Projeto gastronômico digital comandado pela chef Taiza Krueder compartilha pratos sofisticados e acessíveis para tornar as celebrações de Natal e Ano Novo ainda mais especiais

 

Com mais de 1 milhão de seguidores e 600 receitas compartilhadas ao longo de cinco anos, o Clara in Casa se consolidou como um dos maiores fenômenos gastronômicos digitais do Brasil. Criado pela chef Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts e formada pela École Supérieure de Cuisine Française de Paris, o projeto nasceu durante a pandemia como forma de manter conexão com o público e hoje se tornou referência em cozinha afetiva.

 

Para as festas de fim de ano, o Clara in Casa preparou receitas especiais que combinam sofisticação e praticidade, permitindo que famílias de todo o país possam criar momentos memoráveis em suas celebrações. São pratos que traduzem o espírito de partilha e hospitalidade que caracteriza o projeto, com ingredientes facilmente encontrados e preparos detalhados.

 

“A cozinha sempre foi sobre afeto e memória para mim. Essas receitas de fim de ano foram pensadas para as famílias criarem seus próprios momentos especiais, com pratos que impressionam e que podem ser feitos em casa”, afirma Taiza Krueder.

 

Receitas para o Natal

 

Carne Assada com Glacê de Romã

 

Tempo de preparo: aproximadamente 4 horas

 

Ingredientes:

 

1,5 kg acém

 

Sal

 

Pimenta do reino

 

Azeite

 

1 cebola picada

 

7 dentes de alho picados

 

½ xícara de aceto balsâmico

 

3 xícaras de caldo de carne

 

4 cenouras

 

1 ½ de romã

 

3 colheres (sopa) açúcar mascavo

 

1 kg de batatas bolinha

 

Alecrim

 

1 colher (sopa) maisena

 

Tempere o acém com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma panela que possa ir ao forno, aqueça um fio de azeite e doure a carne de todos os lados. Retire a carne da panela e reserve. Na mesma panela, acrescente a cebola picada e refogue, em seguida, junte o alho e refogue rapidamente. Acrescente o aceto balsâmico, o caldo de carne, as cenouras, as romãs e o açúcar mascavo, misturando bem. Pegue a carne reservada, dobre-a ao meio e prenda com um palito de churrasco. Retorne a carne à panela, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 3 horas e 30 minutos.

 

Enquanto a carne assa, coloque as batatas bolinhas em uma assadeira, tempere com azeite, alecrim, sal e alho, misture bem e asse por cerca de 45 minutos, até ficarem douradas e macias. Após o tempo de cozimento da carne, retire-a do forno e reserve novamente. Leve a panela com o molho ao fogo, acrescente a maisena dissolvida em água e mexa até o molho engrossar. Fatie a carne, cubra com o molho e sirva acompanhada das batatas assadas.

 

Trifle de Natal com Frutas Vermelhas

 

Tempo de preparo: 30 minutos

 

Ingredientes:

 

2 xícaras de frutas vermelhas (morango, blueberry, framboesa e amora)

 

1 colher (sopa) limão

 

2 colheres (sopa) de açúcar

 

Camada de creme:

 

1 xícara de creme de leite fresco

 

1 colher (chá) de essência de baunilha

 

¼ de açúcar de confeiteiro

 

1 xícara de queijo mascarpone

 

Camada de bolo:

 

1 bolo pound cake ou bolo esponja cortado em cubos

 

¼ de xícara de suco de laranja

 

Em uma tigela, misture as frutas vermelhas com o açúcar e o suco de limão e deixe descansar por 10 a 15 minutos, até que soltem o próprio suco. Enquanto isso, bata o creme de leite com a essência de baunilha e o açúcar de confeiteiro até obter um chantilly homogêneo e firme. Separadamente, bata o mascarpone com o açúcar de confeiteiro até formar um creme liso e, em seguida, incorpore delicadamente no chantilly, com movimentos suaves, até obter um creme leve e aerado. Para a montagem, distribua uma camada das frutas vermelhas no fundo da taça, acrescente cubos de bolo e, se desejar, umedeça levemente com a calda ou com o suco das frutas. Cubra com uma camada do creme de mascarpone e repita as camadas até completar a taça, finalizando com o creme e as frutas vermelhas por cima.

 

Receitas para o Ano Novo

 

Salmão Assado com Glacê de Romã

 

Tempo de preparo: 40 minutos

 

Ingredientes:

 

1 kg de salmão

 

Azeite

 

Sal

 

Pimenta do reino

 

Para o glacê:

 

2 xícaras de suco de romã

 

¼ de xícara de açúcar mascavo

 

¼ de xícara de laranja

 

1 colher (sopa) raspas de laranja

 

1 colher (sobremesa) de maisena

 

Coloque o salmão em uma assadeira, regue com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 25 minutos, ou até que esteja assado e macio.

