Pesquisa revela que 79% dos entrevistados enxergam as viagens como forma de bem-estar emocional e empresas que incentivam as férias ganham em engajamento e retenção

 

Em um cenário de excesso de estímulos e rotinas aceleradas, o desejo por equilíbrio mental tem feito das viagens muito mais do que lazer, mas parte essencial do cuidado com a saúde emocional. Uma pesquisa global encomendada pela Booking.com mostra que 79% dos brasileiros têm nas viagens sua principal estratégia de bem-estar em 2025.

O levantamento também indica que 15% dos brasileiros pretendem realizar ao menos uma viagem solo de lazer este ano, com destaque entre os jovens da Geração Z (17%) e o público masculino (18%).

 

Esses dados abrem espaço para uma discussão relevante sobre como as empresas podem contribuir para o equilíbrio emocional dos colaboradores. Para Bruno Carone, CEO e cofundador do Férias & Co., plataforma de benefícios corporativos de viagens, a resposta está na forma como as organizações incentivam as pausas.

 

“Viajar é uma forma de desacelerar, reorganizar prioridades e voltar com mais clareza e energia. Empresas que oferecem esse tipo de benefício mostram que se importam genuinamente com o bem-estar de seus times”, afirma Carone. O executivo explica que é muito importante que as empresas estejam atentas para incluir viagens como benefício corporativo, com acesso facilitado a hospedagens com tarifas negociadas e suporte na organização de pausas planejadas.

 

De acordo com pesquisa do Férias e Co. em conjunto com a USP, 94% dos funcionários acreditam que tirar férias impacta positivamente na produtividade; 66% dos assinantes afirmam que com o benefício do Férias & Co. eles possuem um maior engajamento no trabalho, enquanto 60% dos assinantes afirmam que com o Férias & Co. eles possuem um menor interesse em procurar outro emprego “O impacto não é apenas emocional, pois investir nesse tipo de experiência melhora o engajamento, contribui para a retenção de talentos e reforça a marca empregadora”, conclui o CEO.

 

O que buscam os viajantes?

 

A maior parte dos viajantes buscam por relaxamento (62%), seguido de vontade de conhecer novos destinos nacionais (45%) ou internacionais (40%), conectar-se com a natureza (41%) e reencontrar pessoas queridas (36%).

 

Mesmo em viagens solo, 55% dos brasileiros apontam que buscaram conhecer novas pessoas e 43% participaram de atividades sociais, como passeios guiados, cafés e conversas com moradores locais. Além da experiência em si, os critérios mais valorizados ao escolher o destino são segurança (76%) e custo-benefício (75%).

 

“Oferecer um benefício de viagem vai muito além de bonificar. É reconhecer que saúde mental e tempo de qualidade são fatores estratégicos de produtividade e satisfação”, conclui Bruno Carone.

 

Sobre o Férias & Co.

 

O Férias & Co. é o primeiro benefício de viagens do mundo a oferecer a liberdade de escolha para os colaboradores das empresas que se preocupam e investem na saúde mental e qualidade de vida do time, pois incentiva os momentos de descanso e lazer, proporcionando maior bem-estar.

 

Visando impactar a produtividade e contribuir com o engajamento, a solução oferece um portal exclusivo e customizado, onde os colaboradores podem escolher quando, onde e com quem ir viajar, já que encontram milhares de opções de hospedagens e passagens aéreas para conhecer diversos lugares espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

 

Além do benefício de viagens, o Férias & Co. proporciona às empresas a escolha de premiarem os colaboradores com créditos de viagens, seja como uma forma de incentivo, reconhecimento ou até mesmo para comemorar datas especiais. Neste caso, a empresa define o valor da premiação, que pode cobrir total ou parcialmente os custos da viagem do colaborador.