Especialista em gastronomia funcional, Renata compartilha práticas usadas em sua própria casa para transformar sobras em novas receitas e reduzir gastos e desperdícios

 

Em um cenário de aumento no preço dos alimentos e crescente preocupação com o desperdícios de alimentos, as ceias de Natal e Ano Novo têm ganhado um novo olhar: o da sustentabilidade. Para mostrar que é possível servir uma mesa farta, deliciosa e acessível, a chef e empresária Renata Porto, referência em gastronomia funcional reúne dicas simples para reduzir custos, evitar desperdícios e transformar sobras em pratos surpreendentes.

 

Renata explica que, na própria casa, as festas de fim de ano seguem um ritual sem excessos. “Aqui, tudo é pensado para ser aproveitado do começo ao fim. Isso não significa abrir mão da fartura, mas planejar porções reais, aproveitar ingredientes ao máximo e entender que reaproveitar também é um ato de cuidado com o planeta”, afirma.

 

A chef recomenda começar pela lista de compras. “Comprar o que realmente vai usar e sempre pensar em pratos que compartilham ingredientes entre si. Assim, diminuímos o gasto e evitamos aquele monte de coisa que estraga na geladeira no dia seguinte”, conta.

 

Para ela, escolher proteínas versáteis e econômicas, como coxa e sobrecoxa de frango, pernil ou paleta suína, linguiça artesanal, frango inteiro assado e até peixes de cultivo como a tilápia, é a chave para manter a ceia saborosa e acessível. Renata também recomenda priorizar vegetais da estação, que costumam ter melhor preço e sabor nesta época do ano — como abobrinha, berinjela, cenoura, abóbora, pimentões, tomate, vagem, batata-doce, milho verde e folhas verdes. “Assim, além de economizar, o consumidor garante pratos mais frescos, nutritivos e de alto rendimento”, explica.

 

Reaproveitamento criativo: transformando sobras em novas delícias

 

Renata também abre o backstage da sua cozinha familiar: no dia seguinte à ceia, a mesa dela ganha versões repaginadas das sobras. “Adoro transformar o tender ou a carne suína que sobrou em um mexido com legumes, sanduíches prensados ou até um risoto. É impressionante como as pessoas acham que é um prato novo!”, brinca.

 

Além da reutilização, a chef destaca que quase todos os ingredientes têm partes comestíveis que deveriam ser valorizadas. “Casca de abacaxi vira chá; talos de couve e espinafre vão para omeletes ou refogados; folhas que geralmente iriam para o lixo se transformam em pesto”, destaca Renata.

 

Receita – Arroz Carreteiro Suíno com Sobras de Pernil (Chef Renata Porto)

 

Ingredientes

 

2 xícaras de arroz agulhinha

2 a 3 xícaras de pernil assado picado (sobras da ceia)

1 cebola grande picada

3 dentes de alho picados

1 tomate sem sementes picado

½ pimentão vermelho picado

½ pimentão amarelo picado

1 colher (sopa) de banha suína

1 colher (chá) de páprica defumada

1 folha de louro

4 xícaras de água quente (ou parte substituída pelo caldo da assadeira)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Cheiro-verde picado para finalizar

 

Modo de preparo

 

Aqueça a banha em uma panela grande e refogue a cebola até dourar levemente.

Acrescente o alho, o tomate e os pimentões e deixe murchar.

Adicione o pernil assado picado e a páprica defumada, envolvendo bem na base aromática.

Junte o arroz cru e refogue por 1 minuto para selar bem os grãos.

Acrescente a água quente (ou parte do caldo da assadeira), coloque o louro, ajuste o sal e cozinhe em fogo baixo até o líquido secar.

Finalize com cheiro-verde e sirva quente.

 

Dica da Chef Renata Porto

 

Substitua parte da água pelo caldo que sobrou da assadeira do pernil para intensificar o sabor e dar brilho ao arroz.

Para equilibrar a gordura da carne suína, acrescente cubos de abacaxi grelhado no final — o contraste deixa o prato ainda mais especial.