A arte do Rio Grande do Sul e da Holanda se encontrará em Porto Alegre, no mês de agosto, por meio do artista gaúcho Santiago Pooter e da holandesa Nadie Borggreve. O projeto “Cidades Paisagem/Landscape Cities”, apoiado pela Embaixada dos Países Baixos, pelos Consulados Gerais no Brasil e pelo Fundo Mondriaan, busca estimular o intercâmbio cultural entre as cidades de Porto Alegre e Amsterdam, tendo como desenvolvimento artístico o cenário urbano dessas metrópoles.

 

“A proposta é ampliar as trocas culturais por meio das artes visuais, pois a arte possui um importante papel para o desenvolvimento e o bem-estar de cidades habitáveis e sustentáveis”, destaca Santiago.

 

Cidades Paisagem/Landscape Cities ocorrerá no espaço cultural Casa Baka, em Porto Alegre, para um período de residência artística de Santiago Pooter e Nadie Borggreve, de 5 a 16 de agosto. Ela vem ao Brasil como artista convidada especialmente para essa imersão. O resultado dessa vivência será apresentado em uma exposição, de 17 a 31 de agosto, na qual o público poderá ter contato com as obras criadas conjuntamente.

 

O projeto apresentado por Santiago foi selecionado na chamada pública Conexões Culturais, Cidades Habitáveis – 2024, realizada pela Embaixada e pelos Consulados Gerais dos Países Baixos. Essa iniciativa disponibiliza fundos para projetos culturais que contribuem para a qualidade de vida urbana, com o foco no tema “Cidades Habitáveis”.

 

Os trabalhos dos dois jovens artistas refletem o consumo desenfreado, que implica cada vez mais no esgotamento de recursos naturais e na crise climática global, e buscam a conscientização para um novo modo de vida.

 

SANTIAGO POOTER (Porto Alegre/RS, 1995) é artista visual e pesquisador, mestrando em História, Teoria e Crítica pelo PPGAV-UFRGS. Sua pesquisa surge de seu contexto, como um artista que emerge do ambiente periférico. Dedica-se ao estudo das imagens a fim questionar as noções entre centro e periferia, alta cultura e cultura popular e as relações coloniais no ocidente e oriente, a partir de narrativas com símbolos, códigos, costumes e escritas que reforçam aspectos socioculturais. Os seus trabalhos indicam alguns caminhos de visualidades encontradas pelas ruas de grandes metrópoles. Sua obra procura discutir os abusos do consumismo contemporâneo.

 

Participou de exposições em Porto Alegre/RS, Curitiba/PR e Rio de Janeiro/RJ, dentre elas no Museu de Artes do Rio Grande do Sul, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Instituto Estadual de Artes Visuais do RS, Fundação Ecarta e Casa Museu Eva Klabin. Foi artista selecionado para o 4º Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa POA, 23 Salão da Câmara Municipal de POA e indicado ao Prêmio Açorianos de artes visuais em 2021 e 2022.

 

NADIE BORGGREVE (Amsterdam/NL, 1991) é graduada pela Academia Real de Arte em Haia e ganhadora do prêmio do departamento de têxtil e moda. Atualmente recebe suporte dos fundos Mondriaan e Amarte. Participou de exposições em espaços como No Man’s Art Gallery, Rozenstraat, Moya Museum, Marres e no Obey Artspace, em Berlim e Amsterdam, onde lançou uma coleção em colaboração com a marca Obey, em 2023.

 

A artista trabalha com materiais naturais e crus, os quais são essenciais para o seu processo, considerando-os como um ciclo e um reflexo da natureza. Roupas usadas também servem como recurso para a artista, que as desmancha para restaurar o fio e depois tingi-las a mão. A tapeçaria criada por ela está enraizada no desejo pela natureza. Andar pela cidade, pelos parques e jardins é uma importante parte de seu processo de criação, reunindo ideias para cores, composições e motivos.

 

EXPOSIÇÃO CIDADES PAISAGEM/LANDSCAPE CITIES

 

O QUÊ: Residência artística do artista gaúcho Santiago Pooter e da artista holandesa Nadie Borggreve. E exposição Cidades Paisagem/Landscape Cities como resultado da imersão criativa de ambos.

 

QUANDO: Residência artística de 5 a 16 de agosto. E a exposição ao público ocorrerá de 17 de agosto a 17 de setembro.

 

Conversa com os artistas: 17 de agosto às 17h

 

Abertura exposição: 17 agosto às 18h

 

ONDE: Casa Baka (Rua República, 139 – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS)