
A embarcação Nautilus, de tecnologia avançada e projetada para passeios com caráter ambiental, científico e educativo, proporciona uma experiência única de observação da vida marinha no Litoral Norte de São Paulo. Com conforto e segurança, os visitantes podem contemplar o fundo do mar numa tecnologia inovadora de visão subaquática através de seu fundo transparente, em formato de bolha. Equipada com uma lente especial de cerca de 3m de diâmetro, que ajuda a aproximar as imagens da fauna e flora marinha em até três vezes, o que varia de acordo com as condições marítimas e de visibilidade da água.
O passeio é acompanhado por técnicos do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha. Ao longo do trajeto, os profissionais compartilham informações sobre o ecossistema costeiro, sua importância para o equilíbrio ambiental e as principais espécies que podem ser observadas, incluindo golfinhos, baleias e outras formas de vida marinha.
Nos últimos dois dias, em duas saídas realizadas, os participantes tiveram a oportunidade de avistar baleias, um verdadeiro espetáculo da natureza. Para garantir a preservação desses animais e evitar qualquer interferência em seu comportamento natural, o Instituto Argonauta reforça a necessidade do cumprimento da Instrução Normativa IBAMA nº 10/2008, que regulamenta a aproximação de embarcações a cetáceos.
A observação inadequada pode causar estresse nos animais e também representar riscos à segurança da navegação. Entre as principais recomendações estão: reduzir a velocidade ao avistar baleias; manter distância mínima segura; evitar perseguições ou aproximações frontais; nunca tocar ou alimentar os animais.
A renda obtida com os passeios do Nautilus é integralmente revertida para as ações do Instituto Argonauta, que há mais de 25 anos atua no resgate e reabilitação de fauna marinha, na educação ambiental e na gestão de resíduos sólidos no ambiente costeiro. Fundado em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba, o Instituto é hoje uma referência na proteção dos oceanos e na promoção da cultura da conservação marinha.
Os ingressos para o passeio estão disponíveis pelo telefone (12) 99755-1850.
Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta (@institutoargonauta) foi criado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba (@aquariodeubatubaoficial) e, em 2024, foi reconhecido como entidade de Utilidade Pública Municipal. Com a missão de promover a conservação do meio ambiente, com foco nos ecossistemas costeiros e marinhos, o Instituto atua no desenvolvimento e apoio a projetos de pesquisa, resgate e reabilitação de fauna marinha, educação ambiental e gestão de resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras iniciativas. Essas ações reforçam o compromisso do Instituto em preservar a biodiversidade e sensibilizar a sociedade para a importância da proteção dos oceanos.