Evento marca um redirecionamento do percurso e atuação no sistema da arte e também de um novo espaço físico, além de novas representações.

A mostra coletiva de inauguração da Aura Galeria, intitulada “Oposto Complementar”, segue aberta a visitação até quinta-feira, dia 22 de dezembro de 2022, nos Jardins, em São Paulo. Dividida em dois módulos, ela tem curadoria de Nei Vargas, diretor da galeria.

O primeiro reúne 13 artistas visuais, entre novos representados, como André Mendes; Dhiani Pa’saro; Duhigó; Érica Magalhães; Gervane de Paula; Ítalo Trindade e Lilian Maus que se juntam nomes que já compõem o grupo de representação da Galeria, como Bruno Weilemann Belo, Fernanda Valadares, Leila Danziger, Luiza Gottschalk, Marga Ledora e Rommulo Vieira Conceição.

Mesmo sendo sua estreia no novo espaço da galeria, alguns nomes como Dhiani, Duhigó, Érica, Gervane e Ítalo já estiveram participando dessa jornada, estando presentes no stand da galeria nas últimas edições das feiras SP-Arte Rotas Brasileiras e ArtRio 2022. Já Lilian Maus vem em uma espécie de reestreia, pois a artista já foi representada pela Galeria no passado.

O segundo módulo acontece entre 17 de janeiro a 4 de março, reunindo Arivânio Alves, Cecília Costa (Portugal), David Ceccon, Douglas Ferreiro, Fernanda Pacca, Julio César Aristizábal (Colômbia), Irineu Garcia, Marcelo Gandhi, Renato Pera, Renan Telles, Roseli Jahn, Talles Lopes e Talita Hoffmann.

A condução da galeria fica sob os cuidados de Edoardo Biancheri, sócio fundador da Aura. Já a direção geral fica a cargo de Nei Vargas, pesquisador sobre relações sistêmicas da arte contemporânea no Brasil, com doutorado em História, Teoria e Crítica da Arte pela UFRGS. Ao lado dele, Flávia Abbud, anos na Fundação Bienal de São Paulo, assume as relações institucionais; Daniel Sena, que vem da Galeria Nara Roesler para responder pelo financeiro e administrativo; Carolina Vendramini conduz a produção; Giovana Macedo a comunicação; e Layllah Nehme, estagiária.

Sobre a Aura Galeria

Atuante no mercado da arte desde 2015, a Aura foi criada como uma plataforma on-line de mapeamento de artistas emergentes, fixando sede em São Paulo dois anos depois. Neste período, passa a atuar como uma galeria de arte em moldes convencionais até 2020, quando, em função da pandemia, altera seu funcionamento para o modelo de casa-galeria, em uma cobertura na Santa Cecília.

O ano de 2022, marca um redirecionamento de seu percurso e atuação no sistema da arte, reorganizando seu grupo de artistas que segue a lógica de privilegiar as diferentes regiões, inclusive fora do país. Seu time de artistas reúne linguagens variadas com propostas capazes de dar soluções de excepcional qualidade às questões conceituais, afinadas ao debate contemporâneo das artes visuais.

A Aura almeja contribuir com o meio artístico assumindo o compromisso de estimular o desenvolvimento do colecionismo de arte contemporânea, introduzindo uma série de diretrizes que colocam a galeria como vetor de qualificação das relações entre artistas, colecionadoras e colecionadores. Por entender que o colecionismo de arte é uma das mais importantes engrenagens de crescimento do sistema da arte, toma como tarefa implementar um conjunto de práticas orientadas pelas relações institucionais e mercadológicas de seus artistas nas escalas nacional e internacional.

Serviço:

Exposição ‘Oposto Complementar’

artistas: André Mendes; Dhiani Pa’saro; Duhigó; Érica Magalhães; Gervane de Paula; Italo Trindade e Lilian Mau e grandes nomes do casting, como Bruno Weilemann Belo, Fernanda Valadares, Leila Danziger, Luiza Gottschalk, Marga Ledora e Rommulo Vieira Conceição

curadoria: Nei Vargas da Rosa

visitação: até 22 de dezembro de 2022

seg a sexta, 10h-19h e sáb, 10h-17h

Endereço: Aura Galeria

Rua da Consolação, 2767. Jardins, São Paulo/SP, 01416-001

site: aura.art.br

email: info@aura.art.br

whatsapp: 11 3034.3825

instagram: @aura.galeria

Marmiroli Comunicação