
Serão oito atrações, de sexta a domingo, no Ordovás
Depois dos painéis sobre produção cultural, das oficinas de teatro e dos workshops de bateria, o projeto Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha inicia nesta semana a circulação de shows gratuitos por cinco cidades da região. A primeira parada será em Caxias do Sul, de sexta a domingo (dias 22, 23 e 24 de agosto), na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás. No total, serão oito atrações, que prometem unir música, arte e emoção.
A programação abre na sexta-feira (22), às 19h30, com o espetáculo “Náufrago”, de Felli Dalbosco. Por meio de composições autorais, releituras e recitativos, o artista explora afetos e angústias da comunidade LGBTQIA+. Na sequência, às 20h30, Lela Rosanelli sobe ao palco com um show autoral que reúne músicas lançadas desde 2016, incluindo o EP feito em parceria com Duca Leindecker.
No sábado (23) serão três atrações. Às 16h, Emely Polli apresenta seu novo show autoral, combinando indie rock e lirismo poético em uma performance que mergulha com autenticidade na alma jovem. Às 18h30, a multi-instrumentista Alice Kranen apresenta um repertório que exalta o protagonismo feminino transitando por ritmos como rock, pop, jazz, blues e MPB. Fechando a noite, às 20h, Edu Meirelles traz o show “Preto por Inteiro”, uma celebração da música preta brasileira. Com samba, R&B, funk, jazz e MPB, Edu apresenta suas composições autorais, além de participação de Camila Falcão.
Por fim, no domingo (24), três apresentações de vozes femininas marcantes. Às 17h, Camila Balbueno traz um espetáculo que questiona os ideais românticos da sociedade e mescla referências de pop, rock gaúcho e milongas. Já às 18h30, Beili apresenta o show “Como respirar embaixo d’água”, de atmosfera intimista e inspirado em seu primeiro EP. Fechando a programação, às 20h, Bibiana Petek comemora 10 anos do seu disco de estreia com um show que passeia por composições autorais e releituras de clássicos da MPB, com sucessos de Tom Jobim, Alcione e Tim Maia.
“O protagonismo das mulheres no Soul Duetos foi uma escolha com a intenção de valorizar essas vozes tão importantes. As mulheres ainda enfrentam barreiras para serem reconhecidas como compositoras. O Soul Duetos, como um festival tão diverso e de alcance regional, permite que essas mulheres compartilhem suas histórias, trabalhos e visões de mundo. Além de inspirarem mais mulheres artistas”, explica Manu Guerra, uma das produtoras do projeto.
A circulação de shows do Soul Duetos Serra Gaúcha passará também por Garibaldi (29 e 30 de agosto), Veranópolis (12 de setembro), Bento Gonçalves (13 e 14 de setembro) e Vila Flores (7 de outubro). No total, incluindo as apresentações de Caxias do Sul, o projeto levará 24 shows gratuitos à comunidade.
Exposição e Feira Bêrga
Além das apresentações musicais, o público que passar pelo Centro de Cultura Ordovás no fim de semana também vai curtir mais duas atrações. Uma delas é a Feira Bêrga, que reunirá mais de 10 expositores locais. São marcas autorais de arte, decoração, gastronomia, moda, música e cuidados pessoais. Haverá também pintura facial para crianças.
A outra atração é a exposição fotográfica “Soul Duetos: Do Som à Imagem”, com curadoria de Liliane Giordano. A mostra exibe retratos de artistas que brilharam no palco do Soul Duetos desde a primeira edição do projeto, em 2014. A exposição conta com audiodescrição, garantindo que pessoas com deficiência visual também possam vivenciar a experiência por meio da escuta e da imaginação, além de um QR Code que dá acesso a conteúdos extras sobre cada imagem.
O Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha é viabilizado com recursos do Edital Sedac nº 32/2024 – PNAB RS – Música, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Produção: Volume Um Produtora. Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal. Mais informações sobre as atividades são divulgadas no perfil do Instagram @caxiassoulduetosoficial
Serviço
:: O que: shows do projeto Soul Duetos Serra Gaúcha em Caxias do Sul.
:: Quando: sexta (22), sábado (23) e domingo (24).
:: Onde: na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo).
:: Quanto: entrada gratuita.
Programação
:: Sexta (22): Felli Dalbosco (19h30) e Lela Rosaneli (20h30).
:: Sábado (23): Emely Polli (17h), Alice Kranen (18h30) e Edu Meirelles (20h).
:: Domingo (24): Camila Balbueno (17h), Beili (18h30) e Bibiana Petek (20h).
Sobre o Soul Duetos
Realizado pela primeira vez em 2014, sob o nome Caxias Soul Duetos, o circuito contou com edições também em 2015, 2017 e 2024. Nesta quinta edição, em 2025, passou a se chamar Soul Duetos Serra Gaúcha, com a inclusão de outras cidades da região no circuito. O projeto busca apresentar a renovação da cena musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de plateia e de parcerias com artistas locais e nacionais. O “Soul”, presente no título, é uma metáfora para o encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.