O cantor e compositor gaúcho Maloca Johnson lançará no dia 20 de janeiro de 2026 “Aquecendo a Solidão”, o segundo de uma série de álbuns planejados para as principais plataformas digitais, até setembro de 2027. O projeto, resultado de cinco anos de produção, foi gravado no Panamá Estúdio Pub, em Porto Alegre/RS, sob a direção musical de Leandro Schirmer, multi-instrumentista e arranjador musical. O álbum reúne treze canções autorais e parcerias em que Maloca Johnson explora temas ligados ao amor, à solidão, à tecnologia e a questões urbanas, sempre com uma linguagem acessível, influências do rock, elementos da bossa nova e outros estilos sonoros. Entre os destaques do álbum estão músicas como “Pés pelas Mãos”, “Os Vikings” e “Já Cansei de Esperar”.

 

O repertório do disco, a exemplo de muitas das composições do músico, é marcado por colaborações: o guitarrista João Carlos da Silva (Toca do Músico); o pianista Rodrigo Tranquilo; o produtor, baterista e arranjador Leandro Schirmer; o músico e arranjador Chico Ferretti; e participações de Marco Maciorowski (mixagem) e Leo Bracht (masterização). Todos nomes atuantes na cena musical do Rio Grande do Sul. Destaca-se a parceria de composição com Acácio A. Pereira Jr., artista plástico paulista, amigo de Maloca Johnson desde os tempos de estudante na Unicamp/SP.

 

O Rock “Pés pelas Mãos” é a versão em português de “Wrong Foot”, cujo refrão deu nome ao álbum. Em “Os Vikings”, parceria com Acácio A. Pereira Jr., Maloca associa a vida de um cidadão contemporâneo a de um viking, fazendo uma associação livre com as agruras e dificuldades da vida moderna. Cita, por exemplo, as “tempestades de mentiras”, numa analogia às tempestades marítimas vivenciadas por aquele povo. O videoclipe foi gravado em 2023, à beira-mar, em Cidreira/RS. “Já Cansei de Esperar”, outra parceria de Maloca e Acácio, parece uma canção sertaneja mas se transforma em um rock. Já “Três Palavras Lindas”, parceria com Leandro Schirmer, traz influências da música espanhola e cigana, como o uso de castanholas.

 

Alexandre Ruszczyk Neto, responsável pelo projeto sob o nome artístico Maloca Johnson, inventa arte desde criança. Ele chegou a vencer um concurso desta área na USP, no início da década de 90, cujo prêmio era uma viagem de um mês para a Flórida (EUA), com estágio em uma Escola de Arte, com tudo pago. Mas optou por não ir. Trabalhou como biólogo e professor universitário, tendo defendido os primeiros projetos de pesquisa de mestrado e doutorado em Ecologia Urbana no Brasil. Após a transição das ciências para as artes, Maloca Johnson dedica-se integralmente à criação musical, literária e poética. Em sua obra estão o relato pessoal, o diálogo entre diferentes linguagens, o humor irônico e a reflexão social e a experimentação musical em novas formas de narrar o cotidiano.

 

Onde encontrar:

https://linktr.ee/maloca.johnson

www.youtube.com/@maloca.johnson

https://youtu.be/ezzj2HWAPvc?si=HHA-t1m7uBPIDch6 – Os Vikings

https://youtu.be/aoi-dutZRZc?si=y-aYi90j0Wdtf-R7 – Já Cansei de Esperar

 

AQUECENDO A SOLIDÃO – lançamento do disco de Maloca Johnson

Dia 20 de janeiro nas plataformas digitais