 

Enquanto isso, em uma panela, misture o suco de romã, o açúcar mascavo, o suco de laranja e as raspas de laranja e leve ao fogo médio. Quando iniciar fervura, acrescente a maisena dissolvida em água, mexendo sempre, até obter um molho levemente espesso. Retire do fogo, despeje o molho sobre o salmão assado e sirva conforme sua preferência.

 

Bifé ao Wellington vegetariano

 

Tempo de preparo: 1 hora

 

Ingredientes:

 

1 cebola picada

 

3 colheres (sopa) de azeite

 

4 dentes de alho picados

 

900 gramas de champignon variados

 

Tomilho

 

Alecrim

 

2 colheres (sopa) de molho de soja

 

1 colher de vinho branco

 

2 xícaras de espinafre

 

Sal

 

Açúcar

 

½ xícara de lentilha

 

300 gramas de parmesão ralado

 

½ xícara de farinha de rosca

 

Massa folha

 

Mostarda dijon ou tradicional

 

Gema de ovo

 

Gergelim

 

Refogue a cebola com o azeite e o alho até ficar macia. Acrescente os champignons e tempere com tomilho, alecrim, molho de soja e vinho branco, deixando cozinhar até reduzir e os cogumelos ficarem bem dourados. Em uma panela separada, refogue o alho picado em um fio de azeite, junte o espinafre e tempere com sal e uma pitada de açúcar. Retorne à panela dos champignons, ajuste o sal, acrescente a lentilha, o parmesão e a farinha de rosca, misturando bem.

 

Abra a massa folhada, espalhe a mostarda de sua preferência, distribua o espinafre e, por cima, o recheio de champignons. Feche a massa, pincele com a gema, faça cortes leves na superfície, finalize com gergelim e leve para assar em forma antiaderente, em forno preaquecido a 180 °C, por cerca de 30 minutos, ou até dourar.

 

O preparo das receitas também está disponível em vídeo no canal do Clara Resorts no YouTube, em uma playlist especial para as festas de fim de ano: https://www.youtube.com/playlist?list=PLmnOj-6rzLZ58YrKxGI46xktTx-nYEK6w.

 

Sobre o Clara in Casa

 

Nascido durante a pandemia, o Clara in Casa se tornou um fenômeno digital ao transformar cozinha afetiva em movimento cultural. Com vídeos publicados duas vezes por semana no Instagram, TikTok e WhatsApp, o projeto conquistou mais de 1 milhão de seguidores com o bordão característico “Olá, bem-vindos ao Clara in Caaasa” e acumula 600 receitas exclusivas que privilegiam o sabor caseiro e a conexão emocional com a comida.

 

Todas as receitas priorizam preparos acessíveis que podem ser replicados em qualquer cozinha, mantendo o espírito de que comida é memória, afeto e partilha. O projeto também se desdobrou em produtos físicos, como os livros “O Sabor de Compartilhar” (2022) e “Clara In Casa na sua Casa” (2024), além da linha de produtos artesanais Clara in Casa e oficinas gastronômicas realizadas nos resorts do grupo.

 

Sobre Taiza Krueder

 

CEO do Clara Resorts, premiada empreendedora e chef formada pela École Supérieure de Cuisine Française de Paris, Taiza alia sua experiência executiva à paixão pela gastronomia. À frente de um grupo que é referência em hospitalidade sustentável, sua missão é aproximar hóspedes da natureza, de uma vida mais saudável e da consciência ESG, valores que também permeiam o Clara in Casa.

 

Sobre o Clara Resorts

 

Com 24 anos de atuação, o Grupo Clara Resorts conta com três unidades, Clara Dourado Resort, em Dourado (SP), eleito por três anos consecutivos como “Melhor Hotel do Brasil e América do Sul para Famílias”, pelo site TripAdvisor; o Clara Ibiúna Resort, em Ibiúna (SP), selecionado como “Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil”, em 2023; e o recém-inaugurado Clara Arte, em Brumadinho (MG), dentro do Instituto Inhotim.

 

O Grupo também é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 para Meios de Hospedagem com o Projeto Clara Verde, que implementou diversas iniciativas que estimulam a sustentabilidade tanto da comunidade local quanto dos hóspedes e colaboradores, deixando os processos internos mais ecológicos e sendo um exemplo no Brasil de uma hotelaria consciente e sustentável.