
No dia 3 de outubro é celebrado o Dia da Agroecologia, uma data que convida empresas, produtores e consumidores a refletirem sobre a importância de modelos produtivos integrados ao meio ambiente. Referência nacional na produção de recheios de chocolate e frutas, cremes de avelã, doces de leite, geleias e conservas, a Bom Princípio Alimentos destaca-se por sua atuação alinhada aos princípios agroecológicos ao promover parcerias sólidas com produtores comprometidos com práticas ecológicas. A empresa conta, ainda, com a certificação internacional de segurança alimentar FSSC 22000, que garante a segurança do alimento entregue ao consumidor final e estabelece critérios rigorosos que devem ser cumpridos por toda a cadeia produtiva.
Com sede no Rio Grande do Sul e presença consolidada em todo o país, a empresa mantém um rigoroso processo de seleção de fornecedores. A Bom Princípio conta, ainda, com um cadastro detalhado de produtores, que recebem uma cartilha com orientações sobre manejo adequado, uso consciente da mão de obra, fertilização e tratamentos das plantas.
As parcerias com agricultores são constantemente monitoradas por meio de visitas técnicas, que verificam as práticas aplicadas no cultivo das frutas utilizadas pela empresa. Um dos destaques está na cadeia de produção do morango, que evoluiu significativamente em direção a práticas agroecológicas. Além disso, produtores parceiros têm adotado o uso de defensivos biológicos no tratamento das plantas.
Para fortalecer ainda mais essas iniciativas, a Bom Princípio mantém parcerias com lojas especializadas que oferecem assessoria técnica aos produtores, assegurando qualidade, produtividade e conformidade com os padrões agroecológicos. Segundo a empresa, a agroecologia é um diferencial competitivo que impulsiona a inovação e fortalece sua presença no mercado nacional e internacional.
“Trabalhamos lado a lado com nossos parceiros rurais para assegurar que cada etapa do processo respeite o meio ambiente e esteja em sintonia com as exigências globais de sustentabilidade. Isso nos permite atender mercados nos quatro cantos do mundo e, ao mesmo tempo, gerar um impacto positivo no campo”, comenta Jandir Lunkes, Diretor de Agronegócio da Bom Princípio Alimentos