
Festival terá mostras, oficinas gratuitas, debates e premiações em Porto Alegre
De 25 a 28/9, Porto Alegre receberá a 1ª edição do Festival Cine Curta POA que promete movimentar a cena cultural com uma programação diversa e acessível. O evento ocupará a Casa de Cultura Mario Quintana e o espaço UP Food Art, reunindo mostras competitivas nacionais, regionais, experimentais e colegiais, além de oficinas gratuitas, debates temáticos, exibições especiais e premiações. A expectativa é de receber mais de 2.000 pessoas entre profissionais renomados do audiovisual, estudantes do ensino médio, produtores, diretores e a comunidade em geral.
O festival nasce com o propósito de democratizar o acesso à cultura, valorizar a diversidade, estimular a economia criativa e revelar novos talentos. Segundo o idealizador do Festival Cine Santo André e também do Cine Curta POA, o produtor cultural e cineasta Felipe Gomes, o projeto é uma oportunidade para conectar diferentes gerações e linguagens da produção audiovisual.
“Queremos oferecer um espaço de encontrceo e visibilidade para criadores e espectadores, fortalecendo a cadeia do cinema nacional e ampliando o olhar sobre a pluralidade das narrativas brasileiras”, afirmou Gomes.
Com entrada franca em todas as atividades e um formato plural, o Cine Curta POA busca transformar a cena audiovisual local e colocar Porto Alegre no mapa de eventos que fomentam o cinema brasileiro.
Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser acessadas no site oficial do festival https://www.cinecurtapoa.com/ e nas redes sociais do Cine Curta POA https://www.instagram.com/festivalcinecurtapoa/
Sobre o Cine Curta POA
O Festival Cine Curta POA estreia em 2025 reunindo cineastas, produtores, atores e amantes do cinema em Porto Alegre (RS). Com programação diversificada, o evento valoriza a produção audiovisual nacional por meio de mostras competitivas, debates, oficinas e sessões especiais. A premiação dos melhores filmes será feita por júri e público, com troféus e incentivos à produção independente. Voltado também à formação de novos talentos, o festival busca consolidar Porto Alegre como polo cultural e estimular a circulação de narrativas diversas do cinema brasileiro. O idealizador e coordenador geral do festival é o cineasta Luis Felipe Gomes Oliveira.
A 1ª edição conta com realização da Striker Produtora, patrocínio do Double Tree by Hilton Porto Alegre, apoio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana, Casa de Cultura Mario Quintana, Ritter Hotéis, Up Food Art e Dirty Old Man. O financiamento é do Instituto Estadual de Cinema do RS (Iecine), Pró-Cultura, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil, União e Reconstrução.