
Com curadoria assinada por Marcus de Lontra Costa, mostra reúne pinturas e esculturas, todas de autoria do artista que celebraria 100 anos em 2025
O espaço Caixa Cultural São Paulo anuncia a celebração do centenário do artista plástico português, Antônio Poteiro (1925-2010), com a abertura no próximo dia 13 de maio, da mostra “Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado”. Com curadoria assinada por Marcus de Lontra Costa, a exposição destaca 53 obras assinadas pelo artista conhecido por sua paleta de cores vivas e vibrantes, pelas esculturas em cerâmica e pelo registro do cotidiano, que poderão ser apreciadas pelo público entre os dias 14 de maio e 27 de julho.
“Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado” compõe um dos projetos da série de ações para comemorar o centenário do artista plástico celebrado neste ano de 2025. A exposição abordará seu acervo, hoje pertencente ao Instituto Antônio Poteiro, sediado em Goiânia (GO), que foi conduzido a partir da década de 1960 até o ano de sua morte, em 2010.
Com objetivo de resgatar o legado do artista e promover a valorização da cultura e da arte nacional, a exposição retrospectiva apresentará pinturas e esculturas, todas de autoria de Antônio Poteiro. Deveras, uma oportunidade única para que os visitantes explorem e apreciem a diversidade do trabalho do artista, abrangendo diferentes mídias e períodos de sua extensa obra artística.
“A obra de Poteiro permite vários níveis de leitura; elas encantam as pessoas por sua capacidade de manipular diversas referências para a construção de objetos de grande potência estética e apelo filosófico”, sintetiza o curador da mostra. “Popular em sua essência criativa, toda a trajetória do mestre Poteiro cria pontes entre percepções e saberes diversos. Ela retrata e reflete cenas do cotidiano. Ela cria histórias sobre fatos históricos e aproxima a arte e a religião como objetos da fé. Sua obra é uma poderosa ferramenta para enfrentar as incongruências e paradoxos do presente e projetar um mundo futuro, no qual a arte, a religião e a ciência caminhem no sentido de proporcionar à humanidade a sua dimensão maior”, finaliza Lontra.
Atividades Paralelas
Como atividade complementar da mostra “Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado”, o público contará com uma palestra conduzida pelo curador da mostra, Marcos de Lontra Costa, que proporcionará uma oportunidade para aprender mais sobre a vida e obra de Antônio Poteiro.
Ao longo da temporada, a mostra contemplará a visitação guiada a crianças de escolas públicas, com o intuito de permitir que o público infantil conheça o trabalho do artista de forma educativa e interativa. Uma importante experiência que poderá despertar o interesse e o amor pela arte desde cedo contribuindo para a formação cultural das novas gerações. Também como destaque estará o sistema de audiodescrição da mostra aos visitantes.
Sobre Antônio Poteiro (1925-2010)
Antônio Poteiro destacou uma profunda ligação com o estado de Goiás, em especial com a capital Goiânia, ao longo de sua vida. Foi na capital goiana que o artista consolidou sua carreira artística e construiu grande parte de seu legado. Nascido na aldeia de Santa Cristina da Pousa, em Braga, Portugal, em 10 de outubro de 1925, Poteiro imigrou juntamente com a família para o Brasil em 1926. Após morar em São Paulo, residiu em Araguari e Uberlândia, em Minas Gerais, onde deu início à sua trajetória artística como ceramista.
Em 1940, a família fixou residência em Goiânia, cidade em que Poteiro viveu a maior parte de sua vida, se naturalizou brasileiro e se consagrou como um dos principais nomes da cultura local.
Após décadas desenvolvendo trabalhos como ceramista, Antônio Poteiro deu início a arte da pintura em 1972, com incentivo de artistas como Siron Franco e Cléber Gouvêa. Entre as marcas que caracterizam sua obra esteve a paleta de cores vibrantes, as composições densas e as temáticas que buscavam explorar o cotidiano, como a religiosidade e as festividades do Brasil. Seu autodidatismo conferiu à sua obra bastante autenticidade e originalidade, levando-o a um dos principais nomes de destaque do cenário artístico brasileiro.
Sobre a Caixa Cultural
Os espaços da Caixa Cultural em Brasília, São Paulo, Fortaleza, Recife, Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro incentivam a produção de artistas brasileiros e o intercâmbio de ideias e experiências com as mais variadas expressões artísticas. Na ampla programação cultural, os visitantes podem conferir mostras de artes, ciclos de cinema, apresentações teatrais, shows, entre outros.
Para imagens do artista Antônio Poteiro e de algumas das obras em exposição, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1ufgQJEgn2tZWW_n9Vljy17WocAXLaB0X?usp=sharing
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO: “Antônio Poteiro – A Luz Inaudita do Cerrado”
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé,111 – Centro Histórico de São Paulo
Abertura para convidados: 13 de Maio, às 11 horas
Visitação: 14 de Maio a 27 de Julho
Horário: de terça a domingo, das 8h às 19h
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: a partir de 12 anos
Informações: (11) 3321-4400 | site da CAIXA Cultural | @caixaculturalsaopaulo Acesso para pessoas com deficiência