
A comida típica natalina é a preferida de muitos, e pode ser feita em casa, sem lactose
Nessa época do ano, é comum a busca pela receita para o panetone. Sendo uma ou outra, há um fato que não se discute: pode ser um desafio encontrar uma versão sem lactose dessas típicas comidas natalinas. De acordo com um estudo feito pelo laboratório Genera, mais da metade da população brasileira possui algum grau de intolerância à lactose.
Ao consumir leite e derivados comuns, essas pessoas podem apresentar sintomas gastrointestinais como gases, inchaço, dor abdominal, cólicas e diarréia. Esses efeitos colaterais são desagradáveis não apenas no dia a dia, mas especialmente no Natal, quando há tanto a se aproveitar durante as ceias.
Pensando nisso, a Marajoara Laticínios, uma indústria goiana do ramo leiteiro com mais de 30 anos de história, com sede em Hidrolândia (GO), preparou uma receita caseira de chocotone recheado sem lactose para o Natal, pensando nas pessoas que possuem essa intolerância.
“O leite sem lactose é como o leite comum. A diferença é o acréscimo da enzima lactase que auxilia na digestão da lactose, que causa desconforto nas pessoas que possuem intolerância. Esse processo não causa prejuízos à qualidade nutricional do leite, e ainda abre um leque enorme de preparo de receitas sem lactose”, afirma Vinícius Junqueira, diretor geral da Marajoara Laticínios.
Para a proposta de hoje, você tem a opção de comprar um chocotone pronto e rechear com a receita sugerida, ou fazer o chocotone caseiro que também vamos ensinar. Confira abaixo as receitas, em detalhes.
Receita de brigadeiro sem lactose
Essa receita será dividida em duas partes. Primeiro, faça o leite condensado sem lactose. Depois, o brigadeiro.
Leite condensado sem lactose
Ingredientes
2 xícaras de chá de leite integral sem lactose Marajoara;
1 xícara de chá de açúcar;
1 colher de sopa de amido de milho (opcional, ajuda a engrossar mais rápido).
Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso, misture o leite sem lactose e o açúcar. Se decidir usar o amido de milho, dilua ele em um pouco de leite frio antes de juntar na panela com os outros ingredientes, para garantir uma mistura homogênea.
Leve a mistura ao fogo médio e, com uma colher de madeira, permaneça misturando até engrossar. Não pare de mexer em nenhum momento. Depois que atingir a consistência de um mingau grosso, seu leite condensado está pronto e já pode ser reservado para a próxima parte da receita. É recomendado deixar esfriar completamente.
Brigadeiro sem lactose
1 colher de sopa de margarina sem lactose;
270 ml de leite condensado sem lactose feito com a Marajoara;
3 colheres de sopa de cacau em pó ou (2 de achocolatado).
Modo de preparo
Em uma panela, adicione a margarina e espere derreter, depois, adicione os outros dois ingredientes e incorpore. Mantenha a receita a fogo médio, misturando sempre, até que saia da consistência líquida para cremosa.
O famoso “ponto de brigadeiro”, é quando a receita já está despregando com facilidade do fundo da panela. Retire da panela e passe para um recipiente para esfriar. Agora, já pode usar o brigadeiro para rechear seu chocotone, seja de mercado, seja caseiro.
Receita de chocotone sem lactose
Ingredientes
Pré-fermento
150 ml de água
6g de fermento biológico seco
200g de farinha de trigo
Massa
300g de farinha de trigo
50 ml de água
4 gemas
80g de óleo de coco
100g de açúcar
6g de sal
Raspas de 1 laranja
150g de chocolate amargo
1 colher de sopa de essência de baunilha
Óleo de girassol para untar as mãos
Duas formas de papel para panetone 15 cm
¾ xícara de aveia em flocos finos
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque os três ingredientes do pré-fermento, misture bem, cubra com um pano de prato e deixe descansando em local fechado por uma hora.
Em outro recipiente, coloque as gemas, a água, e bata ligeiramente com um garfo. Reserve. Em uma terceira tigela, coloque o óleo de coco, o açúcar e a baunilha, e também misture bem. Assim que o pré-fermento já estiver crescido, adicione os ovos e misture até obter uma mistura homogênea e cremosa.
Depois, adicione o sal aos poucos e coloque ¾ de farinha de trigo para incorporar na massa que, nesse momento, pode aparentar um pouco seca. Depois disso, adicione o óleo de coco com açúcar e misture também.
Coloque toda a massa na batedeira, usando o batedor em formato de gancho, e bata em velocidade baixa por 15 minutos. Durante esse processo, adicione o resto da farinha aos poucos, conforme a necessidade, até a massa ficar grudenta e elástica. Desligue a batedeira, adicione as raspas de laranja e o chocolate.
Unte uma tigela com óleo, cubra e leve para crescer por 2h em local fechado. Assim que a massa estiver crescida, com as mãos untadas, divida-a em duas partes. Coloque as partes em duas formas de papel diferentes e leve para crescer por mais 1h30. Faltando 30 minutos, deixe o forno aquecendo a 180°C.
Antes de assar, faça um corte em formato de cruz no topo de cada panetone, e deixe no forno por 30 a 35 minutos. Após tirar do forno, para evitar que o panetone perca volume, espete quatro espetos de churrasco grandes em cada lado do panetone. Vire-o de cabeça para baixo de modo que ele fique suspenso, apoiando os palitos em panelas altas. Deixe-o nesta posição até que tenha esfriado completamente.