para a inclusão.
Criada como uma opção para proporcionar às famílias conciliar a rotina dos pais às necessidades das crianças, a Brincare contou com um investimento inicial de R$100 mil. O negócio, que nasceu com a maternidade vivenciada pelas sócias, escolheu Caxias do Sul para se estabelecer na Serra Gaúcha e já tem a intenção de expandir a metodologia para outras cidades. Essa é a única experiência de interação de um brincar qualificado na cidade, projetada com exclusividade para o primeiro Centro de Treinamento e Estimulação do Brincar na Primeira Infância de Caxias do Sul, localizado na Rua Sinimbu, 386, no 2º andar.
Inspirada pela busca por um ambiente estimulador que contemplasse a psicomotricidade para os primeiros anos de vida, dos zero aos seis anos, para os filhos das três sócias, que são mães, a Brincare surgiu e conquistou pais que sentiam a mesma necessidade de contribuir para os estímulos dos pequenos, envolvendo como público-alvo parceiro e consumidor mães e pais, escolas de educação infantil, pediatras para bebês, entre outros. O atendimento é feito por profissionais de Educação Física, com especialização nas áreas de desenvolvimento e psicomotricidade.
Focada em atividades e brincadeiras que respeitam cada etapa do desenvolvimento da criança, em um ambiente inclusivo, e sob olhar desenvolvimentista e psicomotricista, a Brincare se dedica a otimizar o desenvolvimento dos pequenos em um espaço pensado especialmente para eles, contribuindo para possibilitar a ampliação do repertório motor tendo como eixo identidade e autonomia, desenvolvimento cognitivo e linguagem ao fortalecer o potencial de cada um, gerando percepções de competência, coragem, autonomia e relacionamento social: “Nosso carro chefe é o brincar e, a partir dele, as aulas são exploradas de acordo com o objetivo de cada turma. Brincamos com brinquedo, com o corpo, com objetivos, com a natureza e com nós mesmos”, afirma a Mestre em Atividade Motora Adaptada e Doutoranda em Estudos da Criança, Educação Física e Saúde Infantil e especialista em Neuropsicopedagogia, Bruna Dutra.
Hoje, são 60 alunos atendidos em uma estrutura de mais de 120 m², com ambientes que contam com área externa, varandinha e estacionamento privativo. Entre as atrações fixas estão: escalada, casa da árvore e tirolesa e partes móveis que são montadas de acordo com a proposta de cada aula.
Para ter acesso ao serviço, as mães adquirem planos oferecidos por faixa etária em um espaço em que “o brincar é o primeiro pilar”, incluindo estimulação motora, atividades manipulativas, locomotoras, estabilizadoras, motoras e cognitivas, bem como o “brincar livre”. Semanalmente, a aula é temática com brincadeiras dirigidas de acordo com o desenvolvimento de cada fase, sendo que cada turma conta com 6 a 12 crianças, de acordo com a faixa etária. A cada três meses é feita uma avaliação que é enviada para os pais. Entre os serviços oferecidos estão também aniversários, eventos temáticos (Natal, Dia das Crianças, Halloween), Noite do Pijama e horários mensais para vale-night, em que os pais deixam os filhos e podem sair para fazer as suas atividades. Estão disponíveis planos nas modalidades trimestrais, semestrais ou anuais em que o tíquete médio fica em torno de R$159,90.
Mestre em Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor e Doutoranda em Ciência do Desenvolvimento Humano, Daniela Gonzalez explica que a brincadeira vai muito além da recreação: “Quando contribuímos com o desenvolvimento da criança com uma metodologia adequada aos aspectos psicomotores, a criança dorme melhor, se alimenta bem e tem ganhos cognitivo e de linguagem significativos”, explica.
Com esta metodologia aplicada na unidade da Brincare em Caxias do Sul e em funcionamento também além das fronteiras do estado, em um centro de treinamento brincante de Garopaba (SC), surgiu a iniciativa de expandir o método para outras cidades.
Ampliando o território das memórias brincantes
A Brincare oferece serviço por consultoria presencial para que a metodologia para um brincar qualificado possa ser executada em espaço próprio de investidores, contribuindo para a implantação do negócio ao fazer a entrega da metodologia, gestão e administração para a execução do projeto. A formação envolve o aprendizado sobre como identificar os marcos de desenvolvimento, as etapas para realizar a avaliação motora, a consultoria para a compra de brinquedos para atender os pilares de um espaço brincante estimulador, a pesquisa documental e visitas ao espaço, bem como a qualificação da equipe de profissionais que vai atuar no atendimento das crianças. Este estudo, suporte e manutenção para a implantação de um Centro de Treinamento e Estimulação do Brincar na Primeira Infância envolve um investimento a partir de R$80 mil.
Sobre a Brincare
A Brincare auxilia e otimiza o desenvolvimento motor da criança. Em cursos e consultorias personalizadas, orientamos pais, cuidadores, acadêmicos e profissionais da educação infantil sobre ferramentas de aprendizagem, sobretudo brinquedos e brincadeiras, que estimulam o crescimento saudável, autônomo e feliz em cada idade.
Sobre as sócias
As três sócias Daniela Gonzalez, Bruna Dutra e Ândria Tedesco são mães. Daniela Gonzalez é Mestre em Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor e Doutoranda em Ciência do Desenvolvimento Humano – UFRGS. É uma especialista em desenvolvimento motor e uma mãe que se entrega com afeto, alegria e intensidade nas atividades com os pitocos. Atua na área administrativa e operacional nos espaços e consultorias presenciais.
Bruna Dutra é Mestre em Atividade Motora Adaptada e Doutoranda em Estudos da Criança, Educação Física e Saúde Infantil. Especialista em Neuropsicopedagogia, é uma pessoa apaixonada pela infância e pela importância do brincar. Atualmente, é responsável pelo desenvolvimento pedagógico direto de Portugal, além de consultorias on-line. Já Ândria Tedesco é Relações Públicas e se dedica à gestão do marketing. Foi a maternidade que a tornou uma descobridora do universo infantil e incentivadora do desenvolvimento.
Pauta: @dinâmicaconteudointe