
Movimentação em 2025 representa o segundo melhor desempenho da série histórica, impulsionada por novas rotas e obras de modernização
O Aeroporto de Pelotas (RS), registrou 93.322 passageiros transportados ao longo de 2025, consolidando um forte ciclo de crescimento na movimentação de passageiros. Mesmo sem o impacto excepcional observada no ano anterior, quando o fechamento do Aeroporto de Porto Alegre em função das enchentes elevou temporariamente a demanda regional, o terminal alcançou o segundo maior número de usuários desde 2010.
Os dados recentes evidenciam uma trajetória ascendente: 51.915 passageiros em 2022, 72.170 em 2023, 106.431 em 2024 e 93.322 em 2025, mesmo com um cenário operacional mais regular sem o impacto do fechamento do Aeroporto de Porto Alegre ocorrido em 2024, destacando o papel crescente do terminal na malha aérea regional.
O crescimento acompanha os investimentos e a ampliação da infraestrutura do aeródromo. A Motiva, que administra o terminal, concluiu obras de modernização com aporte de mais de R$50 milhões em 2024, incluindo reforma e ampliação do terminal de passageiros, melhoria da sinalização interna e ampliação do pátio de aeronaves, elevando a capacidade e a experiência dos usuários.
Além disso, 2025 marcou avanços importantes na conectividade: a LATAM passou a operar rota direta para São Paulo/Guarulhos, conectando Pelotas ao maior hub aéreo do país, com previsão de transportar cerca de 20 mil passageiros por ano, e contribuindo para a integração do Rio Grande do Sul com outras regiões do Brasil.
“O resultado de 2025 reafirma que o Aeroporto de Pelotas segue em um caminho consistente de crescimento e integração regional”, afirmou o gerente do aeroporto, Wesley Puygcerver. “Mesmo sem os efeitos extraordinários que observamos em 2024, conseguimos manter um alto número de passageiros graças às melhorias na infraestrutura, à chegada de novas rotas e ao compromisso com a qualidade do serviço. Seguimos focados em ampliar conexões e oferecer uma experiência cada vez melhor para a comunidade e para o mercado”, revelou o gerente.
Sobre o Aeroporto de Pelotas: Atende o sul do Rio Grande do Sul, com voos comerciais e suporte à aviação regional. É um elo importante para a mobilidade e o crescimento da região. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.
Mais informações à imprensa: imprensa.pet@motiva.com.br