Cerca de quatro meses fechada devido à enchente, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, vai reabrir as portas em 14 de agosto. Uma cerimônia na Travessa dos Cataventos, às 18h30, marcará o retorno das atividades.

 

A partir do dia 15 de agosto, a Casa estará aberta para visitação de terça a domingo, das 10h às 20h.

 

A cerimônia celebrará o reencontro da comunidade com o centro cultural. Aberto ao público, o evento contará com a participação de autoridades, patrocinadores e apoiadores da CCMQ, além de uma apresentação musical da cantora Jessie Jazz e sua banda.

 

Segundo a diretora da Casa de Cultura, Germana Konrath, o evento representa um esforço coletivo de retomada.

 

“A reabertura é um grande abraço de acolhimento à comunidade artística e à população, que precisa de espaços e novos horizontes para imaginar futuros outros, a partir da cultura”, destaca ela. “A ideia é construir esse caminho juntos, sem esperar pela perfeição total da Casa.”

 

A cerimônia também apresentará uma exposição especial do fotógrafo sul-africano Gideon Mendel, conhecido por suas fotos de desastres climáticos. Em maio, Mendel esteve em Porto Alegre e na Região Metropolitana para documentar a enchente histórica.

 

O projeto inclui ainda uma exposição na galeria do Centro Cultural da UFRGS e uma chamada aberta para fotógrafos e artistas locais que registraram a inundação, promovendo um diálogo visual com Mendel.

 

A recuperação da CCMQ foi viabilizada pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), através do Programa Banrisul Reconstruir RS, com obras iniciadas em 26 de junho. A Casa reabre no dia 14 de agosto com muitos espaços recuperados, embora ainda haja obras em diversos ambientes, especialmente no térreo.

 

Serviço

 

O quê: Reabertura da CCMQ

Quando: 14 de agosto, às 18h30, com apresentação de Jessie Jazz às 19h30

Onde: Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico – Porto Alegre

Ingresso: Evento gratuito