
Evento, que aconteceu no Palácio do Comércio em Porto Alegre, destacou a história de Elaine Deboni, que transitou da moda premium para o acesso popular
A Exposição “Luxo Sobre Olhar de Elaine Deboni”, realizada na última semana no 4º andar do Palácio do Comércio, em Porto Alegre (RS), junto com a Trend Poket, prestou homenagem à trajetória marcante de Elaine Deboni, CEO do Pop Center. Reconhecida por sua habilidade em unir dois universos muitas vezes vistos como opostos — o da alta costura e o do comércio popular — Elaine transformou sua experiência e sensibilidade em um projeto que redefiniu o conceito do comércio popular na capital gaúcha. “O Pop Center deixou de ser apenas um shopping e se tornou um comércio popular com um propósito singular, talvez nunca totalmente planejado, mas que hoje revela sua verdadeira essência”, afirma Elaine.
O evento, que ocorreu na quinta-feira (07/08) e contou com organização do Numoda, apresentou 35 vestidos cuidadosamente preservados por mais de 25 anos por clientes, adquiridos nas lojas ED de Erechim e Passo Fundo. Entre as peças estavam criações de Ocimar Versolato, de quando ele vivia em Paris; peças que saíram direto do Paris Fashion Week para Erechim na época; além de trabalhos de Glória Coelho, Reinaldo Lourenço, André Lima — com sua arquitetura aplicada à moda criando peças atemporais — e Cris Barros. Essa experiência, aponta Elaine, hoje serve para inspirar os lojistas do Pop Center, mostrando que não há dificuldade que resista ao trabalho árduo e ao conhecimento.
Emocionada ao reviver momentos tão importantes de sua trajetória, Elaine destacou que moda e comércio vão muito além da transação econômica. “O Pop Center é a moda democratizada, onde pessoas de todas as classes sociais transitam e compram. Meu luxo hoje é saber que, cuidando de pessoas, podemos mudar o mundo — ou pelo menos nosso entorno. O Pop Center cuidou das crianças e hoje entrega profissionais qualificados à sociedade. Tudo isso graças à preferência dos nossos clientes, que, ao comprarem no Pop, possibilitaram que os pais oferecessem educação de qualidade aos filhos”, acrescenta.
O Trends Poket nasceu sob a coordenação de Márcia Lenzing, lojista do Pop desde 2009; Fábio Machado, diretor financeiro da pasta da Vice-Presidência das Micro e Pequenas Empresas e proprietário da Fada Fit do Pop Center; e Lessandra Fraga, gerente de projetos do Pop Center. Juntos, coordenaram a integração de outros núcleos da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), tornando o evento um encontro de moda relevante, que também anunciou a grande Trends 2026.
Sobre o POP Center Porto Alegre
O Centro Popular de Compras de Porto Alegre – Pop Center é um shopping popular construído por meio de uma parceria público-privada, contando com cerca de 600 lojas ocupadas e 200 disponíveis para locação, em 20 mil metros quadrados de área comercial. Localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 235, no Centro Histórico de Porto Alegre, o Pop Center está em atividade desde fevereiro de 2009 e foi desenvolvido para formalizar e impulsionar o crescimento dos antigos camelôs, hoje comerciantes regularizados.