Imagine transformar breves intervalos de eventos em oportunidades para encantar convidados e aumentar os lucros. Enquanto muitos enxergam os coffee breaks como uma pausa para o café, os empresários e gestores visionários do setor gastronômico sabem que cada detalhe é uma chance de criar uma experiência memorável.
Para o especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, com a competitividade do mercado não basta simplesmente servir bebidas e petiscos; é preciso inovar, surpreender e, principalmente, imprimir eficiência em cada processo. “Uma seleção refinada de bebidas, que vá além do café tradicional, incluindo opções como chás gourmet, sucos naturais e até mesmo variações de café especial, faz toda a diferença”, explica o mentor da Politi Academy, que já auxiliou mais de 3.000 empresários do setor gastronômico. “Oferecer acompanhamentos variados e de alta qualidade como pães artesanais, bolos caseiros, frutas frescas e snacks saudáveis, também eleva a experiência”, conclui.
Outro ponto crucial é a apresentação. Um buffet bem montado, com utensílios elegantes e harmonização de cores e texturas, cria uma atmosfera acolhedora e sofisticada. Pequenos detalhes como flores frescas, iluminação adequada e até mesmo uma trilha sonora suave podem transformar o ambiente e tornar o coffee break em um momento memorável.
A personalização é fundamental. Considere as preferências e restrições alimentares aos convidados. Oferecer opções veganas, sem glúten ou sem lactose mostra cuidado e respeito, o que certamente será reconhecido e apreciado. Além disso, é preciso ficar atento à praticidade, ou seja, o layout do buffet deve facilitar o acesso e a circulação dos participantes, evitando filas e constrangimentos.
Quando se trata de coffee breaks, a criação de um menu criativo e variado é essencial para conquistar e surpreender os convidados. Mas como adaptar esse menu a diferentes públicos e ocasiões?
Entender o perfil dos participantes do evento é o primeiro passo. São empresários de alto nível? Jovens empreendedores? A diversidade do público exige um menu que consiga agradar diferentes paladares. Por exemplo, um público mais tradicional pode preferir opções clássicas, enquanto jovens podem apreciar mais variedades e inovações.
A sazonalidade dos produtos não apenas contribui para o frescor e a qualidade dos alimentos, mas também permite a criação de um menu engraçado e único. Use frutas da estação, verduras frescas e produtos locais para inovar. Além disso, pratos sazonais podem ser um chamariz, destacando a singularidade do buffet.
Cada evento possui sua própria identidade e necessidades específicas. Um coffee break em um seminário de negócios terá uma configuração diferente de um realizado em um workshop criativo. Considere a duração do evento, o horário em que o coffee break será servido e o clima do local na hora de elaborar o menu.
Por fim, o toque especial: adicionar elementos personalizados como etiquetas com os nomes dos pratos e ingredientes pode ser aquele detalhe a mais para encantar seus convidados. Pense em oferecer pequenas mensagens inspiradoras ou informações nutricionais para aqueles que se preocupam com a saúde e bem-estar.
Uma equipe bem-treinada também é essencial para a execução bem-sucedida de um coffee break. Garçons atenciosos, cozinheiros habilidosos e uma equipe de apoio eficiente asseguram que cada detalhe seja cuidado e que os participantes desfrutem de uma experiência memorável, contribuindo para a fidelização dos clientes.
Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.
Sobre a Politi Academy
Fundada há cinco anos, a plataforma tem à frente o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi. Por meio de técnicas de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros ensinamentos, o mentor já auxiliou mais de 3.000 empresários do setor de food service. O principal objetivo é trazer lucro, liberdade financeira, qualidade de vida e crescimento exponencial aos seus mentorados. Por meio da Politi Academy também acontece anualmente o movimento Acelera Food Nation, que reúne grandes nomes da gastronomia em um evento focado em aceleração de negócios do setor.