“Planeta dos Macacos: O Reinado” foi o destaque do mês de maio nas telonas e longas nacionais seguem entre os 10 mais assistidos do ano

Mais uma cinebiografia nacional chega ao público nesta quinta-feira (30). O longa “O Meu Sangue Ferve Por Você” narra a história da paixão de Sidney Magal por Magali West, que teve início em 1982. O ano de 2024 começou com uma excelente safra de filmes nacionais, que têm movimentado os cinemas, gerado renda e deixado os exibidores esperançosos. De acordo com dados da ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex), somente no primeiro trimestre do ano, mais de 5,8 milhões de pessoas já haviam conferido longas nacionais nos multiplex, o que gerou uma renda de mais de R$ 111 milhões de reais.

Além disso, longas estrangeiros têm registrado resultados positivos. Também de acordo com a ABRAPLEX, “Planeta dos Macacos: O Reinado”, por exemplo, arrecadou mais de R$ 18 milhões somente na primeira semana de exibição.

“Os filmes brasileiros estão performando bem e ainda temos grandes títulos previstos para este ano, como ‘O Auto da Compadecida 2’. Esse resultado, sem cota de tela em vigor, com certeza mostra a força do nosso audiovisual”, comenta Marcos Barros, presidente da ABRAPLEX.

O setor ainda não se recuperou totalmente da longa paralisação na pandemia, seguida pela pausa das produções por conta da greve em Hollywood que atrasou ainda mais a finalização dos longas, o que faz com que a estimativa para 2024 seja de 5 a 7% menos público em produções internacionais, em relação ao ano passado, por falta de matéria prima – os filmes. Porém, outros lançamentos internacionais devem se destacar nos próximos meses, como “Deadpool & Wolverine”, “Divertidamente 2”, “Mufasa: O Rei Leão” e “Meu Malvado Favorito 4”.