Evento reuniu um público de 18 mil pessoas no coração de Caxias do Sul, junto à centenária Casa Magnabosco

 

Com inspiração na celebração natalina de Verona, cidade que fica na região de Vêneto, na Itália, e de onde vieram grande parte dos imigrantes que colonizaram Caxias do Sul (RS), a 7ª edição de “O Grande Espetáculo de Natal” foi realizada nos dias 25 e 26 de novembro, às 20h, em frente à Casa Magnabosco. Um público de aproximadamente 18 mil pessoas acompanhou as apresentações nas duas noites, de uma hora cada, que envolveram, entre artistas e técnicos, cerca de 200 profissionais. Dentre os artistas, o Grupo Tholl, Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, da cidade de Pelotas e dirigido por João Bachilli, trouxe acrobacias e demais números circenses, juntamente com o elenco local, formado por bailarinos e artistas profissionais, como também por artistas em formação pelo Projeto Impulso, de Akacio Camargo, que atende crianças em vulnerabilidade social no bairro Planalto. A trilha sonora foi do Coro da Unimed, sob a batuta do maestro regente Ivan Montanha e com a participação especial da cantora Paola Delazzeri como solista.

 

O vídeo mapping com cenário digital projetado na fachada da casa centenária, um sucesso da edição anterior, retornou com animações com tema natalino, encantando a todos os presentes. Outra atração foi o Mercado de Natal, promovido durante o sábado, dia 25, com assinatura da feira de moda, arte e design autoral Le Marché Chic e curadoria de Lulu Alberti. Lá, foi possível encontrar trabalhos de artistas de moda, arte e design, com produções feitas à mão, enaltecendo a economia criativa e novos empreendedores, prezando pelo consumo ético e sustentável.

 

De acordo com o empresário Pedro Horn Sehbe, idealizador e diretor geral do espetáculo, o projeto se consolidou no calendário de fim de ano da Serra Gaúcha com o propósito de humanizar, ocupar e cuidar do centro da cidade. “O objetivo é continuar levando uma mensagem de esperança e luz e promovendo a união comunitária em Caxias do Sul, renovando os laços afetivos das pessoas com a cidade”, afirma. Sehbe ainda observa que tudo o que engloba esse trabalho é, ao mesmo tempo, desafiador e cercado de expectativas, desde a definição do roteiro, passando pelo envolvimento e pelo comprometimento de diversas empresas parceiras e do poder público, os ensaios e a dedicação absoluta dos grupos artísticos.

 

Para Cali Troian, diretora executiva e produtora cultural, a realização de mais uma edição d’O Grande Espetáculo de Natal é motivo de felicidade e orgulho. “O resultado desse trabalho entregue para o público de Caxias do Sul, que reuniu cerca de 18 mil pessoas, demonstra o quanto a comunidade deseja esse evento e nos estimula a pensá-lo cada vez melhor”, afirma. “É uma alegria ver famílias inteiras e todas as gerações unidas ao redor dos símbolos e mensagens natalinas. O fio condutor deste ano foi a luz sob suas diversas formas, e tudo isso foi apresentado com magia, alegria e encantamento”, complementa Sehbe.

 

Já segundo João Bachilli, diretor do Grupo Tholl, a época de Natal é um momento mágico de reflexão e de trazer a luz da arte para sensibilizar, emocionar e encantar Caxias do Sul. “É uma alegria fazer parte desse momento, não apenas lindo e cheio de magia, mas que possui uma importância imensa para o fomento da cultura local. Vejo dois grandes nomes lutando para sua concretização: um empresário com alma de artista, Pedro Sehbe, e uma produtora com alma de artista, Cali Troian, uma união importantíssima entre empresariado e produtores culturais para concretizar um evento dessa magnitude”, comemora o diretor.

 

Ao público, foram designados 2 mil lugares para assistir às apresentações, entre cadeiras e uma arquibancada, essa pela primeira vez disponibilizada. Ainda, houve atenção especial à acessibilidade, com uma área de embarque e desembarque que levava diretamente a um espaço reservado, interpretação em Libras e audiodescrição, além de transmissão online ao vivo nas duas noites pelo canal no YouTube do evento, onde se encontra disponível.

 

Essa edição de “O Grande Espetáculo de Natal” teve financiamento do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com patrocínio Diamante das Lojas Magnabosco, Unimed Nordeste/RS, Hyva e Andreazza, e apoio do Instituto Elisabetha Randon.

 

“O Grande Espetáculo de Natal” também contou com o patrocínio das empresas Braslux, Orquídea, Nutrire, Sicredi, Soprano, Pisani, Marcopolo, Unylaser e Interpump Hydraulics. O hotel oficial é o Blue Tree Towers.

 

Pauta: Dinâmica Conteúdo Inteligente

 

Crédito: Giovani Boff